sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Revista Deguste e a cozinha Seridoense em Natal


Do blog Collecione
A Revista Deguste, publicação natalense, destacou na sua edição desse mês que a maioria dos empreendedores natalenses do segmento gourmet possuem raízes seridoenses. Acompanhe a seguir, a reportagem na íntegra.
A região do Seridó do Rio Grande do Norte, que se tivesse uma capital seria Caicó, tem entre suas características a limpeza e organização de suas cidades, a hospitalidade culinária de seu povo (dificilmente alguém passa pela casa de um seridoense sem ser bem servido) e o empreendedorismo dos seus filhos.
Em Natal, esse empreendedorismo ultrapassou a fronteira do clichê da carne de sol e do queijo do coalho. Embora sejam esses os itens mais representativos da culinária seridoense, o poder de repercussão dos restaurantes originados dessa cultura transita por um universo bem mais complexo e sofisticado do que essas referências folclóricas.
Do sanduíche mais antigo vendido numa esquina, ao restaurante mais glamoroso, o Seridó está presente em todos os estratos sociais da gastronomia, incluindo aí a iniciativa de transformar a arte culinária em foco de ações jornalísticas. Claro exemplo disso é a própria Revista Deguste, que foi idealizada por um legítimo seridoense, o jornalista Luís Benício Tavares Siqueira, que é de Caicó.
Talvez a nossa gastronomia não tivesse a mesma força representativa se faltassem ao mercado marcas como Abade, Âncora Caipira, Brocoió, Camarões, Daguia Tortas Finas, Farofa D’agua, La Tavola, Pinga Fogo, Piazzale, Salomé, Tirinete, e até mesmo a Kopenhagen, que embora seja uma marca nacional fundada no Sul do País, tem suas lojas no RN dirigidas por uma caicoense.
Saber quem são essas pessoas e apresentá-las ao leitor da Deguste foi a missão a qual a revista se propôs nesta primeira edição do ano 2010. Convidamos alguns desses personagens para um brinde com o espumante da Casa Valduga, numa mesa do restaurante Abade, e traçamos o perfil de cada um para esta edição. Foi um final de tarde mito agradável na companhia de todos eles.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.