domingo, 3 de abril de 2011

Caicó e a histórica violência urbana

Como leitor das obras do conterrâneo caicoense Caboré, apelido do jornalista Orlando Rangel Rodrigues, não pude deixar de adquirir o livro "A síndrome da Rua Grande, que relata os grandes crimes ocorridos na Caicó da década de 1960.


Entre aqueles crimes estão o de Nizon da Cunha Macedo e os dos médicos Onaldo Pereira de Queiroz, Pedro Militão Soares de Brito e Carlindo Dantas, entre muitos outros que houveram como "queima de arquivo".


Como não sou contemporâneo daqueles anos, pois nasci em 1968, ouvi de pessoas da época que Caboré não deveria tocar nesse tema, por haver ainda muitas raízes de amargura e feridas não cicatrizadas daqueles anos sangrentos.




Mas, a minha Caicó deixou de ser violenta? Quando foi esse período de trégua?


Quem de nós esquecerá o recente assassinato de FGomes, que levantava sua voz contra a violência que o vitimou? Acaso qualquer tipo de Justiça o trará de volta à vida?


Neste ano de 2011, mesmo decorridos pouco mais de 3 meses, já foram registrados 9 homicídios na cidade (sendo dois registrados nas últimas 24 horas; um fratricídio ontem à noite e um homicídio hoje de manhã) - leia matérias clicando aqui e aqui.


Há que ser feito mais pelos jovens seridoenses, para que tenhamos, no futuro, uma cidade mais pacata que a projete como um lugar confiável para se viver.



Nenhum comentário:

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.
Loading...