domingo, 1 de janeiro de 2012

Leituras e Percepções de Mundo


Leituras e percepções de mundo

Há pessoas que só lêem o que gostam e massageia seu ego. Acreditam que assim fortalecem suas opiniões e conseguem argumentos para convencer os outros que seu ponto de vista é o mais acertado.

Também é comum que alguns leiam aquilo que faz parte de seu objeto de desejo, como um estilo de vida, um ideal de consumo ou até um imaginário utópico de futuro.

Há outros que lêem tudo; até bula de remédio. Mesmo que não tenham um objetivo definido na leitura especificamente. As vezes até a leitura de anúncios, rodapés, letrinhas miúdas… tudo!

Desde menino sou desse terceiro grupo.

Foi assim que comecei a ler, por volta dos 4 anos. Morávamos próximos ao comércio do Sr Paizinho Rangel, em Caicó-RN. Era hábito naqueles idos de 1972 que as mercearias utilizavam os jornais velhos para embrulhar barras de sabão (era comum, naquela época a compra de quase tudo em frações, que a gente chamava de “mercado”: café, óleo, e temperos – alguns, artigos de luxo).

Em casa eu ficava “desenhando” as letras grandes  e depois perguntava a minha mãe que nomes eram aqueles… rapidamente aprendi as letras e comecei a selecionar as que podiam ser incorporadas ao meu uso freqüente, como as letras do meu próprio nome.

Certamente por influência daquelas primeiras “leituras” que eu me identifiquei com notícias de política, religião e economia (as vezes as três numa mesma matéria, como no caso dos conflitos no Oriente Médio e a Guerra Fria) - creio que isso contribuiu em muito para minha percepção de mundo, e me "empurrou" para cursar História no ensino superior.

De tão viciado em leitura, lia tudo que era rótulo de shampoo, de creme dental, de caixas de sabão… de tudo mesmo. Logo em seguida descobri as palavras cruzadas, e as consumi (mesmo na privada) por anos a fio, até achar que não havia mais níveis de dificuldade ou assuntos suficientes que me atraíssem para gastar aqueles minutos de meu tempo. A gente não devia, mas vai ficando exigente e seletivo.

Num mundo transbordante de informação, em que se tornou o século 21, com o advento das redes sociais, evidentemente que é importante ser seletivo, como forma de melhor aplicar os conhecimentos a que se tem acesso; por isso atualmente eu evito leituras eivadas de conteúdo manipulado ou com mensagens subliminares em excesso.

Entendo, entretanto, que a gente não deve ler só o que gosta, até como forma de ter argumentos nos assuntos que os nossos pares gostam e dominam, e que por vezes antagonizam com nossas crenças, princípios e valores.

Quando não é assim, os debates viram embates.

Tenho o hábito de ler algumas obras anualmente, e foi assim que li os clássicos na minha juventude – as bibliotecas públicas, hoje esquecidas, me ajudaram muito com a técnica do “empréstimo”.

Para este ano de 2012, propus como meta pessoal ler as obras abaixo:

* Coração de Pastor, de John Sittema;
* Oficina de Casamentos, de Adão Carlos Nascimento;
* O que todo Presbiteriano inteligente deve saber, de Adão Carlos Nascimento e Alderi Sousa de Matos;
* Pensamentos e conceitos dos Sermões de Vieira, de Francisco de Assis Medeiros; e,
* A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr.

O primeiro livro foi presente do meu pastor Edinaldo Gilmar Melo, o segundo foi presente de minha irmã Josita e os dois últimos foram presentes de meu colega conterrâneo de Seridoense, Nivaldon Cleber, da empresa de Tranportes 6 (Caicó-Natal-Caicó).

Obrigado pelos presentes e Feliz 2012 prá todos vocês.

Joserrí de Oliveira Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.