quinta-feira, 31 de março de 2016

Vice é vice, visse?

O PMDB fora do governo? Piada pronta.

O que o PMDB quer é ser mais governo do que nunca.

SE acontecer, será a terceira vez que teremos um presidente do PMDB, sem ter sido eleito na "cabeça de chapa".
É nisso que são especialistas: derrubar os titulares e assumir a cadeira.
Fizeram isso com Tancredo, com Collor e agora, pretendem fazer com Dilma.
Sarney, Itamar e agora Temer, repetem a fórmula golpista de sabotar os governos a partir da sala do Vice, para assumirem o posto de mandatários.

FHC e LULA, que de besta não têm nada, não tiveram um Vice da legenda e governaram por dois mandatos consecutivos inteiros.


E uma pergunta aos que comemoram (antecipamente o sucesso do Golpe):

Que dia mesmo o Brasil vai virar o Jardim do Éden que vocês prometem?

Vice é vice, visse?


Joserrí
A casa grande surta quando a senzala aprende a ler

sábado, 26 de março de 2016

FEBEAPÁ

FEBEAPÁ

O FEBEAPÁ, Festival da Besteira que Assola o País foi criado na década de 1960 por Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo de Sérgio Porto (1923-1968), espirituoso cronista, humorista e radialista carioca.

O cronista assim definiu o festival...:

"É difícil ao historiador precisar o dia em que o Festival de Besteira começou a assolar o País.
Pouco depois da "redentora", cocorocas de diversas classes sociais e algumas autoridades que geralmente se dizem "otoridades", sentindo a oportunidade de aparecer, já que a "redentora", entre outras coisas, incentivou a política do dedurismo (corruptela de dedo-durismo, isto é, a arte de apontar com o dedo um colega, um vizinho, o próximo enfim, como corrupto ou subversivo — alguns apontavam dois dedos duros, para ambas as coisas), iniciaram essa feia prática, advindo daí cada besteira que eu vou te contar".


No seu livro FEBEAPÁ 2 (1967), temos essa pérola:

– Helvídio Barros, “governador escalado para o Piauí”, tinha um problema: dois dos seus correligionários da ARENA disputavam as indicações para as diretorias de um hospital e de um ginásio na cidade de Raimundo Nonato. Um deputado de nome Nazareno “… lá esteve e encontrou a solução. Sabem qual foi? Para não desgostar os dois deputados, mandou fechar o hospital e o ginásio.”




Boa Páscoa!

Joserrí
A casa grande surta quando a senzala aprende a ler

domingo, 13 de março de 2016

Cuspiram em mim hoje!!! texto de Rodger Richer

CUSPIRAM EM MIM HOJE!!!
Lá estou eu caminhando pela Esplanada dos Ministérios no final desta manhã e vejo manifestantes do ato anti-Dilma hostilizarem a mim e a colegas meus no meio do ato apenas pelo fato de "aparentarmos ser petistas": das seis pessoas que estavam comigo, quatro eram negras, das quais duas estavam com camisas estampadas "A casa grande surta quando a senzala aprende a ler", uma com a estampa de Exu e eu estava com uma camisa estampada com a imagem dos panteras negras. Todos nós somos militantes do Coletivo Enegrecer e do Movimento Negro Unificado, sendo que eu e Bruna Rocha Diretores da União Nacional dos Estudantes.
Eles não sabiam se eramos petistas, mas o simples fato de sermos negros e estarmos com essas camisas, nossa presença incomodou e os conservadores reagiram agressivamente contra nós. Eu passei a filmar a ação de um manifestante que agia agressivamente e ele reagiu literalmente dizendo que a bandeira do Brasil jamais será vermelha e cuspindo em mim! Nunca me senti tão humilhado!
O que está nessas marchas golpistas é um verdadeiro ódio de classe e de raça, anti-petismo, ódio aos partidos e à própria política. Essa elite não aguenta mais ver negros e negras nos aeroportos, nas Universidades e ascendendo socialmente.Eu sinto nojo desse cara que está aí estampado nesse vídeo! Nós não queremos um Brasil de antigamente, que era pra poucos. Queremos um Brasil para todas as pessoas, negros e negras, mulheres, LGBTS, trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, reafirmamos que a nossa luta é por mais amor, mais igualdade e mais democracia!
A marcha que nós vamos é em defesa e pelo aprofundamento da democracia!
RACISTAS, FASCISTAS, NÃO PASSARÃO!
(texto replicado da internet. Original publicado em 13/03/2016)

sábado, 12 de março de 2016

Jarará Má de Cascavé

A História não seria nada, sem seus fatos e fragmentos relevantes.

Um desses fatos aconteceu em Angicos/RN, e é desses Marcos Históricos que farão parte da história (e não só da Educação), de forma muito relevante por muitos séculos.

O texto "As 40 horas de Angicos" retrata parte desse episódio que mudou a forma de alfabetizar e criou um referencial para o Brasil e o Mundo.

Veja um breve resumo:

"Em fevereiro de 1963, acontece o lançamento do projeto 'Experimento de Angicos', Rio Grande do Norte, com a alfabetização de 380 moradores. A primeira palavra geradora é 'belota'. Na quarta aula, em 2 de abril, está presente o presidente João Goulart. Os alunos entregam cartas escritas por eles ao presidente da República. Consta que na ocasião o General Humberto de Alencar Castelo Branco, Comandante da Região Militar no Recife, presente, disse a Calazan Fernandes: "Meu jovem, você está engordando cascavéis nesses sertões".

Em 21 de janeiro de 1964, é instituído o Programa Nacional de Alfabetização, consagrando o 'Sistema Paulo Freire para alfabetização em tempo rápido', com a previsão de alfabetizar 1.834.200 analfabetos em 1964 e criação de 60.870 Círculos de Cultura.

Com o fim do Programa, Paulo Freire é preso em 16 de junho de 1964, acusado de 'subversivo e ignorante'. O Inquérito Policial Militar respondido por Paulo Freire diz:
"É um dos responsáveis pela subversão imediata dos menos favorecidos". Em setembro de 1964, Paulo Freire parte para o exílio, retornando ao Brasil no final de 1979, com a Anistia.

Em 3 de setembro de 2005, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na cerimônia de entrega de certificado de alfabetização de três mil alunos do Projeto MOVA Brasil, em Angicos, Rio Grande do Norte.
Em 2012, a Lei nº 12.612 consagra Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira."



Cito esse episódio sempre que tenho oportunidade, pois ele me remete às memórias de meus tempos de infância, e depois, porque como aluno do Magistério, tive a oportunidade de conhecer a genialidade, ousadia e revolução da proposta de Paulo Freire.

Quando menino, por mais de uma vez fui passear no sítio de meu avô, o Poção, em Ouro Branco/RN, e ele sempre me alertava quando eu saía com ele pra explorar aqueles poucos hectares:
"- Coidado com a jarará má de cascavé!!!".

Passei tempos para entender o significado daquela expressão (esse jeito de falar, rápido, "engolindo" sílabas inteiras das palavras, deve ser herança indígena, de quem minha avó era neta).

O que ele estava dizendo, era:
Cuidado com a Jararaca "malha" de Cascavel!

P.S.: malha é a trama que dá cor às escamas nas serpentes - o nome científico desse cobra é: Bothrops erythromelas.

Sds,

Joserrí de Oliveira Lucena
Dinheiro público é da minha e da sua conta

Você tem sede de quê?  Você tem fome de quê?
Eu tenho fome e sede de Justiça.

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.