domingo, 30 de janeiro de 2011

Notícia por trás da notícia

Todos os que temos a capacidade de pensar sozinhos, e não apenas de reproduzir o que a chamada "elite dominante" deseja, sabemos enxergar a notícia por trás da notícia.

Mas as vezes precisamos de um empurrãozinho, pois somos tentados a desligar o "desconfiômetro" quando a notícia é dada por alguém de nossa simpatia.

Outra forma de reproduzir uma falácia é quando lemos uma mentira no meio de outras verdades, e não percebemos a manobra que tenta dar característica de legitimidade à mentira posta.

De vez em quando, ao reproduzir as matérias de outros blogs, estaremos postando provocações ao desequilíbrio cognitivo da redação publicada, de forma a insinuar, quando não puder afirmar taxativamente do que se trata, de que há algo mais a acrescentar no conteúdo.

Há interesses demais em questão para que os que apregoam a verdade nua e crua (uma utopia) possam divulgá-la sem a revanche dos que se escondem por trás da verdade.

Nesse sentido, recomendo assistir ao filme de Clint Eastwood, Absolute Power, de 1997, cuja sinopse apresentamos a seguir, em que os papéis de vilão e mocinho estão invertidos nos personagens de presidente e ladrão (talvez um retrato de nossa sociedade). O filme nos dá um puxão de orelha para sempre termos pelo menos o interesse em ver e saber o que se passa por trás da cortina do espetáculo.

Sinopse:
Baseado no romance de David Baldacci, Poder Absoluto é sobre a crueldade das pessoas no poder. O presidente acredita que tudo que ele faz é irrepreensível, incluindo um caso ou dois. Que induz ao homicídio e todos ao seu redor está envolvida. Existe apenas uma testemunha, um ladrão chamado Luther Whitney. Eles têm certeza que ele vai falar, mas quando? O Serviço Secreto está determinado a mantê-lo quieto, mas pegar um ladrão não é sempre fácil. 

Luther Whitney é um ladrão profissional, que só funciona ocasionalmente. Ele está planejando o que é suposto ser o seu último trabalho, e tudo está indo bem até que alguns vêm de antes que ele possa sair. Ele se esconde em uma sala secreta e por detrás de um espelho unidireccional vê que ela é a esposa do dono da casa que ele está roubando e outro homem. Eles estão brincando quando o homem decide animar as coisas por golpes, ela tenta fugir, mas ele a domina, ela então pega um abridor de carta e está prestes a atingí-lo quando ele grita por socorro e dois homens entram para matá-la. Parece que o homem é Alan Richmond, o presidente dos Estados Unidos e os dois homens são os agentes do serviço secreto que lhe são atribuídos. 



Mais tarde, uma mulher, Gloria Russell, que é o seu Chefe de Gabinete entra e ao tomar conhecimento do que tem acontecido, decide encobri-lo e fazer parecer que ela foi morta por um assaltante. Após a higienização da sala, eles estão prestes a sair, mas eles esquecem o abridores de carta, Whitney sai do esconderijo e leva-o e faz a sua fuga, mas quando eles voltaram para o abridor de cartas, descobrem Whitney e começam a persegui-lo, mas ele foge. A polícia investiga o assassinato e não há tantas inconsistências, o que torna o investigador, Seth Frank suspeitar que algo está acontecendo. 


Frank, em seguida, descobre que Whitney é um possível suspeito, mas a única coisa é que ele não acredita que Whitney é um assassino. Whitney tenta deixar a cidade, mas quando ele descobre o quão corrupto e amoral Richmond é, ele decide jogar fortemente com ele e os outros. Richmond, ao mesmo tempo, diz que Whitney deve ser silenciado para sempre.


Veja fotos do filme em http://www.imdb.com/media/rm119049728/tt0118548


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.