Um convite ao exercício de como uns
poucos centavos podem se transformar em milhões.
As empresas de transporte coletivo de
Natal-RN, estão extinguindo a função de “cobrador”.
O salário base da categoria é algo em
torno de R$ 900,00, mais vale alimentação de R$ 150,00. Incluindo
encargos sociais e tudo o mais que os patrões acabam inventando para
encarecer o trabalhador, sob a insígnia de CUSTO BRASIL, podemos
arredondar esse “custo” para os R$ 2.000,00 mensais.
Segundo o site
da prefeitura do Natal, nossa malha urbana é coberta por 07
empresas, com uma frota de 712 ônibus, distribuídos em 86 linhas.
Evidentemente que isso não inclui a
frota da grande Natal (Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do
Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Monte Alegre, Nísia Floresta, São
José de Mipibu e Nova Cruz), nem os ônibus que fazem viagens
interurbanas e interestaduais, que, esperamos, assimilem essa força
de trabalho.
Nossos 712 ônibus transportam 530.000 passageiros por dia, o que dá uma média de 745 passageiros para cada ônibus dia (mas a gente que usa sente que é mais que isso)...
O custo de cada cobrador, dividido pela quantidade de passageiros que CADA ônibus transporta por dia, representa algo em torno de R$ 0,09 (NOVE CENTAVOS) de cada passagem.
Com a “economia” dos centavos gerada com a
dispensa dos cobradores, já em franca prática, as contas bancárias
desses empresários irão ficar mais gordas em R$ 17.088.000,00
anuais. Isso mesmo: DEZESSETE MILHÕES E OITENTA E OITO MIL REAIS por
ano.
Como se chega a esse valor?
712 cobradores (1 para cada ônibus),
desconsiderado o contingente extra para férias, ausências abonadas,
etc, vezes o custo mensal (R$ 2.000,00), vezes 12 meses do ano.
É mais dinheiro que toda a quantia
desviada no escândalo de nosso Tribunal de Justiça, descoberto na
chamada operação Judas.
Com essa “inovação”, espera-se
dos motoristas de ônibus em Natal, controle das seguintes tarefas,
além de dirigir:
- Prestar atenção às pessoas que entram e saem por uma das 3 portas da condução;
- Ser zeloso e educado com passageiros idosos e que demandem atenção especial;
- Cuidar da vida de transeuntes, motoqueiros e motoristas nos corredores das vias urbanas, que disputam os mesmos espaços e faixas;
- Estar atento ao controle de velocidade, não ultrapassando a máxima permitida, nem trafegando de modo lento, comprometendo o desempenho do fluxo de passageiros;
- Parar em todas as paradas, acomodar os passageiros e cumprir o trajeto no período programado;
- Receber passagens inteiras e passar troco;
- Ter sob sua guarda e responsabilidade quantia em dinheiro para a tarefa anterior;
- Respeitar a sinalização e semaforização de trânsito; e,
- Manter a calma.
Os empresários do setor de transporte
urbano acham que passageiro é “boneco” ou batata, para ser
transportado em saco, pois em lata é que não é (aliás, chamar
alguns de nossos ônibus de “lata” é um desrespeito... À LATA!)
A expressão igual a “sardinha em
lata” também não serve para nós, passageiros, pois na lata de
sardinha tem bastante espaço para o óleo... e nos ônibus,
sobra-nos espaço apenas para cheirar os sovacos uns dos outros...
Para quem acha que passageiro não
merece respeito, tirar o cobrador é testar nossa paciência e nos
expor ao risco de acidentes, porque nenhum ser humano tem condições
de fazer tantas tarefas quanto as que os nossos motoristas estão
tendo que fazer, além de ter que cuidar do botão do PÂNICO no caso de assaltos...
… depois não digam que não avisei;
com os motoristas tendo que prestar atenção a tantas coisas de uma
só vez, vai aumentar a quantidade de ocorrências de trânsito com o
transporte coletivo em Natal.
O aumento do estresse já é
perceptível até pelo usuário mais desavisado.
Consideremos estarmos nos preparando
para sediar um evento da magnitude de uma Copa do Mundo...
Agora, para concluir, outra consideração:
O CONTRAN disciplina que eu, você e qualquer outra pessoa no Brasil que for flagrada ao celular enquanto dirige, é multada. Isso porque quem dirige com apenas uma das mãos ao volante pode ser multado em R$ 85,13 e levar quatro pontos na carteira de habilitação.
Os donos de empresa de transporte coletivo de Natal alteraram a legislação de trânsito? Uma Lei Municipal, inferior ao Código Nacional de Trânsito, irá amparar o motorista de ônibus, abonando as possíveis multas?
Por sua vez o Ministério do Trabalho ficará somente assistindo a esse exercício de atividade de jornada dupla, com acúmulo de funções, ora em prática em Natal?
O que você acha disso?
Joserrí de Oliveira Lucena
Por isso os motoristas estão evitando algumas paradas. Passam velozes na via da esquerda. Só param se algum passageiro (dentro do ônibus) pedir parada.
ResponderExcluirPor estes dias a cidade está tomada por protestos, sob forte repressão do aparato policial (a serviço dos chefes do poder executivo).
ResponderExcluirSão uma ínfima manifestação da indignação contra um governo fraco e sem legitimidade, que massacra, humilha e despreza o povo que o elegeu.