domingo, 22 de maio de 2011

Investigação do Air France 447

Você está acompanhando as investigações sobre a queda do vôo 447 da Air France, na costa do Rio Grande do Norte, próximo a Fernando de Noronha, em 1 de junho de 2009?


A pendenga se arrasta há dois anos e envolve responsabilidades, culpabilidades e indenizações, talvez até mais do que as causas ou preocupação com a integridade dos corpos - veja mais fotos clicando aqui.

Evidentemente que estudar e definir as causas são fundamentais para o aprendizado. Entretanto, constatado alguma responsabilidade da Air Bus, fabricante da aeronave, ou da Air France, as indenizações podem até tornar a empresa inviável (como no caso da Concorde, em que a Air France desistiu de seu uso comercial para não falir) - clique aqui e assista animação com o acidente do Concorde e clique aqui para ver álbum com fotos.


Então, daí vem tamanho interesse em saber os detalhes da queda, e, conforme material já divulgado, já dá margem para suspeitar de falha humana, associada a falha de equipamentos.

Veja o que foi publicado no dia hoje, conforme postado no Correio do Brasil, logo abaixo.

Joserrí de Oliveira Lucena



Revista alemã revela detalhes de dados das caixas-pretas da Air France

22/5/2011 9:55,  Por Deutsche Welle


Na edição deste domingo (22/05), a publicação alemã Der Spiegel afirma que o piloto do voo 447 da Air France que caiu há dois anos no Oceano Atlântico, Marc Dubois, não estava na cabine de pilotagem no momento crítico do percurso do desastre.
Numa das conversas registradas pelas caixa-pretas, pode-se escutar o piloto de 58 anos entrando na cabine depois do agravamento da situação. Citando um especialista envolvido nas investigações, a revista escreveu que Dubois “ainda deu instruções aos dois copilotos para salvarem a aeronave”.
Até agora, acreditava-se que a tripulação do voo AF 447 teria conduzido a aeronave diretamente para a área de tempestade. Mas a rota gravada nas caixas-pretas mostra com a tripulação tentou escolher a forma mais branda possível de atravessar a tormenta. Segundo informações da Der Spiegel, cristais de gelo entupiram os instrumentos usados para medir a velocidade.
“As caixas-pretas registraram, logo após o mau funcionamento dos indicadores de velocidade, que a aeronova sofreu um puxão íngreme para cima”, disse o especialista à revista alemã. Isso pode ter levado a uma perda de sustentação e à queda do avião, disse a fonte.
Final de junho
Ainda não se sabe se o piloto foi responsável ou se os computadores de bordo do Airbus intervieram. Segundo a revista, a fabricante não quis dar declaração, com a observação de que as investigações estariam em andamento.
O mistério em torno do voo da Air France que provocou a morte de 228 pessoas, há dois anos, deverá ser desvendado até o fim de junho, quando os resultados da avaliação dos dados das caixas-pretas serão divulgados, disse o secretário francês dos Transportes, Thierry Mariani.
O Airbus da Air France, que partiu do Rio de Janeiro rumo a Paris, caiu no Oceano Atlântico no dia 1° de junho de 2009. Somente há duas semanas as caixas-pretas puderam ser resgatadas do fundo do mar.
CA/dpa/afp
Revisão: Nádia Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.