segunda-feira, 24 de março de 2014

Liberdade de Expressão? (texto de Dilson Cunha)

"Liberdade de expressão? 

Quem apóia a ditadura deveria ter espaço na democracia?
Não seria como um ateu ter espaço na celebração de uma missa?

A isso seria correto chamarmos de liberdade de expressão?

Ver, como vimos, o insano deputado Bolsonaro defendendo a tortura a plenos pulmões em praça pública, é liberdade de expressão? Isso não configuraria, antes, quebra de decoro parlamentar de um parlamentar democraticamente eleito?
A liberdade de expressão pode ser contra a liberdade?

Assim como quem apóia a democracia não tem espaço numa ditadura - senão não é uma ditadura - quem apóia a ditadura deveria não ter espaço na democracia. Usufruir da democracia contra a democracia é, no mínimo, falsidade intelectual. Clamar democraticamente por uma ditadura é o cúmulo do contrasenso. É a estupidez em estado bruto.

Já não basta a questionável anistia dada aos criminosos do regime golpista civil-militar?

Liberdade de expressão coaduna com liberdade de repressão?

A mistura de Bolsonaro com os precedentes discursos do Feliciano, somados a setores ultra-conservadores católicos e evangélicos é qualquer coisa, menos democrática.

Os "vermelhos" - não tão vermelhos assim, salvo pela ignorância filosófica dos seus detratores - como a eles se referem os insatisfeitos, estão no poder há doze anos. Eles nao têm minha simpatia por motivos mais pragmáticos e acho mesmo que para o bem da democracia e de sua saúde política, está na hora de novos ares, novas gerações políticas, mas com os parâmetros da liberdade democrática. Com a coragem dessa aposta e todas as suas implicações.

À falta de alternativas, não cabem golpismos e discursos conspiratórios. Nao há alternativas à democracia. Senão a covardia. Como é covardia a tortura defendida por Bolsonaro e, surpreendentemente (seria surpreendente mesmo?) por setores religiosos.

Então, fica a questão: quem apóia a ditadura deveria ter espaço na democracia? Quem é contra a liberdade deveria gozar dela?

Democracia, na acepção do termo, pressupõe limites e parâmetros. Os pressupostos dos intolerantes não são democráticos. Portanto, é uma incongruência que gente da estirpe de um Bolsonaro permaneça deputado. Se os parâmetros fossem mais rígidos, sua cassação seria peremptória.
Mas a democracia, por princípio, é mais leniente, por isso ela não é tão tolerada pelos intolerantes, ainda que eles mesmos se beneficiem da tolerância.

A saída para uma democracia em xeque é o aprofundamento mesmo da democracia (se bem que geralmente quem põe em xeque a democracia são expoentes não democráticos). Isso se faz com educação, cidadania, informação, promoção de paz social, cultura da liberdade etc.

A falta disso faz com que grande parte dos que defedem bandeiras antidemocráticas não têm noção da própria idiotice."

Dilson Cunha
24/03/14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.