Mostrando postagens com marcador Samuel de Araújo Lucena. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Samuel de Araújo Lucena. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de março de 2011

Você sabe identificar um Superdotado?

Muitos dos superdotados se tivessem nasscido nos dias atuais, teriam que concorrer com crianças normais que dominam atividades complexas, e poderiam não ser diagnosticados como crianças diferentes.


As crianças de hoje lidam com naturalidade com controles remotos, celulares, microcomputadores, e são expostos a muita informação de modo precoce. Não raro aprendem cores, números e nomes, por vezes por associação a marcas famosas de produtos que consumimos.


Isso faz com que achemos que não existe mais superdotados, e que os mesmos, acaso identificados, são postos na camisa de força do sistema de ensino, para virarem MEDÍOCRES. A própria palavra superdotado é pesada. Ela não significa habilidades manuais ou coragem de trabalhar, desejáveis num ser humano completo, mas é um "tempero" num mundo competitivo, em que somos instigados a viver em constante disputa.


De longe estamos preparados para perceber e ter o ambiente favorável ao desenvolvimento de crianças com habilidades acima da média.


Digo isto porque tenho dois filhos, tendo percebido o "quê" de desenvolvimento acima da média para as faixas etárias, e gostaria de ter a oportunidade de fazer acompanhamento de ambos, de modo a desenvolver adequadamente suas potencialidades. O primeiro, Jesiel, sofreu mais; desde muito cedo despertou interesse para a leitura e temas de complexidade além de sua idade - já está com 20 anos e temos certeza que, apesar do "Sistema" ter tentado e lutado para manter o controle, ele não ficou com "complexo de Deus" - é homem feito.


O segundo, Samuel, já demonstra ter habilidades e interações superiores às crianças da mesma faixa etária, um bom vocabulário, capacidade de elaborar questões e manter um diálogo, canta várias músicas (de adultos, inclusive em Inglês). 


Não temos nenhum Einstein em casa, mas sabemos que ambos estão longe de ser medíocres.


É a exposição, o estímulo, o incentivo, diriam alguns.


Mas, para tirar um pouco dessa preocupação, postamos alguns dos ítens que servem para identificar uma criança superdotada, publicada em http://br.guiainfantil.com:



Como posso saber se meu filho é uma criança superdotada?

Comportamento de uma criança superdotada 

1. Dorme pouco.
2. Aprende a ler em um curto espaço de tempo.
3. Fala sua primeira palavra com seis meses.
4. Diz sua primeira frase com 12 meses.
5. Mantém uma conversação entre 18 e 24 meses. Vocabulário impróprio para sua idade.
6. Aprende o abecedário e conta até 10 aos dois anos e meio.
7. Resolve mentalmente problemas de soma e subtração até 10 com três anos.
8. Pergunta por palavras que não conhece desde os três anos.
9. Faz perguntas exploratórias com pouca idade.
10. Alta capacidade criativa.
11. Possui uma alta sensibilidade do mundo que o rodeia.
12. Preocupação por assuntos de moralidade e justiça.
13. Enérgico e confiante em suas possibilidades.
14. Muito observador e aberto a situações não usuais.
15. Muito crítico consigo mesmo e com os demais.
16. Grande capacidade de atenção e concentração.
17. Gosta de relacionar-se com as crianças de maior idade.
18. Baixa auto-estima, tendência à depressão.
19. Se aborrece na sala de aula porque suas capacidades superam os programas de estudos convencionais.
20. São, aparentemente, muito distraídos.
21. Seu pensamento é produtivo mais que reprodutivo. Baseiam-se na construção das coisas.
22. Tem muito pouca motivação para com o professor.
23. Chegam a sentir-se incompreendidos, estranhos.
24. São independentes e introvertidos.
E você, tem um geniozinho em casa?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Samuel, um dia normal em uma semana tumultuada

Sábado passado estávamos em estado de choque: Samuel fora diagnosticado com diabetes infantil (1), e estava internado na UTI do Hospital do PAPI (em Natal-RN).

A gente assustado (ainda estamos, pois somos de carne e osso), e sem saber nada do processo que iria nos avassalar nas próximas horas: a quantidade de informações que recebemos e que temos que aprender só ouvindo, cria uma atmosfera de perda de referencial: o mundo pára, nada mais importa que a vida de nossos filhos...

... e a gente só quer saber se tem um atalho para sair dessa assombração.

Infelizmente não tem. O processo é longo e em curtíssimo espaço de tempo a gente vira enfermeiro (como passa a maior parte do tempo acordado - dias e noites - aprende fazendo).

A saída de UTI e a ida para casa não são alívio: cadê o apoio médico? cadê todo mundo que sabe como lidar com insulina, glicose, carboidratos, etc? E a gente mistura esses nomes o tempo todo...

E ainda por cima, tivemos que desmamar esse bebezão de 1 ano e 8 meses super saudável (certamente pela contribuição do aleitamento materno)...

Tudo é doloroso, massacrante, sofrível e essas palavras não passam nem perto de expressar o medo, a angústia e os pesadelos desses pais tão apaixonados pelos filhos.

Hoje, após essa semana de aperreio, Samuel teve um dia normal. Ele foi o Samuel de sempre (evidentemente já quase adaptado à nova rotina de testes de glicose, furadas, aplicações de insulina, alimentação regrada, etc). Está elétrico, brincalhão, sorridente, e recuperando o peso...

Queremos agradecer imensamente a todos os que têm nos ajudado nesse momento das nossas vidas, seja com palavras de incentivo, conforto, orações ou compartilhando casos de outras crianças (alguns já adultos e casados) que tiveram o diagnóstico na infância e adolescência.

Vamos em frente, que o diabetes é uma batalha diária, e que a gente quer e precisa vencer minuto após minuto.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Samuel: promessa de Deus 2.

Samuel recebeu alta da UTI. Como não haviam leitos comuns disponíveis no hospital, estamos em casa.

E viramos enfermeiros na marra!

A velocidade em descobrir a doença (diabetes) e passar a ser agente ativo é muito grande. Não dá tempo processar as informações, nem adquirir experiência e segurança; todo aquele aparato hospitalar (médicos e enfermeiras) sumiram sob nossos pés...

... ontem à noite, após fazer a primeira aplicação de insulina, tive que pedir socorro a Adriano (de Andréa) - ambos profissionais muito qualificados: foi nosso apoio e orientação, pois ficamos com medo de dormir e haver alguma alteração no quadro de saúde do filhote.


Os altos e baixos da glicose (90 a 500) estão pegando esses alunos de jeito... e estamos realizando uma imersão nesse processo (Eu, Darc e a tia Sônia principalmente, pelos testes e aplicações).


Não há tempo para amadurecer após a pancada, que é muito forte e seca, ao tempo que te arrasta para dentro de um novo mundo (principalmente porque somos leigos no tema)... e não permite a opção de pensar, aprender e praticar... é tudo junto!

Muito obrigado aos irmãos de todas as denominações e religiões que oraram, rezaram e intercederam a Deus pela saúde de Samuel; sua adaptação está ocorrendo sem maiores transtornos, e a liberação da UTI ocorreu com muita rapidez, também. Obrigado aos familiares e amigos de perto e de longe que nos abastecem com injeções de ânimo, palavras de incentivo e informações sobre como lidar com a doença.

A gente pede a Deus que tudo continue dando certo, como tem sido até agora. Glórias a Deus por tudo e pela grande família mobilizada pela cura de Samuca, o que tem sido de muito amparo e conforto espiritual e emocional para nós.

Joserrí e Joana Darc

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Samuel: promessa de Deus.

Estamos com Samuel na UTI pediátrica do PAPI (diagnóstico de diabetes) desde o sábado pela manhã.

Mesmo com aplicações de insulina, a glicose tem apresentado picos de até 500...

Nosso versículo bíblico para reflexão é que diz: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou." João 17:15 e 16.

Samuel é do Senhor Jesus. Ele é promessa de Deus, e a abreviação de seu nome é SAL (Samuel de Araújo Lucena), não por acaso.


Caso precise falar com a gente, ligar para 8701.2868 ou 9606.8158


Agradecemos imensamente aos irmãos de todas as denominações que têm orado conosco, para que Deus seja nossa fortaleza nesse momento impactante em nossas vidas.
Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.