domingo, 17 de novembro de 2019

A pena de vidro, o elevador panorâmico e lufadas de ar.


Parte 1:
A pena de vidro

Em maio de 2017 levei um dos maiores chutes de minha vida.
Eu me achava o melhor homem do mundo.

Não tenho metáfora adequada para explicar como me senti, mas foi como uma pena de vidro sendo jogada pela janela de um edifício de 48 andares, e com a gravidade do planeta Júpiter me chamando para o solo.

Eu não percebi em que momento o arremesso começou; me parece que fui pena arrancada ainda na trajetória da subida do prédio, lá pelo 28º andar, e levada andares acima como um bibelô.

O fato de me identificar como uma pena de vidro talvez tenha a ver com a minha formação emocional.

Ao longo da minha vida me pautei em tornar a vida das pessoas ao meu redor a melhor possível. O primeiro de uma família de 4 filhos, por causa das ocupações de meus pais, eu cuidei dos irmãos como “dono de casa” desde os 5 anos de idade. A meningite levou o caçula, antes do primeiro ano de idade dele, mas as imagens da gente brincando em casa, em boa parte os 4 sozinhos, ainda estão vívidas na minha memória. Tenho melancolia de imaginar que pessoa ele teria se tornado. Tenho saudades.

Cresci tendo a extrema responsabilidade em cuidar para evitar que eu e meus outros irmãos tivessem o mesmo destino precoce.

Como muito de vocês, não fui privilegiado com carinho dos pais, como colo, afago, elogios... e muito pelo contrário, lembro das broncas, e das surras que tomei. Uma delas, a mais injusta de todas (acusado do que não fiz), tomei banho de vinagre e sal por dias para sarar as feridas nas costas.

Apesar dos percalços, acidentes leves e graves, violência injusta com o assassinato de meu pai em 1981... conseguimos sobreviver, tanto minha mãe, eu, quanto os outros 2 irmãos (depois uma outra irmã se juntou ao time de sobreviventes, compondo a família).

Enfrentei a vida. Superei muita coisa. Constitui uma família. Dois filhos.

Venci desafios.

Vindo de uma família de poucos estudos, consegui 2 certificados de cursos profissionalizantes do ensino médio, e mais 5 diplomas de nível superior (entre graduações e pós-graduações).

Estava no auge de minha realização pessoal. Mas era um bibelô, e não tinha consciência.

Desorientado, surpreso e assustado no início da queda livre, olhei para baixo e vi o chão de concreto me esperando; olhei de volta ao prédio, vi um elevador panorâmico. Aquele rápido momento durou 100 dias.

Cair como uma pena de vidro em direção ao solo, sem ter em que me agarrar, me afetou de uma maneira brutal. Foi como se nada do que conquistei valesse a pena. A metáfora por pouco não se tornou uma realidade em Newton Navarro.

(continua)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.