sexta-feira, 31 de maio de 2013

Consumismo: uma doença

O Consumismo é a maior invenção do Século XX, e o responsável pela quebradeira nos países (pobres e ricos) no Século XXI.

 

Tenho alertado, para ouvidos cada vez menos atentos de alunos em cursos de graduação e plateias incrédulas, que devemos dar mais atenção ao tema, buscando ajuda, se preciso.

 

É de pouco resultado dar conselhos, mas não desisto. Foi nesse propósito que caminhou inclusive o quadro “Cada Centavo”, que apresentei na SimTV, através do qual passávamos dicas de economia em linguagem simples, direta e objetiva.

 

A leitura abaixo, de um relato verídico, pode dar a dimensão do quanto o consumismo ainda vai fazer estragos em famílias de bem.

 

Sds,

 

Joserrí de Oliveira Lucena

 

O que você vai ler abaixo é uma história real

Entenda como um empresário, com um negócio próspero, conseguiu transformar um faturamento anual de R$ 2 milhões em uma dívida de R$ 750 mil

Flávio Augusto, 29 de maio de 2013

 

Shutterstock

 

Recentemente conversei por quase duas horas com um empresário que tive a oportunidade de ajudá-lo a dar os seus primeiros passos em sua ascensão, desde quando começou o seu próprio negócio em SP no final da década de 90. Vou contar parte de sua história e usar o pseudônimo "João" para guardar a sua privacidade, mas com a sua autorização, vou compartilhar abertamente o seu problema, porque seguramente essa patologia é vivida por muitas pessoas, em diversos níveis sociais e em todo mundo. 

Nos últimos 15 anos, João, que começou o seu negócio do zero e com muita luta, conquistou o sucesso, cresceu financeiramente e viu o seu projeto florescer, conquistando muito prestígio no meio social em que vivia. Neste mesmo período, enquanto o seu negócio prosperava, até hoje, João também gastou mais de 12 milhões de reais e, atualmente, pelo seu estilo de vida, o seu patrimônio foi reduzido a zero. Desculpe-me, mas para ser mais preciso, o seu patrimônio na realidade atualmente é uma dívida de aproximadamente 750 mil reais.

As duas empresas do João, que têm um excelente produto e um faturamento de mais de 2 milhões por ano, têm fechado o resultado de um fluxo de caixa mensal negativo que já ultrapassou o valor de 50 mil reais. Isso porque além dos custos operacionais regulares, as empresas estão com gastos excessivos, o que inclui um gasto mensal adicional de 30 mil reais, relativo aos empréstimos bancários e parcelamentos de impostos atrasados, dívidas contraídas também para bancar o seu estilo de vida.

João tem 43 anos, casado há quase 20, tem dois filhos adolescentes e é uma pessoa honesta e trabalhadora. Então, como ele conseguiu se meter nessa situação depois de ter ganhado tanto dinheiro e construído um negócio tão promissor? 

O declínio

Eu conheço muito bem essa família e o seu negócio. Posso lhe assegurar que não estamos falando de um problema mercadológico que a sua empresa pudesse estar atravessando, mas única e exclusivamente de um problema relacionado ao seu estilo de vida. 

João não é dependente químico, não sustenta amantes ou famílias em paralelo, não é viciado em jogo e nem perdeu o seu dinheiro na Bolsa de Valores. E como conheço de perto e acompanho, buscando ajudar essa família há muito tempo, há muitos anos João é viciado numa droga que afeta a todas as camadas da sociedade. Ricos e pobres de todas as raças e credos a cada dia têm sofrido muito pelos efeitos destrutivos deste psicotrópico devastador chamado consumismo.

Não estou me referindo a um consumo consciente ou ao desejo legítimo por experimentar novos produtos, considerando inclusive que este é um dos motores da economia, mas sim a um exagero doentio, o que estou classificando como consumismo. Apesar de não ser psicólogo, pela minha experiência em mais de 20 anos formando executivos e empreendedores, pude observar em inúmeros casos que o consumismo é uma séria patologia comportamental que faz com que o indivíduo, sem que ele tenha a consciência clara desta condição, consuma de forma desenfreada produtos ou serviços sem a real necessidade dos mesmos. 

Observei que muitas podem ser as razões para este comportamento, como por exemplo, preencher um vazio decorrente de quadros depressivos, por necessidade de aceitação social, o que neste caso, grifes e marcas passam a ter uma enorme importância, falta de autoestima, dentre outras razões que podem dar origem a um comportamento extremamente consumista. Este estilo de vida é rapidamente assimilado por toda família que passa associar a sua felicidade ou autoestima ao consumo de produtos, seja um novo modelo de celular, um novo carro, roupas de moda, viagens que os amigos fazem, bolsas, sapatos, novos modelos de computador, compras excessivas no supermercado, em restaurantes, além de parentes que, atraídos por este estilo de vida acabam participando dessas orgias do consumo bancado pelo filho ou filha que de repente ficou rico(a). Tudo isso fomentado por excessivo tempo assistindo TV ou internet, onde todos são alimentados e bombardeados pelos estímulos da propaganda. 

Este problema não é privilégio dos ricos. Como disse, é um estilo de vida que se manifesta em todas as camadas da sociedade. Nas classes mais baixas, os cheques pré-datados, promoções relâmpagos, representam "oportunidades" imperdíveis que fazem com que o indivíduo mergulhe na escravidão do cartão de crédito, cheque especial e dos empréstimos extorsivos de instituições financeiras e até de agiotas. Como consequência, passará toda a vida pagando contas sem evoluir. Sempre terá pose de bacana com a sua TV LCD, TV a cabo com per per view, e o seu carro financiado em 80 prestações, mas terá a sua caixa de correio sempre lotada de cartas de cobrança.

Como posso evitar?

Eu poderia me alongar muito neste tema, mas vou resumir. O segredo básico para construir uma vida próspera é simples: gastar menos do que ganha. Um sintoma muito comum do início da dependência da droga do consumismo pode ser observado em frases do tipo: "Mas é impossível viver gastando menos do que eu gasto. Eu ganho muito pouco". Outra muito comum, dita por aqueles que já estão num estágio mais avançado é: "Pra que vou guardar dinheiro? Eu não sei nem se vou tá vivo amanhã…" ou para justificar o seu estilo de vida, tentam desqualificar o conselho de gastar menos do que ganha, argumentando de forma apelativa assim: " Diz isso pra quem ganha um salário mínimo"... Os sintomas psíquicos do consumismo são muito sutis e são sempre acompanhados desses argumentos auto-convincentes, muito parecidos com a forma que também se observa no comportamento de indivíduos com alguma dependência química.

Pra você prosperar, poder ajudar outras pessoas e acumular capital para poder investir numa real oportunidade de negócios, é necessário estar livre do consumismo, livre desta escravidão psíquica, com a sua família saudável e pronta para construir um futuro promissor. Isso porque o consumismo visa sempre o imediato em detrimento do futuro, mas para construir um projeto promissor, o foco deve estar no futuro, investindo o seu presente para construí-lo. Consumismo e prosperidade são inimigos, percebeu?

Para finalizar, e o que vai acontecer com o João? Bem, infelizmente ele e toda sua família vão arcar com as consequências do estilo de vida em que viveram até hoje. Eu estou o ajudando a fazer um plano de longo prazo para sair dessa, além de recomendá-lo um tratamento psicológico com toda família. Se ele tiver disciplina e humildade, com muito trabalho, tenho a certeza que vai virar o jogo. Do contrário, o buraco só vai aumentar, transformando-se num poço sem fundo. As consequências neste caso seriam incalculáveis.

Para os que esperavam um final feliz, desculpe-me desapontá-lo. Fica aqui o exemplo do quão grave e o quanto o consumismo pode fazer uma família sofrer.

Se você se identificou com alguma parte desta história, não pague pra ver e peça ajuda imediatamente para um amigo, pessoas de confiança ou até ajuda profissional. Do contrário, tenha a certeza de que você poderá pagar muito caro.

 

sábado, 25 de maio de 2013

Ed René Kivitz - Religião e Espiritualidade


No vídeo abaixo, o Pastor Ed René Kivitz mostra como NÃO SER ENGANADO, como não ser manipulado pelos que se intitulam representantes de Deus.
Não se apavore. O Evangelho genuíno, pregado por Jesus, era tão ou mais contundente; por isso os mercadejadores trataram de entregá-lo ao Império Romano para ser morto (atrapalhava os planos de manipulação).

Joserrí de Oliveira Lucena

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Marcos Pereira: tarado em pele de pastor

Felicianos defendem estupradores como esse, que justificam seus atos como “questões espirituais”.

Têm seu método de “cura lésbica”. Como será o método que ambos estavam tramando para a “cura gay”?

Apesar do trocadilho, é chocante ler o resumo dos depoimentos abaixo.

Monstros assim não passam de tarados em pele de pastor.

Sds,

Joserrí de Oliveira Lucena

Conheça os detalhes das 26 acusações de estupro contra o pastor Marcos Pereira; Vítima diz que ele queria “expulsar espírito de lésbica”

O pastor Marcos Pereira, preso na última terça-feira, 07 de maio, sob a acusação de estuprar fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), enfrenta outras 20 acusações semelhantes.
A prisão ocorreu devido à expedição de dois mandados referentes aos seis primeiros casos. As outras 20 acusações de vítimas que apontam Marcos Pereira como abusador ainda estão passando por investigações.
Na última quarta-feira, foram divulgados detalhes do depoimento das vítimas do pastor. Segundo a jovem que foi abusada por oito anos – período em que tinha entre 14 e 22 anos de idade – Marcos Pereira afirmou que a prática se justificava por questões espirituais: “Estou vendo um espírito de lésbica em você”, teria dito o pastor, de acordo com informações do jornal Extra.
“Com o tempo, Marcos passou a trazer mulheres para participar dos atos sexuais”, revelou a jovem, atualmente com 25 anos. Ela afirmou ainda que “apenas uma vez se recorda que participou um garoto de programa”, e que o pastor “Marcos tentou trazê-lo novamente”, porém ela recusou.
De acordo com o depoimento de uma das vítimas ao jornal Extra, o pastor organizava orgias na casa de uma irmã do traficante Marcinho VP no bairro carioca Ricardo de Albuquerque. A ex esposa de Marcos Pereira, Ana Madureira Silva, é uma das testemunhas de acusação.
Segundo a jovem, Marcos Pereira pedia que ela aliciasse outras mulheres para as orgias que aconteciam numa residência que a ADUD mantém em São João do Meriti, e em um apartamento na Avenida Atlântica, em frente a praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, avaliado em R$ 8 milhões que também está no nome da denominação. Ao final, o pastor fazia com que os participantes pedissem perdão uns aos outros e guardassem segredo.
Essa vítima afirmou também que quando se apaixonou por um rapaz membro da denominação, Marcos Pereira criticava o relacionamento, e dizia que se casassem, seus filhos seriam “defeituosos”. Em 2009, os dois decidiram romper com a ADUD e permaneceram juntos.
Entre as mulheres que acusam o pastor de estupro, uma diz que aos 9 anos de idade começou a ser abusada por um assistente do pastor e em seguida pelo próprio Marcos Pereira,que teria chegado a agredi-la e oferecido “carros, bolsas caras, viagens para o exterior” para que ela mantivesse relações com ele. Após recusar ir sozinha com ele para a fazenda Vida Renovada, de propriedade da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, ele a teria difamado no púlpito durante um culto como forma de vingança.
Outras vítimas do pastor afirmaram terem sofrido abuso no gabinete pastoral na sede da ADUD. Marcos Pereira atraía as mulheres para a sala a fim de ficar a sós, e então, as convencia a fazer sexo com ele. Algumas vezes a fiel deveria ficar orando enquanto acontecia a relação sexual. Em seu relato, uma das fiéis disse que o pastor a convenceu a ir à sua sala pedindo que ela levasse uma xícara de café.
“Era forçada a praticar sexo oral e tocar nas partes íntimas”, disse outra vítima. Segundo a mulher, Marcos Pereira “tinha sempre predileção por sexo anal”, mas quando ele tentou fazer e não conseguiu, “exigiu que fosse feito sexo oral. Não consegui reagir. Estava aterrorizada”, disse, de acordo com informações da Veja.
Outra mulher afirmou que Marcos Pereira ordenou a seu marido que fosse evangelizar numa favela, e depois que o fiel saiu de casa, ele pediu a outras fiéis que a convencessem a ir até a sede da ADUD encontrar o pastor. Chegando no local, Pereira tinha dito que ela precisava de um “conserto espiritual”, e assim, começaram as insinuações. A vítima afirmou que ele a “encurralava, pegava sua mão e a passava no seu pênis”, e que depois de um tempo, “entendeu” que deveria deixar o pastor abusá-la para evitar que “pecasse com mulheres do mundo exterior”.
Em outro depoimento, uma das vítimas expressou o sentimento após os abusos: “Quando ele pegou na minha mão, eu já fiquei na minha cabeça pensando se ele estava tentando ver se tinha algum espírito em mim, que era o que ele costumava fazer. Eu fiquei orando, ele começou aos poucos, ele foi tocando no meu corpo. Você se sente humilhada, você se sente nada, como se fosse um objeto descartável”, afirmou.
Em meio aos depoimentos, há relatos de que Pereira acusava as vítimas de estarem “possuídas por demônios”, e que os atos sexuais seriam uma forma de “purificação” e “salvação”. Uma das mulheres, acompanhada pela filha mais velha, afirmou temer pela família: “Saímos de lá [da igreja], mas não deixamos de acreditar em Deus. Não sou só eu, não sou sozinha. A gente tem filhos, família e fica com medo. A gente é uma formiguinha na frente de um batalhão [...] Tem coisas que é muito complicado falar, mas eu resolvi denunciar para que isso sirva de alerta e outras mulheres não sofram com isso”.
Abortos
Em mais de um depoimento, as vítimas afirmaram que Marcos Pereira não usava preservativos, e que, quando necessário, contava com os serviços de um médico particular para a realização de abortos.
Violência
O delegado Márcio Mendonça, responsável pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) onde Marcos Pereira foi preso, afirmou que em determinadas ocasiões, o pastor usava violência para convencer as vítimas.
“Ele tem uma oratória fantástica e abusava de fiéis que trabalhavam como voluntários da igreja. Usava o poder do convencimento. Quando não dava certo, ele usava a força bruta. Jogava a mulher na cama e atacava”, disse o delegado.
Segundo Márcio Mendonça, “ele fazia com que as mulheres se sentissem culpadas, possuídas pelo demônio. Ele se aproveitava da fraqueza da pessoa, mas em pelo menos dois casos agiu com violência”.
A polícia considera as acusações contra Marcos Pereira sólidas: “Não há novidade no meio policial que ele praticava essas orgias. A polícia pede para que essas vítimas denunciem o pastor Marcos. Liguem para a DCOD através do número 2332-1790”, disse o delegado Márcio Mendonça.
Hábeas Corpus
O advogado responsável pela defesa do pastor, Marcelo Patrício, afirmou que Pereira está “sereno” e “tranquilo”, por se considerar inocente.
“É uma covardia o que está sendo feito com o pastor. É tudo mentira. Isso é invenção de pessoas que não gostam dele. Duas pessoas foram forçadas a fazerem isso [acusá-lo]. Uma menor fez um exame no IML [Instituto Médico Legal], que comprovou que ela é virgem. Ele é uma pessoa muito boa, nunca ameaçou ninguém”, disse o advogado, que deverá fazer um pedido de habeas corpus nesta quinta-feira, visando a libertação para que o pastor responda ao processo em liberdade, até o julgamento.
Outros crimes
O pastor Marcos Pereira também está sendo investigado por outros crimes, e enfrenta acusações de homicídio, associação ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
De acordo com o G1, até agora trinta pessoas prestaram depoimento contra Pereira. Um rapaz tido como ex-braço direito do pastor, numa ocasião Pereira o obrigou a guardar mochilas com a quantia de R$ 400 mil em sua residência.
A lavagem de dinheiro usaria a venda de CDs e DVDs como forma de legalizar o dinheiro obtido com o tráfico. “O pastor dizia aos membros da sua congregação que estava vendendo os CDs para evangelização e não pegando o dinheiro com o tráfico”, afirmou uma das vítimas, no depoimento prestado à polícia, segundo o Uol.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Obituário de um povo

A verve tem muitos e bons discípulos.

Pena que a grande mídia não os assalaria.

Leiam abaixo uma obra prima.

 

Sds,

 

Joserrí de Oliveira Lucena

 

Obituário de um povo

(veiculado pelo Correio da Cidadania a partir de 06/05/13)

 

Paulo Metri – conselheiro do Clube de Engenharia

Ao que tudo indica, o que ainda resta de povo brasileiro independente morrerá nos dias 14 e 15 de maio próximos. Como um povo sem independência não passa de gado pacífico e, para não deixar tudo para a última hora, começo a preparar o seu obituário. Depois do nome do falecido, "Povo Brasileiro Independente", vem a mensagem fúnebre:

"Com muita tristeza, cumpre-nos o infeliz dever de comunicar a passagem do povo brasileiro independente. Doloridamente, informamos que o enfermo vinha, há anos, sofrendo de doença drenadora da sua energia vital. No passado, a doença era conhecida como 'entreguismo' e, hoje, é mais reconhecida como 'neoliberalismo' acoplado a 'globalização'. Nela, as veias da sociedade estão abertas e conectadas a sanguessugas externas, que drenam as riquezas naturais e os lucros obtidos no país".

"Este povo descende de índios guerreiros, brasileiros originários, que tinham o pecado de serem atrasados tecnologicamente. Suas terras foram invadidas, há 513 anos, por usurpadores europeus e brancos. Estes, sem escrúpulos para dominar, mataram os que não aceitavam serem escravos, não importando se eram praticamente todos. Não contentes, trouxeram povos da África para trabalhar à força e, assim, se fartarem com este capitalismo cruel. Posteriormente, outros imigrantes, forçados por guerras e pela fome de outras terras, aqui desembarcaram para contribuir com sua força de trabalho para a então insipiente transferência de mais valias. Então, esta mescla de povos de diversas origens compõe o brasileiro, que tem sido secularmente explorado por locais e estrangeiros. Durante sua existência, o brasileiro tem tido períodos de conquista de graus de independência e, infelizmente, outros de perda".

"Com a chegada da modernidade, a sofisticação e a desfaçatez do sistema de exploração atingiram seus auges. Foi criado um arcabouço jurídico e institucional dissimulado, em que a principal drenagem de sangue do paciente se dá para o exterior. Entretanto, graças à sofisticação, não existem mais grilhões, pelourinhos e açoites, para se ter súditos servis, bastando somente existir canais de mídia, que desinformam e criam alienados facilmente manipuláveis. Ajudam a manipulação, também, os políticos, representantes dos usurpadores, que administram o sistema, permitindo o sangue do moribundo se esvair. A escravidão atual se estabelece pela negação à instrução e à informação correta, que permitiriam existir a cidadania".

"O pouco que restava do povo brasileiro independente deu seu último suspiro nos dias 14 e 15 de maio de 2013, quando aconteceu a décima primeira rodada de leilões de blocos do território nacional para exploração de petróleo, a maior doação de patrimônio público a grupos estrangeiros já promovida pelo governo brasileiro, desde nossa independência. Não foram incluídos os anos como colônia, porque não se sabe o valor exato do ouro roubado por Portugal. Estima-se que o super-lucro, acima de um lucro normal, das empresas estrangeiras com esta rodada será de US$ 675 bilhões, a serem realizados em 25 anos, valor que nenhum governante poderia doar, mesmo havendo a pequena compensação para nosso povo, que são os royalties".

"O cortejo fúnebre será observado em cada petroleiro que encostar em uma plataforma, na nossa costa, e zarpar com seu casco cheio do nosso petróleo indo para algum lugar no exterior, durante 25 anos. Ele deixará aqui a falta de recursos para educação, saúde, saneamento, habitação, transporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e tudo mais que irá representar um baixo IDH".

Este obituário está pronto. Temo pelo pior que pode acontecer nos dias fatídicos 14 e 15. Mas ainda tenho grande esperança que a presidente Dilma irá reconhecer os dados contundentes desta entrega e irá cancelá-la. Alerto a presidente que o presidente da Shell não lhe disse, na recente audiência concedida, que, se ganhar blocos, não irá comprar plataformas no Brasil, não encomendará desenvolvimentos aqui e, como consequência, gerará muito poucos empregos no país, levará toda a produção do nosso petróleo para o exterior, não construirá refinarias e oleodutos aqui, e não venderá o petróleo para a Petrobras. Enfim, não ajudará o abastecimento do Brasil, nem o desenvolvimento brasileiro. Contudo, pagará os 10% de royalties, e só não pagará mais impostos porque a lei Kandir o impede.

É interessante notar o mundo fictício de ênfases tendenciosas, criado pela mídia. Sobre o mensalão, foram dadas as mais variadas cifras como prejuízo infringido à nação, dependendo da fonte da informação. Mas nenhuma delas, por pesquisa na internet, suplantou o valor de R$ 100 milhões. Pois bem, ouvimos sobre este caso durante uns três meses, todos os dias, cobertura jornalística farta. Este valor é cerca de 13.000 vezes menor que o atual roubo do petróleo e, no entanto, a mídia divulga praticamente nada sobre esta rodada.

Aproveito para dar um recado aos representantes das petroleiras estrangeiras. A revogação das concessões desta 11a rodada, se ela ocorrer, em ano futuro, é algo possível, com a alegação verdadeira de que o povo não foi consultado sobre a realização da rodada e, se fosse esclarecido e indagado, teria negado sua realização. O contra-argumento, que os contratos de concessão são atos jurídicos perfeitos e, por isso, devem ser respeitados, poderá não prevalecer, à medida que o sistema escolhido para expressar a vontade popular foi imperfeito.

 Blog do autor: http://paulometri.blogspot.com.br/

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Ex...

Os traquinos “ex-alguma-coisa” só admitem suas peripécias em juízo... na Inglaterra.

 

Aqui, o judiciário não dá esse tipo de arrocho em cabra safado!

 

Sds,

 

Joserrí de Oliveira Lucena

 

 

 

Ex-apresentador da BBC admite ter abusado de menores

O apresentador da BBC Stuart Hall, de 83 anos, declarou-se ontem culpado de 14 acusações de abusos

sexuais de meninas, a mais jovem das quais de apenas 9 anos, entre 1967 e 1985. O caso soma-se

a acusações semelhantes contra personalidades da TV britânica dos anos 70 e 80. Hall ganhou fama

por apresentar o programa “It’s a Knock-out”, grande sucesso entre os britânicas nos anos 70. O promotor

público Nazir Afzal o classifi cou como um “predador oportunista”. A admissão de Hall segue-se

ao escândalo do ex-apresentador da BBC Jimmy Savile, suspeito de mais de 200 crimes deste tipo.

 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Sou o Segundo. O Segundo. E você?

Excelente vídeo ministério I am Second.

É o testemundo cantor Michael W. Smith, e foi postado no Youtube.com pelo Ministério de acampamentos Acampteen - Niterói-RJ.

Todos nós temos uma história de nosso relacionamento com Deus. Como é o seu?

Joserrí de Oliveira Lucena


Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.