sábado, 30 de junho de 2012

Diabetes, uma doença desconhecida e ignorada

Os portadores de diabetes (tipo 1 ou 2) acabam se tornando auto-didatas e multiplicadores das informações que visam erradicar a ignorância acerca do tema, e dessa forma se protegerem de ciladas, armadilhas e atalhos que são propostos todos os dias.

Isso porque a Medicina, com cada vez mais ramificações, vai como que selecionando para atenção especial as doenças que monetizam aos milhões e condenando os pacientes crônicos a tratamentos ambulatoriais e caseiros, como que esperando para dar a devida atenção somente após a manifestação das seqüelas (outras doenças mais graves) que fragilizam e subjugam o doente a qualquer apelo de salvação.

Não raro, no caso de várias desses males, os pacientes são tentados a utilizarem de simpatias, chás, rezas, correntes de oração... e a aderirem ao uso de experimentos que "deram certo" em um conhecido de um conhecido...

... na verdade, placebos e dopping, visto que mascaram o resultado de exames laboratoriais que permitiriam o correto monitoramento e intervenção.

Hoje tive a oportunidade de ler um artigo de um médico decente, que descreve sua percepção acerca desse tema, com o título "Diabetes: Alguém sabe mexer com isso?", que reproduzo logo abaixo.

Joserrí de Oliveira Lucena


Diabetes: Alguém sabe mexer com isso? 

O problema é que o diabetes, normalmente silencioso e traiçoeiro, seja o dos jovens (diabetes tipo 1), ou o dos adultos e gordinhos (diabetes tipo 2), quando não bem controlado, sempre traz alguma complicação futura: causa cegueira, impotência sexual, infarto do coração, derrame, leva para a hemodiálise ou obriga a amputar as pernas. Repito: quando não controlado !

Daí pergunto-lhes: quem sabe tratar essa doença ?

No auge dos meus quinze anos de Medicina, com especializações e pós-graduações, frequentando todos os congressos possíveis da minha área, tão interligada a essa doença, somente após ingressar num mestrado com enfoque em diabetes é que pude perceber algo assustador junto com os meus colegas mestrandos: as faculdades médicas praticamente nada ensinam sobre o diabetes ! Literalmente, achamos que o conhecemos e vamos tratando os doentes “aos trancos e barrancos”.


Alguns endocrinologistas talvez até saibam, porém, poucos são os que ainda têm tempo e disposição para dar todas as informações, prescrever os remédios disponíveis e explicá-los, fazer a checagem adequada dos exames obrigatórios, atender aos inúmeros retornos necessários, envolver as famílias, etc.


É fato que tratar essa complexa doença não se restringe apenas a prescrever um comprimido ou uma dose de insulina, pedir ao paciente para não comer açúcar e mandá-lo furar o dedo, de vez em quando, para medir o nível de glicose no sangue.


Ensinar a dieta correta, orientar sobre atividades físicas, cuidados com os pés dormentes dos diabéticos, sobre o tratamento de ferimentos que custam a cicatrizar, armazenamento e aplicação dos diversos tipos de insulinas, sobre os controles diários de glicose no sangue, redução de peso, cuidados com a visão e o coração, não é factível para médicos recebendo hoje, por exemplo, apenas 34 reais líquidos por consulta, isto no melhor convênio de saúde da cidade, com vários retornos gratuitos, geralmente muito longos e cheios de dúvidas a sanar.


Também não é segredo que, excetuando os endocrinologistas, é difícil encontrar algum médico que tenha esses conhecimentos, de uma doença tão comum e tão interligada a outras, tendo em vista que, na maioria das escolas de Medicina, não se aprende nada, especialmente nessas mais recentes, que nem hospital-escola oferecem para que os seus alunos aprendam alguma coisa prática, além dos livros.


Assim, lavando as mãos como Pilatos, empurramos a dura tarefa do manejo do diabetes para as enfermeiras e nutricionistas dos postos de saúde ou, quando disponíveis, nos gabamos por, pateticamente, entregar folhetinhos de orientações ao final das consultas, sob os olhares desorientados dos clientes. É uma catástrofe !

Abnegadas, a maior parte das enfermeiras cumpre com carinho este papel, que deveria ser nosso. Entretanto, analisando criticamente o que é repassado, vê-se que elas também, nem sempre, detêm as informações corretas, por falta de planos institucionais de aprendizagem do diabetes, com cursos, palestras ou apostilas.

Muitas acabam por aprender umas com as outras, às vezes multiplicando práticas equivocadas, cujos médicos dos postos ignoram e os das clínicas particulares nem sonham em tomar conhecimento.


Resta ao diabético recorrer à internet, com os seus sites confusos e deturpados, aprender com os colegas de doença ou, quando podem, pagar consultas particulares caras, mais demoradas, com especialistas dispostos a gastar tempo ensinando-lhes o ‘be-a-bá’ .


Na prática, esta antiga negligência com essa doença tão perigosa, resulta em pacientes seguindo dietas malucas e milagrosas, trocando medicamentos por ervas, pós e “garrafadas”, uso errado das insulinas, quedas de glicose com desmaios, falta de exames obrigatórios, abandonos de tratamento e, tristemente, muitos deles já cheios de complicações graves.


A Santa Casa de Belo Horizonte, através do seu internacionalmente reconhecido ambulatório de diabetes, percebendo esta lacuna no sistema de saúde, aprovou no CAPES o seu mestrado ‘stricto sensu’ em ‘Educação em Diabetes’, inédito na América Latina, no intuito de dotar o país de multiplicadores do conhecimento nesta patologia, reduzir gastos públicos com as complicações e ajudar a salvar vidas.


Em Itaúna, iniciaremos em breve, com a autorização da secretaria municipal de saúde, junto aos diabéticos do bairro Padre Eustáquio, um projeto-piloto na tentativa de avaliar um esquema simples de controle e ensino da doença, já que o atual modelo, proposto pelo Estado de Minas Gerais, não tem tido o sucesso almejado em todas as unidades implantadas.


A Associação dos Diabéticos de Itaúna, brilhantemente criada há anos pelo ex-vereador Orlando Rodrigues, ainda com funcionamento tímido, nas dependências da exemplar Igreja Batista Central de Itaúna, será outro futuro alvo da nossa empreitada.


Nela pretendemos organizar um plano contínuo de palestras e oficinas gratuitas, abertas a todos os diabéticos da região, buscando a participação voluntária de endocrinologistas (duas novas e excelentes já estão vindo para a cidade), educador físico, enfermeiro, nutricionista, alunos da faculdade de Medicina de Itaúna, um laboratório farmacêutico especializado em diabetes e da secretaria municipal de saúde, para dotar a cidade de um dos poucos centros públicos mineiros de real controle dessa doença.


Nove mil pessoas e suas famílias nos aguardam.

Que Deus nos ilumine !


Dr Alessandro Bao Travizani

Cardiologista / Mestrando em Diabetes

Justiça ordena, Estado convoca - Detran-RN

O Governo do Estado do RN por fim convocou 142 aprovados em concurso para provimentos de cargos do DETRAN.

Pode-se até brincar que estes funcionários da Justiça estarão lotados e a serviço do DETRAN. Isso porque o Estado não os queria convocar, e só o fez por ordenamento daquele...

O DETRAN-RN tem uma enorme escassez de funcionários dos quatros do Estado, e estas funções são ocupadas pelos protegidos, apadrinhados, terceirizados (ou outros nomes que você prefira chamar). 

Entretanto, também é válido lembrar que este concurso foi realizado no contexto da implantação do sistema de verificação de emissão de gases poluentes, que ficou famosamente conhecido como Caso INSPAR.

O referido consórcio, que virou caso de Justiça e polícia, visava estorquir os cidadãos, utilizando-se da estrutura do Estado para cumprir o papel burocrático da nova demanda, crescente ano a ano. Daí a necessidade de aparelhar o órgão com funcionários novos, ágeis, motivados e "virgens".

O primeiro passo nessa direção fora a implantação do sistema de registro dos títulos e documentos - que também virou caso de Justiça e polícia, conhecido como Operação Sinal Fechado - que, desmantelado, quebrou uma das pernas do tripé da organização criminosa.

Malogradas as duas tentativas de criar mais birôs de estorção dos cidadãos, ficou a única "perna" desse tripé, a perna legítima, diga-se de passagem, que era a convocação dos concursados. 

Estes nada têm a ver com o fato, e ainda por cima, reconheceu a Justiça, não participaram de pleito viciado e as vagas foram declaradas após várias cobranças da sociedade civil organizada, após mais de 30 anos sem a realização de concursos (o último foi em 1977).

Então, mais do que passando do tempo de convocar funcionários e dar cara nova ao nosso DETRAN-RN, cumpre-se a última etapa da Via Dolorosa dos concursados, com a convocação dos mesmos para provimento dos cargos.

Confira a lista dos novos Barnabés do Estado, conforme publicada no Diário Oficial de ontem (29/06/2012), logo abaixo (a formatação das tabelas é do próprio DO).

Parabéns a todos os convocados!

Joserrí de Oliveira Lucena




RIO GRANDE DO NORTE

CARGO: ASSESSOR TÉCNICO – NÍVEL SUPERIOR
MUNICÍPIO – NATAL
ÁREA DE ATUAÇÃO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFI_
CAÇÃO
ADMINISTRATIVA
123044358
Maguinaldo Lima Barbosa
123001433
Vinicius Magnata Pino
123018426
Daniel Raniero
ARQUITETURA
123024146
Emanuella Carvalho Pinto
COMUNICAÇÃO (Jornalismo)
123008630
Wilson Galvão de Freitas Teixeira
CONTABILIDADE
123052237
Hortência Silva Lopes
ECONOMIA
123013116
Rodrigo Candido Silva
ENGENHARIA CIVIL
123036616
José Adécio Costa Filho
ENGENHARIA ELÉTRICA
123022214
Emiliano Ibsen Maciel de Almeida
INFORMÁTICA (Gerenciamento de Projetos )
123032338
Carlos Peixoto Mangueira Júnior
123051580
Beremiz Reno Cavalcanti R de Macedo
INFORMÁTICA (Administrador de Banco de Dados)
123002888
Alba Sandyra Bezerra Lopes
INFORMÁTICA (Administrador de Redes)
123028311
Felipe Medeiros Rodrigues
INFORMÁTICA (Analista de Sistema)
123000403
Marcelo Heider Barros Feijo
123033171
Diogo Andrade Mota Paschoal
123034990
Allan Jones Fechine Fernandes
MEDICINA
123052316
Ayala Kaline Ferreira Romao
PEDAGOGIA
123000512
Jacob Costa de Oliveira
PSICOLOGIA (Avaliação P
sicológica)
123014980
Uliana Fernandes de Oliveira
123010883
Waleska Patriciade Lima Santos



CARGO: ASSISTENTE TÉCNICO – NÍVEL MÉDIO
ÁREA DE ATUAÇÃO – ADMINISTRATIVA
MUNICÍPIO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFI_
CAÇÃO
Natal
123001970
Leonardo Jorge Brasil de Freitas Cunha
123011358
Fernanda Kalinne da Silva Raulino
123048926
Ana Claudia de Medeiros Melo
123011860
Maria Antonia de Carvalho Tavares
123001805
Marcelo José de Britto Campos
123019941
Edcarlos Marinho Sobreira de Almeida
123030858
Natalia Edith Petersen
123023005
Marcos Luiz da Silva
123039036
Maria Heloisa de Oliveira Matos
123012012
Marcioclei de Jesus Corrêa
10º
123037382
Dyanne Barbosa de Azevedo
11º
123047661
Karina Pessoa Nogueira
12º
123003063
Ariana Valéria Paiva de Oliveira Falcão
13º
123018108
Aleson Amaral de Araújo Silva
14º
123008994
Tiago Batista Nunes
15º
123025537
João Batista Barros de Santana
16º
123051473
Carlos José Cerveira de Andrade E Silva
17º
Mossoró
123030359
Ulysses Viana Gonçalves
123017536
Júlia Éllen Oliveira de Araújo
123012440
Daniel Costa do Couto
123041165
Alexandre Henrique Cavalcante da Costa
123012615
Leonardo Mickael do Vale Vasconcelos
Caicó
123024824
Márcio Aparecido dos Santos
123021821
Paulo Augusto Moreira das Chagas
123040856
Talyana Gentil Dias
Parnamirim
123007400
Marilli Fernandes da Costa
123033330
Vittor Diniz Bezerra
Currais Novos
123026610
Igor Ricardo de Almeida Cavalcanti
123011804
Célio Diogo Silva Rodrigues
Pau dos Ferros
123029559
Francisco José de Anchieta Campos de So
123016249
Michel Alves Gadelha da Costa
Açu
123051214
Raimundo Rogaciano Silva dos Santos
Alexandria
123035016
Aparecida da Silva Jácome
Angicos
123010992
Danielly Michelly Melo do Nascimento
Apodi
123001135
Italo Bruno de Oliveira Leite
Canguaretama
123025126
Joyce Kellyn Pereira Vieira
João Câmara
123031218
Antonio Lourenço de Araujo Filho
Jucurutu
123001087
Emanoel Luiz Ferreira
Macaíba
123032779
Juedson Costa de Oliveira
Nova Cruz
123041169
Tiago Lima Azeredo
Parelhas
123004086
Ismael Alves De Souza
Patú
123018862
ManoeIlzimar da Silva
Santa Cruz
123014693
Jose Morais da Silva Neto
São Miguel
123022802
Magda Alves Vieira
São Paulo do Potengi
123010524
Paulo Barbosa de Arruda Neto
Caraúbas
123027151
Hércules Fernandes de Morais
Macau
123052597
Felipe Assunção Braga da Costa
São José de Mipibu
123015907
Simone Sabino Gomes


CARGO: ASSISTENTE TÉCNICO – NÍVEL MÉDIO
MUNICÍPIO – NATAL
ÁREA DE ATUAÇÃO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFI_
CAÇÃO
TÉCNICA (Construção Civil)
123008601
Túlio César de Souza Costa
TÉCNICA (Eletrotécnica)
123006630
Bruno Palhano da Costa


CARGO: ANALISTA DE SUPORTE – NÍVEL MÉDIO
ÁREA DE ATUAÇÃO – INFORMÁTICA
MUNICÍPIO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFICAÇÃO
Natal
123027354
Luciano Araújo de Medeiros
123000510
Osmar de Sousa Paiva Filho
123020508
Marco Aurélio Lins da Silva
123016026
Ernest Silton Carvalho de Macedo
Mossoró
123044862
ArelinoDyego Tavares Pereira
Caicó
123041426
Eduardo Luciano de Lucena


CARGO: ELETRICISTA PROGRAMADOR – NÍVEL MÉDIO
ÁREA DE ATUAÇÃO – TÉCNICA
MUNICÍPIO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFICAÇÃO
Mossoró
123021977
Elias Penha da Siva Júnior
Caicó
123047893
Alexsandro dos Santos Bezerra


CARGO: PROGRAMADOR– NÍVEL MÉDIO
ÁREA DE ATUAÇÃO – INFORMÁTICA
MUNICÍPIO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFICAÇÃO
Natal
123004953
Alex Pereira De Moura
123001770
Luís Celso Dantas Silveira Cruz
123051581
Beremiz Reno Cavalcanti R de Macedo
123000413
Marcelo Heider Barros Feijo
123010091
Tássia Aparecida Vieira de Freitas
123042538
Jaime Bruno Cirne de Oliveira


CARGO: VISTORIADOR/EMPLACADOR – NÍVEL MÉDIO
ÁREA DE ATUAÇÃO – INSPEÇÃO VEICULAR
MUNICÍPIO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFICAÇÃO
Natal
123010587
Rogerio Fernandes Silva
123002554
Alexandre Correia da Silva
123032543
Teodoro Augusto de Lima Gurgel
123002797
Marcello Araújo Dantas
123001631
Bruno Carvalho de Castro
123037120
Jadilson Pinheiro Borges Júnior
123005046
Alexandre Vagner da Costa Soares
123012529
Aline Beatriz Cunha Lustosa Dantas
123004515
FrankcileiFelinto Alves de Lima
123003663
Marcelo Bezerra de Souza
10º
123007343
IsacTálisson Queiroz de Lima
11º
123048585
Daniel Lima Lacerda
12º
Mossoró
123002183
André Pedrosa Bezerra de Macêdo
123041855
Suziane Alves da Cunha Fontenelle
123006238
Wellington Henrique Pereira
123050909
Angelo Da Costa Lima Junior
123021835
Joacílio Alves de Santana
123024847
Jario Gustavo Soares de Medeiros
Caicó
123042542
Marinaldo Câmara da Silva
123014947
Rui Paulino de Medeiros Sena
123030749
Douglas Antonio de Leão Neto
Parnamirim
123006758
Michel Aaron de Souza Fonseca
123004526
Climério Henrique Ramos Santos
123004602
Aldo José Cirilo Vitorino
Currais Novos
123002173
Rafael Junior Oliveira da Silva
123007462
Lucélio Mendes Ferreira
Pau dos Ferros
123002751
Henrique Emanuel Silva Araujo
Ceará Mirim
123029038
NéperIloAtanázio Ferreira
Açu
123048014
Rodrigo Barbosa Rodrigues
Alexandria
123009949
Paulo Henrique da Silva
Angicos
123044277
Jair Palhares de Aquino
Apodi
123007334
Felipe da Silva Torres
Canguaretama
123027019
Franklin Clemente Ramos
João Câmara
123051991
Jose Eduardo Fernandes de Medeiros
Jucurutu
123019080
Edson Carvalho Barreto
Macaíba
123032059
Julio Cesar de Araujo Penha
Nova Cruz
123051394
Ralf Alan Trajano
Parelhas
123016231
Lucas Benevides Serejo Gomes
Patú
123026250
Isac de Oliveira Santos
Santa Cruz
123029004
Antonio da Costa Medeiros Neto
São Miguel
123002226
Jose Evangelista de Caldas Junior


CARGO: VISTORIADOR/EMPLACADOR – NÍVEL MÉDIO
ÁREA DE ATUAÇÃO – EMPLACAMENTO
MUNICÍPIO
INSCRIÇÃO
NOME
CLASSIFICAÇÃO
Natal
123034136
Carlos Alexandre Pinheiro Rosa Silva
123021001
Arthur Dantas da Silva
123021677
Bernardo Fernandes Diniz
123001656
Thyago Robson Araujo Alves
123017438
Israel Fernandes Guilherme
123027016
Tadeu Peixoto de Oliveira
Mossoró
123011798
Raimundo Nonato de Lima
123051148
John Herbeth Aguiar Costa
123004898
AstérioAntonio da Silva
Caicó
123052483
Bruno Diego Gomes de Medeiros
Parnamirim
123053119
Lívia Mayara Assunção Pereira Maurício
Currais Novos
123008132
Wendell Brito Dantas
Pau dos Ferros
123023428
Hugo Fernandes Gomes
Ceará Mirim
123004523
Madovelin Gomes de Lima
Açu
123024869
Ianara Carla do Nascimento
João Câmara
123007934
Luziano Pereira de Macedo
Santa Cruz
123013067
Josenildo da Silva Lemos

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.