quinta-feira, 20 de junho de 2013

Proteste: vem prá rua!

"Nunca antes na História desse País!" é uma frase que marca uma geração. Foi cunhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-operário que governou o Brasil por 8 anos, depois de tentar a eleição ao cargo de presidente e perder por 3 vezes (1989, 1994 e 1998) - ganhou em 2002 e 2006, reelegendo como sucessora uma ex-terrorista (2010).

Antes da população o eleger ícone e porta-voz de seus anseios, o presidente-operário participou das greves históricas do início da década de 1980 (no ABC Paulista), do movimento pelo direito de votar em eleições presidenciais (Diretas, Já!) e seu partido foi um dos articuladores do movimento "caras pintadas", cuja manifestação popular levou ao Impeachment do presidente Fernando Collor (atualmente seu aliado).

Mas até disso o povo cansou. Nunca dantes na História desse país o povo se indignou e protestou, sem que prá isso tivesse escolhido um líder; pelo contrário, as recentes manifestações sintetizam a decepção com todos eles.

A Revolta do Vinagre, como tem ficado conhecida, reúne grupos insatisfeitos com diversos temas: preço das passagens do transporte público, problemas com a segurança, saúde, educação, inflação... e o nome vinagre é uma alusão à prisão de um jornalista por portar na sua mochila o produto (que é utilizado para amenizar os efeitos do spray de pimenta - uma das armas da PM para combater e dispersar os protestos).

A FIAT, que recentemente lançou uma campanha de mídia para vender carros, suspendeu o comercial (a pedido não sei de quem), pois a música virou hit dos manifestantes, como se pode ver nos dois vídeos a seguir.

Nem Lula, nem Dilma, nem nenhuma sigla partidária é bem vinda entre os manifestantes, que diz "Basta!" aos políticos.


Se você está insatisfeito com alguma coisa, faça seu cartaz e "Vem prá Rua!"

Hoje, 20/06/2013, tem protestos organizados nas maiores cidades do Brasil, e você é bem vindo.


Voltaremos ao tema,

Joserrí de Oliveira Lucena
Historiador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.