sexta-feira, 12 de julho de 2013

Desigrejado, desviado, apóstata...

Participo de um grupo no facebook, que compartilha idéias não muito ortodoxas para o púlpito convertido ao capitalismo, mas que tem um terreno fértil nas mentes e corações daqueles que tentam entender o verdadeiro significado de nossa curta experiência nesse plano terreno.


Por exemplo, você já deve ter ouvido que cresce no Brasil o número de cristãos sem igreja... que são considerados pelos demais como desigrejados, desviados, ou até apóstatas.

Num post recente do listeiro Thiago Mendanha, ele divulgou uma entrevista que deu à revista "Show da Fé" - cerca de 2 anos atrás.


Com autorização do mesmo a replico aqui, para a reflexão de vocês.

Espero que vocês gostem das respostas, tanto quanto eu gostei.



Um abraço,

Joserrí de Oliveira Lucena

-------


1. Nome completo: Thiago Mendanha do Nascimento

2. Idade: 25 anos.

3. Profissão: Analista de Sistemas.

4. Estado civil: Casado.

5. Filhos? Quantos? Nenhum.

6. Igreja da qual fazia parte (pentecostal ou tradicional): Fiz parte de muitas denominações diferentes, tradicionais, pentecostais e neopentecostais, mas a mais significativa, onde passei mais tempo, foi a Igreja Cristã Evangélica do Brasil, institucionalmente tradicional, mas “avivadas” em suas filiadas interioranas.

7. Primeiramente esclareça uma questão: qual a diferença entre o desigrejado e o desviado do Evangelho ou apóstata? Nem todo desigrejado é um desviado do Evangelho ou apóstata, e nem todo desviado do Evangelho ou apóstata é um desigrejado.

8. Por que desistiu da igreja? Em suma, porque ela é incoerente, sugadora ao invés de doadora, ostentadora e vai contrária a tudo que diz representar.

9. Você desistiu da instituição, mas como está sua vida com Deus? Antes “media” minha vida com Deus em termos de jejum, oração, meditação, leitura da Bíblia, frequência na igreja e costumes advindos de proibições doutrinárias. Percebi que nesse processo, as pessoas a quem devia amar ficaram para trás. Como evoca a máxima bíblica de que aquele que diz amar a Deus e não ama o irmão é um tremendo mentiroso, parei de mentir pra mim mesmo e passei a gastar minha energia em gente: família, amigos e pessoas a quem tenho a oportunidade de fazer diferença de alguma forma. Relacionar-se com Deus é relacionar com gente.

10. Quais os principais erros cometidos pela instituição (liderança e liderados)? Para mim, os piores erros são aqueles que ferem, invalidam e destroem as pessoas que ingenuamente depositam sua fé em homens que autoproclamam-se sendo ungidos de Deus. Os erros envolvendo líderes e liderados são os esperados de qualquer instituição que tem formato capitalista e hierarquia piramidal, ou seja, bem diferente do conceito que Jesus sugeriu.

11. O que seria uma possível igreja perfeita? Não consigo imaginar uma igreja perfeita. A que mais se aproximou foi a de Atos e veja no que deu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.