sábado, 29 de setembro de 2012

Greve dos Bancários 2012 - reflexão

Texto lido na Assembléia que deliberou pelo fim da greve dos bancários (da instituição que trabalho).

---

Este delegado sindical, a presidente do SEEB-RN, Marta Turra, e ao fundo o Diretor Chicão

Admiro os que têm o poder da oratória. É neles que me inspiro para me expressar. Sei que estou longe, sei, mas nem por isso desisto de tentar.

Um bom soldado é aquele que defende sua pátria, seu lar e seus compatriotas, às vezes em terras longínquas para garantir a paz e o bem comum. Como soldado a quem os companheiros confiaram o papel de representar, lutei minha primeira batalha na trincheira, mesmo sem a experiência de muitos outros a quem sequer sou digno de atar as sandálias; deles ouvi bons conselhos, e observei os passos cuidadosamente. Posso citar aqui Chicão, Neto, Arnaldo, Miria, Prudêncio, Abraão... e os membros da diretoria e de apoio logístico do sindicato (munindo a tropa com refeições e material de campanha) – é um batalhão de anônimos que merecem todo nosso reconhecimento e aplausos.

Meu sentimento hoje é de muita tristeza, mas ao mesmo tempo do dever cumprido.

As ruas vazias de cabos eleitorais e limpas da poluição de santinhos dão a dimensão do efeito da paralisação dos bancos, neste ano. Eles, os candidatos, foram os mais prejudicados pela inanição de dinheiro para pagar as campanhas... agora vamos suprir o mercado e garantir a livre democracia...

Nunca devemos esquecer que as poucas vantagens e os poucos centavos que acrescentamos ao salário nesta greve são uma conquista para o restante de nossas carreiras, e são mérito de uns poucos teimosos que nestes dias de greve acordaram mais cedo e dormiram mais tarde que o habitual, para garantir o direito constitucional da representação sindical e o respeito à decisão colegiada e soberana da Assembléia.

Nosso piso, já em defasagem, aumenta em 13% só nessa campanha, quando comparado ao que foi dado às outras instituições bancárias. Somos filhos do mesmo pai (Governo Federal), mas não parece.

Temos outros temas importantes, que infelizmente não travam a pauta de negociações, como a Isonomia, o Assédio Moral, a perseguição e a transparência na distribuição de funções (nas quais o critério subjetivo não seja fator prepoderante). Entendemos que não deveria ser atribuído ao universo de funcionários os desvios e prejuízos financeiros de profissionais do crime organizado (quadrilhas), via provisionamento desses roubos.

Senão todos, mas a maioria de nós virou pronafianos, através daquele empréstimo para pagar em 5 anos, sendo 2 de carência, por causa dessa prática.

Todos aqui sabemos o são Grupos de Estudo: a desculpa para não chegar a lugar nenhum e enrolar.

Todos nessa sala sabemos que poderíamos ir muito mais longe.

Mas somos limitados, em grande parte em conseqüência de uma política de comissionamento a granel, pela qual 75% dos funcionários são gestores. O Resultado não poderia ser outro, senão esse rolo compressor, que trata muitos de nós como robôs teleguiados, que comparecem apenas às últimas Assembléias APENAS para cumprir seu programa implantado pela MATRIX.

Muitas vezes na vida permitimos que roubem nosso livre arbítrio, que manipulem nossa consciência, e que nos conduzam a executar procedimentos que ferem nossos princípios, valores e crenças mais sagradas – mas é o preço a que nos submetemos, sob a desculpa que temos filhos pra criar.

E eles, nossos filhos, o que acharão disso? Que legado estamos ensinando a eles? Que imagem terão de nós?

E nossos pais, o que dizem de nós? Podemos dizer que eles não sentem vergonha de nosso comportamento? Foi pra isso que fomos gerados?

A propósito, tenham filhos; muitos filhos. Afinal um dos itens considerados fundamentais pelos patrões foi a ampliação da licença paternidade – como se algum de nós estivéssemos dispostos a transformar nossas esposas em vacas parideiras. Nosso “lucro”? 300 dias de folga ao longo de 30 anos de trabalho, e o desafio de criar 30 comedores de farinha com esse salário de fome.

Vocês sabem que ao longo das últimas décadas fomos convidados a vestir a camisa, a suar a camisa, mas a dar o sangue, é a primeira vez. Dar o sangue por folgas fere nossa dignidade, desrespeita convicções religiosas e cria mais um ítem da extensa pauta pela isonomia.

Colegas, o cotidiano por vezes nos colocam em rota de colisão e em polos inversos, que naturalmente nos afastam. Mas somos irmãos na caminhada.

Vocês sabem que, em casa, quando irmãos discordam, podem ir às vias de fato. Porém, contra um inimigo externo, unem-se fervorosamente e essa união muitas vezes consegue o improvável.

Lutar contra o inimigo comum é fácil. Com os irmãos divididos, impossível.

A gente não pode se digladiar. É tudo que nos destrói.

Por isso, resta meu agradecimento pelos dias de convivência pacífica, pela compreensão do papel desempenhado por cada ator durante o movimento.

Sejamos proativos. Comecemos hoje, aqui, agora, uma pauta que nos motive o ano inteiro, e que represente o anseio de novos e antigos funcionários. Construamos uma proposta ampla, que contemple os que ainda querem ter filhos, os que não os têm por opção, e os que não mais os terão (nem querendo).

Albert Einstein afirmou que “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, e sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.

Nas décadas de 80, 90 e 2000, quando um certo partido (vocês sabem qual) era oposição, assisti muitos debates da Câmara e do Senado, que, dada a eloqüência dos oradores, achava que ninguém ousaria votar contra aquele determinado tema. Eram verdadeiros shows aqueles discursos.

Era uma decepção atrás da outra, nas votações esmagadoras, que haviam sido negociadas no toma-lá-dá-cá, nos porões e sótãos dos palácios de Brasília, cujas bancadas votavam em bloco – mesmo para subtrair cláusulas pétreas, como a aposentadoria aos 30 anos de contribuição.

Hoje é diferente?

Aquele partido hoje é o governo, e nós, quem nem fomos, nem somos direita (senão a escada para a ascensão popular ao poder), carecemos de vozes discordantes, dentro de um movimento que cada vez mais deixa de representar o trabalhador, para se transformar em chapa-branca, num sindicalismo de resultados e do discurso “Lulinha Paz e Amor”.

Eu trocaria o discurso “paz e amor” por um pouco de arenga, e pela continuidade do movimento, ao invés de apenas ratificarmos uma decisão que foi tomada a quilômetros daqui, até por pessoas que pouco têm a ver com os 60 anos de nossa empresa e que certamente não estão trabalhando para fortalecê-la, e poderão nem estar lá daqui a pouco tempo.


Como sonhador, peço que façam valer suas consciências, na hora de votar.

Muito obrigado.

Joserrí de Oliveira Lucena

Votação em Natal-RN, conclui pelo fim da Greve

A luta continua... vamos construir a pauta de 2013!

Quer que eu desenhe?

Ante a ignorância dos mentecaptos para coisas óbvias, geralmente se pergunta:

- Entendeu, ou quer que eu desenhe?

Pois bem, aqui é quase o contrário:

- Entendeu só com o desenho?

Um abraço,

Joserrí de Oliveira Lucena


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Greve dos Bancários chega ao Fim

Um fim insólito.

Uma assembléia convocada pelo empregador, com zero mudança na proposta recusada em assembléia anterior.

É assim que chega ao fim a "combinhadinha" entre FENABAN e Contraf-CUT.

Uma vergonha!

Mas a campanha política não pode continuar prejudicada. Afinal, as ruas vazias de "cabos eleitorais" não é mera coincidência. Imagine o estrago que seria a falta de verba para bancar os custos do dia da eleição...

... se nem os funcionários do TRE, há anos sem aumento, puderam fazer greve, imagine os bancários!

Amanhã todos no batente, para mais 11 meses e meio de chicote no lombo!

Joserrí de Oliveira Lucena

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Greve dos Bancos (Públicos) Continua

Reunidos em assembléias em diversas cidades do país, os bancários decidiram REJEITAR a proposta apresentada pela FENABAN e continuar o movimento grevista.

No caso do Banco do Nordeste, a proposta apresentada é INFERIOR à da FENABAN, contrariando o que havia sido sinalizado pela mesa de negociação, que era seguir a proposta geral.

Os índices sugeridos para reajustes qualificam os bancários do BNB de SEGUNDA CATEGORIA, e declara a instituição como PRIMO POBRE.

Veja abaixo as fotos da reunião realizada em Natal-RN, que por maioria esmagadora decidiu pela continuidade do movimento.


O movimento sai fortalecido, e amanhã os piquetes serão reforçados.

Eu até desenfurnei minha armadura para o combate.

Joserrí de Oliveira Lucena





Com um reforço desses, alguém encara o piquete?




Greve no BNB continua - proposta apresentada é de "primo pobre"

BNB apresenta proposta rebaixada e AFBNB defende continuidade da greve

Nesta tarde de quarta-feira (26), o Banco do Nordeste apresentou uma proposta rebaixada aos seus trabalhadores. 

A proposta é a mesma da Fenaban em relação ao reajuste salarial (7,5%) e ao piso (8,5%). No que diz respeito à PLR Social, o Banco se dispôs a pagar  o equivalente a 3% do lucro líquido apurado no 1º semestre de 2012, distribuído de forma linear  e proporcionalmente aos dias trabalhados. 

Nas cláusulas sociais, o Banco se compromete a aumentar a licença paternidade de 5 para 10 dias; ampliar o horário amamentação de 6 para 9 meses; entre outras "aceitações de cláusulas" que não passam de tergiversações, como a concordância com a cláusula de proteção aos clientes e ciaxas (biombos). 

Diante de proposta tão rebaixada e absurda, a AFBNB conclama todos os trabalhadores do BNB a continuarem e fortalecerem a greve!

À luta! Greve, greve e greve!

Fonte: www.afbnb.com.br

Fim da Greve dos Bancários 2012 pode ser hoje

Em Assembléias que serão realizadas hoje e amanhã por todo o país, os bancários analisam a proposta da FENABAN para acabar o movimento grevista.

Evidentemente que esta paralisação estava prejudicando as campanhas políticas de todos os partidos (que precisam de dinheiro para garantia de seus votos).

Veja abaixo várias fotos realizadas em piquetes nas agências do Banco do Nordeste em Natal-RN.
Houve caso em que tivemos que ficar de plantão em turno dobrado, para inibir a prática de jornada noturna na agência.

A proposta do BNB será entregue hoje à tarde, e tomara não venha cheia de cascas de bananas, letrinhas miúdas e asteriscos.

Joserrí de Oliveira Lucena

Companheiro-mirim Samuel, em plena formação cidadã






















terça-feira, 25 de setembro de 2012

Greve dos Bancários 2012 - rodada de negociações 25/09

Nova Proposta da Fenaban.

Joserrí de Oliveira Lucena


Greve forte arranca nova proposta da Fenaban: 7,5% para salários e 8,5% para tíquetes

Após oito dias de uma forte greve nacional, que vem crescendo dia a dia, a Federação de Bancos (Fenaban) apresentou ao Comando Nacional dos Bancários nesta terça-feira 25 uma nova proposta econômica, que eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores; para 8,5% o aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação; e para 10% a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como dos tetos da regra básica e do adicional.
O Comando Nacional, coordenado pela Contraf-CUT, está reunido neste momento, em São Paulo, para avaliar a proposta e definir qual a orientação que passará às assembleias que serão realizadas nesta quarta-feira 26 pelos 137 sindicatos representados pela entidade em todo o país.
Os bancários deflagraram a greve nacional no dia 18 de setembro, depois de rejeitarem a proposta anterior dos bancos, de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais.
Pela nova proposta da Fenaban, as cláusulas econômicas da Convenção Coletiva dos Bancários ficariam assim:
Reajuste - 7,5% (aumento real de 2,02% pelo INPC).
Piso - R$ 1.519 (reajuste de 8,5%, o que significa 2,95% de ganho real).
Caixa - R$ 2.056,89 (8,5% de reajuste).
Auxílio-refeição - R$ 472,15 (R$ 21,46 por dia), o que representa reajuste de 10%.
Cesta-alimentação e 13ª cesta-alimentação - R$ 367,90 (reajuste de 10%).
PLR - Regra básica: 90% do salário mais R$ 1.540 fixos (reajuste de 10%), com teto de R$ 8.414,34 (reajuste de 10%). Caso a distribuição do lucro líquido não atinja 5% com o pagamento da regra básica, os valores serão aumentados para 2,2 salários, com teto de R$ 18.511,54 (10% de reajuste).
PLR adicional - 2% do lucro líquido distribuídos linearmente, com teto de R$ 3.080 (reajuste de 10%).
Antecipação da PLR - 54% do salário mais valor fixo de R$ 924,00, com teto de R$ 5.166,01 e parcela adicional de 2% do lucro líquido do primeiro semestre distribuído linearmente, com teto de R$ 1.540,00.
A primeira parcela da PLR será paga até dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva e a segunda até 1º de março de 2013.
Fonte: Contraf-CUT
Última atualização: 25/09/2012 às 17:55:35

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Concurso Analista Tributário - Receita Federal do Brasil

Este blogueiro, depois de 10 anos sem prestar um concurso, e logo após receber um grande incentivo da empresa onde trabalho (um pé na bunda, ficando descomissionado e perdendo 50% do salário), resolveu prestar um novo exame.

Me inscrevi para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, e fiz as provas no dia de ontem.

Aí, já viu: candidato superpreparado, após 7 horas de provas, 135 questões (esaf), resume, após divulgados os gabaritos oficiais:

Acertos 42, erros 33 (provas da manhã)
Acertos 19, erros 41 (provas da tarde)

Conclusão:

Tenho que ralar muuuuuuito para me sair melhor das provas das matérias específicas.


Por outro lado, SE português e língua estrangeira servissem prá alguma coisa (fato que os concursos estão desvalorizando mais a cada dia), eu teria 80% de acertos em cada.

Entretanto, na era digital e da geração Y, o que vale é a decoreba, já que escrever mal prá dedéu não é problema, nesse Brasil de Cabôco, de Mãe Preta e Pai João.


Se você fez ou conhece alguém que tenha feito as provas, ou ainda se tem curiosidade pelo tema, pode baixar as provas e os gabaritos na página da ESAF na internet, ou clicando aqui.


Joserrí de Oliveira Lucena

Regras Trabalhistas: TST revisa entendimentos

Repostando na íntegra, dada a extrema relevância para todos os trabalhadores.

Leia com muita atenção, pois certamente você será beneficiado por algum dos entendimentos novos abaixo.

Sds,
Joserrí de Oliveira Lucena



Justiça seja feita: TST define regras e amplia direitos de trabalhadores




O TST (Tribunal Superior do Trabalho) revisou vários entendimentos sobre regras trabalhistas, o que, na maioria dos casos, aumentou a segurança dos trabalhadores.

Durante toda a semana, o tribunal reviu súmulas e orientações para jurisprudência – entendimentos que norteiam as decisões de futuros conflitos. Ao todo, 43 temas foram discutidos. Em 38 houve algum tipo de alteração.
Os novos entendimentos já estão valendo, segundo o TST. Algumas das principais decisões foram:
                                                                                                                                     Celulares
Funcionários em plantão, longe da empresa, com o celular ligado e disponíveis para convocação pelo empregador estão em sobreaviso.
Eles terão direito a receber, por hora, o equivalente a um terço de sua hora de trabalho convencional.
Grávidas
Foi garantida a estabilidade para trabalhadoras, em contratos temporários, que ficarem grávidas. O empregador terá de garantir a vaga até o fim da gestação e assegurar cinco meses de licença maternidade.
Atualmente, essa regra só valia para mulheres contratadas pelas empresas por tempo indeterminado.
Aviso prévio
A nova lei do aviso prévio vale apenas nas rescisões que forem feitas a partir da entrada em vigor da nova lei, em outubro de 2011. Ela amplia o prazo do aviso de 30 dias para até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho (a cada ano trabalhado, três dias a mais no aviso).
Centrais sindicais queriam que a lei fosse retroativa, mas o TST decidiu em contrário.
Acidentados e afastados
Trabalhadores que sofrerem acidente de trabalho terão direito a permanecer no emprego pelo período de pelo menos um ano após a sua recuperação.
A regra vale sempre que houver um contrato formal, ainda que de poucos meses.
O trabalhador afastado do emprego por auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez tem direito à manutenção de seu plano de saúde ou assistência médica pago pelo empregador.
Doença grave
Quando um funcionário portador de doença grave, como HIV, for demitido e alegar preconceito ou estigma, caberá ao patrão provar que não o dispensou em razão de seu estado de saúde.
Jornada 12 por 36
O TST também entendeu que a jornada conhecida como 12 por 36 – ou seja, 12 horas de trabalho a por 36 horas de descanso – é válida, desde que em caráter excepcional.
Segundo nova súmula, essa jornada deve estar prevista em lei ou ajustada por meio convenção coletiva.
O trabalhador não tem direito ao adicional para as duas últimas horas de trabalho, mas deve receber remuneração em dobro sempre que trabalhar em feriados.
(Fonte: Folha de S.Paulo)


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fotos Colorizadas. Duvida?

Eu também cheguei a duvidar que fosse possível. Colorizar fotos antigas é uma tarefa enorme para qualquer mortal.

Mas com as novas tecnologias, qualquer um consegue.

Veja estes trabalhos, realizados pela artista sueca Sanna Dullaway, que faz deste trabalho sua marca, ao dar cor e vida a fotos antigas, feitas originalmente em preto e branco.


Ela afirma utilizar o Photoshop CS5 para restaurar as fotografias antigas, sugerindo cores da época das fotos.


Veja abaixo várias fotos históricas que foram submetidas a este processo.

Joserrí de Oliveira Lucena



 original photo: 'V-J day in times square' by alfred eisenstaedt

 portrait of winston churchill

 portrait of anne frank

 portrait of che guevara

 original photo: 'south vietnamese national police chief nguyễn ngọc loan executing a viet cong officer in saigon during the tet offensive' by eddie adams

Dorothy Counts é zombada em seu primeiro dia de aula por ser a única
aluna negra (Foto original por Don Sturkey04 de setembro de 1957)
Mãe migrante durante a Grande Depressão nosos EUA (foto original de Dorothea Lange, 1936)
A ironia entre o sonho americano retratado no cartaz e a realidade da multidão na fila do pão depois
 do
 dilúvio Louisville, Kentucky, em 1937 (Foto original de Margaret Bourke-White, 1937)
Abraham Lincoln
Construção de navio na Mauritânia (Foto original e data desconhecidos)
O ataque em Pearl Habour
Mark Twain
Charles Darwin
'The Burning Monk', protesto no Vietnã  (Foto original de Malcolm Browne, 1968)
Bomba atômica sendo testada (Foto de U.S. Navy, data desconhecida)
Charlie Chaplin




original photo: 'a harvest of death' at the battle of gettysburg, by timothy o'sullivan


Greve dos Bancários - proposta inusitada no BNB

O Banco do Nordeste fez uma proposta no mínimo inusitada aos seus funcionários, visando por fim à greve dos bancários, iniciada no último dia 17/09/2012.

Foram incluídas como propostas, que a licença paternidade seja extendida de 5 para 8 dias, e que o funcionário que doar sangue tenha 2 dias de folgas.

Ora, colegas, como parte significativa do atual quadro de funcionários já conta com sua família estabelecida, com alguns até ajudando a criar os netos, é de uma extrema importância sonhar em ser pai novamente, prá poder usufruir essa licença maternidade.

Fico até pensando nos colegas já aposentados pelo INSS, apresentando também lá sua licença... vão achar que é golpe!

Quanto à doação de sangue, alguém até já disse que é melhor trabalhar para a Justiça Eleitoral - pelo menos lá todos podem usufruir dos dois dias de folgas. Já no BNB...

... ficam de fora os inelegíveis, como os que já têm mais de 67 anos, os raquíticos (menos de 50 quilos), os anêmicos, os hipertensos ou hipotensos, as grávidas e quem estiver amamentando, quem fez cirurgia de colecistectomia, histerectomia, tireoidectomia, colectomia, esplenectomia pós trauma, nefrectomia etc., após cura de toxoplasmose, quem recebeu uma transfusão de sangue, plasma, plaquetas ou hemoderivados, quem recebeu enxerto de pele ou de osso, quem sofreu acidente se contaminando com sangue de outra pessoa, quem teve acidente com agulha já utilizada por outra pessoa, quem teve contato sexual com alguma pessoa com aids ou com teste positivo para hiv, quem teve contato com prostituta ou com outra pessoa que recebeu ou pagou com dinheiro ou droga pelo ato sexual, quem teve contato sexual com usuário de droga endovenosa, quem teve contato sexual com pessoa que tenha recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, quem teve relação sexual com pessoa com hepatite, quem mora na mesma casa de uma pessoa que tenha hepatite, quem fez tatuagem ou usa piercing, quem teve sífilis ou gonorréia, quem foi detido por mais de 24 horas, após a cura de tuberculose pulmonar, quem tem ou teve um teste positivo para hiv, quem teve hepatite após os 10 anos de idade, quem já teve malária, quem tem doença de chagas, quem recebeu enxerto de duramater, quem teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia, quem tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado, quem tem problema de coagulação de sangue, quem é diabético com complicações vasculares, quem teve tuberculose extra-pulmonar, quem já teve elefantíase, quem já teve hanseníase, quem já teve calazar (leishmaniose visceral), quem já teve brucelose, quem tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica.

Ou seja, quantos funcionários você conhece que esteja habilitado para doar sangue, após preencher o check-list acima?

A coisa beira à comédia: Troque 1/2 litro de sangue por 2 dias de folga...

... depois de vestir e suar a camisa, só faltava mesmo pedirem o sangue da gente (literalmente)!

Esse tipo de proposta pode até ser considerada preconceituosa, uma vez que desrespeita a convicção de alguns grupos religiosos, que são contra a "comercialização" do sangue.

Bem, quando a gente fala de Isonomia, é exatamente para eliminar privilégios, e não para criar segregação, discriminação e mais distanciamentos entre os direitos para o corpo funcional.

Vamos continuar na luta, até que seja uma apresentada uma proposta respeitosa.

Um abraço,
Joserrí de Oliveira Lucena

Veja mais fotos da paralização, em Natal-RN.



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bancários em Greve - piquetes em Natal

Seguem fotos de piquete em frente a Agência Centro do BNB em Natal-RN, nesta manhã de 18/09/2012 - este blogueiro participa ativamente do movimento grevista.

Joserrí de Oliveira Lucena







Este blogueiro, fotógrafo, delegado sindical e piqueteiro, em atividade

A adesão ao movimento tem sido maciça, não tendo sido registrada uma única ocorrência nas agências do Banco do Nordeste, no qual o movimento tem sido pacífico.

Diversas outras unidades paralizaram suas atividades no dia de hoje, como Ag Centro, CENOP, Controles Internos, GERAT, CRO, CONAJ e Superintendência, além de várias agências no interior, que fecharam as portas.

Tive o privilégio de já neste primeiro dia de receber a energia de colegas do outros bancos, de sindicalistas e de visitar outros locais em mobilização.

Diretor Chicão e Presidenta Marta Turra
Diretor Chicão, Presidenta Marta Turra e este delegado sindical (Joserrí)

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.