Nos anos 90 a expressão "Autossustentável" virou jargão.
Essa palavra sobrepujou até seu conceito, e passou a ser sinônimo de qualquer iniciativa que visasse mais o marketing do politicamente correto, do que a prática de preservação do meio ambiente para as futuras gerações.
E assim, até veículos foram vendidos com o selo verde da autossustentabilidade (mesmo que degradem imensamente o ambiente no seu processo de produção e uso cotidiano, poluindo).
A incoerência deve ter sido percebida por muitas pessoas, mas a maioria delas até tirou proveito da publicidade para comprar produtos novos, sob o efeito da massagem psicológica de que não estariam sendo agressivos com o ambiente; afinal de contas, o produto é tido como originário de reserva autossustentável (e até combustíveis fósseis exploraram o apelo da moda).
Hoje se faz o mesmo com as Micro e Pequenas Empresas.
Todo mundo é pai das propostas que visem contemplar as chamadas MPEs.
Mesmo aqueles que, podendo, nada fizeram para facilitar o acesso às MPEs aos meios que as fariam, de fato, competitivas.
Os recursos públicos, a Legislação, os projetos, a desoneração e os incentivos fiscais acabaram sendo prioritariamente destinados aos grandes e mega empreendedores (que não geram os empregos que as MPEs geram).
Para tentar diminuir essa distância, esta semana irei conversar com 2 deputados da base do Governo Federal, a fim de esclarecer junto aos parlamentares a verdade por trás da Teoria.
Meu objetivo é o de tão somente desmistificar algumas inverdades e engodos que foram plantados na mídia, com o fito de criar uma cortina de fumaça, que esconde um fato inequívoco: os micro e pequenos empresários continuam alijados do processo de acesso ao crédito, a começar pela bancarização.
Pois bem, este é outro tema interessante. O que os bancos estão chamando de bancarização não passa de abrir uma conta corrente e ponto final.
Espero que as informações detalhadas que iremos repassar cheguem aos ouvidos de nossa presidenta.
E ela, que tantas vezes já demonstrou sensibilidade pelo aspecto técnico, faça algo para que as políticas voltadas para as MPEs não virem um termo sem verdade prática, como é a autossustentabilidade.
Joserrí de Oliveira Lucena
MBA em Gestão Financeira, PUC-Rio
Esp em Desenvolvimento Sustentável
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigado por visitar este Blog
Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.
Se fizer citação, favor indicar a fonte.
Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1
Diabetes: uma batalha a cada dia
Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.
http://www.sanofi-aventis.com.br
No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário