"SE A BOA ESCOLA É A QUE REPROVA, O BOM HOSPITAL É QUE MATA!"
Não podemos generalizar que todos os docentes pensam do mesmo modo, mas há aqueles que se envaidecem de reprovar, como forma de serem reconhecidos como durões ou até apenas para serem notados, valorizando sua cadeira como maior que as outras... uma pena.
O diálogo aluno-professor é fundamental para a TROCA que é a aprendizagem, pois, como dizia Paulo Freire, "Ninguém ensina ninguém; ninguém aprende sozinho; as pessoas aprendem juntas".
Pois bem, nessa TROCA, o professor (prefiro facilitador) tem um importante papel, e sua "avaliação" pode ser feita inclusive a partir do reflexo das NOTAS dos alunos - que é, em resumo, uma forma tosca de medir o quanto foi exitoso/frustrante atrair a atenção dos alunos para "se apaixonarem" pelo tema...
Há os professores que se orgulham, sim, de maltratar os alunos com o poder da tinta vermelha, e, quando possível, reprová-los por motivos extra-aula... para tais, sugiro lerem a obra supra, da qual reproduzo um resumo abaixo (o trabalho é da internauta Mayara Lopes, e já foi replicado por outras pessoas).
Entre outras coisas, o autor assevera: "A reprovação é sempre mais um problema de “ensinagem” do que de aprendizagem."
O problema é que, diferente de um paciente, que pode optar não ser tratado por um médico que é famoso por matar seus pacientes, a maioria dos alunos não pode escolher seus professores...
Joserrí de Oliveira Lucena
"Se
a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata."
Resumo
feito por Mayara Lopes
"Triste
não é mudar de idéia.
Triste é
não ter idéia para mudar".
Francis
Bacon
APRESENTAÇÃO
A
obra possui dezesseis capítulos, com tendência multidisciplinar,
constatando que sem auto-estima, há maior dificuldade de se
assimilar conceitos, ainda mais conceitos novos que o sistema
educacional vem propondo.
CAPÍTULO I: “A
FALÁCIA DA CURVA DE GAUSS”
Inicia avaliando o uso da curva de
Gauss como sitematizadora da situação dos alunos na qual os bem
dotados estão acima, e, os menos dotados abaixo. O que embasa que em
avaliações normais há reprovação para os abaixo da curva.
Tal
processo avaliativo dito normal não averigua fatores como a
criatividade do sujeito, o tempo gasto, e o ser humano envolvido na
situação.
A postura científica da curva de Gauss não deve se
aplicar a educação, pois tende a coisificá-la e a justificar o
conceito de “reprovar com justiça”.
A pessoa humana martela a
curva com suas diversas virtudes, diversos tipos de inteligência.
CAPÍTULO II:
“AMASSANDO A CURVA”
Sugere que a competição começa com o
professor no objetivo e classificar o aluno ao invés de tentar levar
a todos a atingir o conhecimento. Mostrando a problemática de pouco
tempo para a grande carga de conteúdo.
Expõe que a educação
vem sendo enterrada pela normatização e uniformização com padrões
rígidos quanto à temporalidade da formação.
Faz uma analogia
com o tempo de aprendizado e tempo de cura, mostrando que ambos os
casos contam com diferenças individuais e que tanto a convalescença
quanto o aprendizado não obedecem a padrões de tempo
pré-estipulados.
O importante é chegar ao destino e não o tempo
que se gasta para tal. O importante é tentar várias vias, várias
formas de aprender, mas sempre tentar.
Cita o sistema do
escotismo, criado por Baden Pawel em que o grupo fica livre, mas que
em determinada hora o estabelecido deveria estar pronto para a
inspeção do campo e formatura para a bandeira. Considera que
estabelecer competição é dizer que independente do esforço,
grupos de menor experiência não tem premiação, ou mesmo, não tem
tanto valor quanto os bons. Esse tipo de padrão competitivo é uma
fábrica de desanimados.
Quem ensina deve centrar no aprendizado
da maior parte do grupo possível.
CAPÍTULO III: “O
CURRÍCULO MATA”
A vivência profissional não envolve somente o
currículo escolar, mas a experiência de vida. Segundo o dito
latino: “Non scholae sed vitae discimus”, não aprendemos para a
escola, mas para a vida.
O grande problema da escola é que se
decora para testes, aprendem-se macetes, dribla-se a avaliação.
Preparar-se para a vida fica em plano secundário ou mesmo
esquecido.
Nas palavras do autor: “... estudou coisas enormes,
quantidades que não cabiam em cadernos e quantos livros você foi
obrigado a comprar e nunca usou...”
A maioria dos assuntos
pesquisados não tem oportunidade de ser usado na vida, e quanto
tempo é perdido enquanto poderia estar se estudando o que se
gosta.
Os pilares da escola são: currículo, programa e nota; Em
detrimento ao saber e ao deleite humano.
Chega-se a necessitar de
um bisturi pedagógico que corte fundo. O currículo tem que abranger
leitura, visitas, relatórios, observações e movimento.
É
importante o cuidado de perceber a necessidade de disciplinas novas,
lecionando coisas diferentes.
Transcrevendo literalmente: “Cada
disciplina é ministrada para atender à corporação dos docentes,
enquanto a sociedade é muito maior que a corporação de
docentes”.
A educação tem que servir à sociedade.
CAPÍTULO IV: “A
QUANTIDADE SATURA”
Ministrar muito conteúdo leva ao desanimo e
a completa entrega diante das dificuldades, pois as mesmas parecem
impossíveis de serem superadas.
O estudo que deve ser um processo
de renovação pessoal passa a ser uma tortura da inteligência.
Observa-se o aluno a aprender o que gosta e o que não gosta, o que é
necessário e o absolutamente desnecessário, o atualizado e o
desatualizado.
A função de enxugar o conteúdo é do professor.
Mas, o professor também está marcado pela saturação das
quantidades, ele foi formado em um sistema onde o mestre é o agente
de uma sociedade a favor de uma elitização.
Perpetua-se os
erros, porque assim que foram ensinados e nunca se ensinou a respeito
do questionamento que é feito.
O limite humano é dado pelo
tamanho das idéias.
CAPÍTULO V: “O QUE É
QUALIDADE?”
Segundo o autor qualidade é a linguagem da moda que
incorpora conceitos e depois critica-os. Alguns ainda usam o termo
reciclagem profissional como que a aproveitar o lixo intelectual.
O
grande problema da quantidade é a insuficiência das ferramentas
disponíveis. Não adianta conceituação e sistematização sem a
presença do elemento humano.
Um grande acontecimento educacional
é quando dois seres se encontram e suas idéias se chocam, tais
seres se tornam diferentes e é imprevisível o que poderá suceder a
cada um. A excelência humana é mais completa que a excelência
acadêmica. E, a verdadeira qualidade em educação depende é da
qualidade humana. Se eficiência é fazer bem feito, eficácia é
fazer o que deve ser feito. Só eficiência não basta, é preciso
ter eficácia, fazer o que deve ser feito.
CAPÍTULO VI: “A
UTILIDADE ANIMA”
Quando alguém percebe que faz coisas úteis,
melhora sua auto-estima e a alegria anima todo o seu organismo.
O
amargor não cura, a vida tem seus dissabores, mas aumentar os que já
existem é um contra-senso.
Deve-se tirar o que não é útil do
programa para proporcionar um conhecimento com prazer.
CAPÍTULO
VII: “A ATUALIZAÇÃO MOTIVA”
Estudar conteúdos atuais é
motivador porque existe uma relação imediata com a realidade da
vida.
O autor denomina os professores arcaicos de “professauros”
e usa a máxima: “Quem não se atualiza, fossiliza-se”.
CAPÍTULO
VIII: “A REPROVAÇÃO COMPROMETE A INSTITUIÇÃO”
Diante da
reprovação o aluno é colocado como grande culpado do seu
fracasso.
Com a reprovação como tradição, a escola serve mais
para impedir o sujeito do que para promovê-lo. Tal fato deixa a
libertação proposta por diversos sistemas de educação restrita ao
papel, pois não efetiva mudanças no curriculum ou no
programa.
Mediante a visão da escola, não importa o tipo de
cidadão que é capaz de formar, mas a capacidade que tem de promover
um estudante, mesmo que ele passe por cima dos demais, de acordo com
uma competitividade selvagem aprendida entre muros, entre os muros da
escola.
Segundo a obra: “A reprovação está dentro de um
contexto, não se trata de um fato isolado. São culpa da escola, do
aluno, da família e do sistema.”
O grande problema da maioria
dos professores é que a matéria prima pode não reagir porque não
tem vontade, mas os alunos são seres humanos e podem dizer que
concordam ou não. Se o aluno diz não a algum conteúdo é sempre
culpado por não aprender, por não querer aprender. Os demais
isentam-se da culpa que é toda lançada nele.
A reprovação é
sempre mais um problema de “ensinagem” do que de
aprendizagem.
CAPÍTULO IX: “OS PONTOS FORTES DOS ALUNOS”
“O
papel do professor é buscar os pontos fortes dos alunos.” –
Santo Agostinho;
Quando o professor busca o ponto fraco do aluno,
ele mesmo se sente frustado. É preciso promover mais e recriminar
menos.
Os professores, de um modo geral, assinalam o erro e
rabiscam bem o que está errado com canetas especiais para chamar
atenção sobre o erro. Tal método perde a força de fixação
acerca do acerto. Até a família foi sugestionada de tal forma, e
querem que o professor marque o erro e corrija.
O professor deve
apenas escrever a forma correta.
Ninguém precisa aprender
sofrendo.
CAPÍTULO X: “A ESCOLA DO FUTURO”
Terá que
lidar com a questão do virtual e uma possível redução das
manifestações humanas. Com o mundo virtual também será mais fácil
aprender.
Deve-se humanizar o novo contexto para não haver perda
da que existe de precioso na humanidade: a capacidade de distinção
entre o ser e o não ser.
O autor relata que a escola do futuro
vai requerer dos educadores uma transformação na linha da
humanização. As inteligências múltiplas deverão ser
desenvolvidas para embasar as pessoas para lidarem com situações
imprevisíveis.
CAPÍTULO XI: “MUDANDO PARADIGMAS”
Os
paradigmas dão segurança em relação ao passado e criam o medo em
relação ao novo.
É a ótica do negativo que justifica o título
da obra. O fato de considerarem a reprovação como meta, de não
cultivar o prazer de estar na escola.
Existem muitos paradigmas em
relação à educação, que se instalaram e não auxiliam o
aprendizado.
Alguns deles são: seriação, nota, bimestre letivo,
dependência, recuperação, dentre outros.
Há professores que se
realizam nesse conceito para pagar, sem perceber, tributos aos
paradigmas do passado.
Nas palavras do autor: “O que serve fica
de lado, o que não serve e ajuda nas reprovações, retenções e
dependências são usadas à larga porque muitos ainda pensam que a
boa escola é a que reprova, como se o bom hospital fosse aquele que
matasse”.
A escola não pode mais depender dos medrosos que
fogem da ousadia de viver.
CAPÍTULO XII:
“SOMBREAMENTO”
Algumas instituições classificam os
acadêmicos de acordo com o nível do que deixou de aprende, o que é
entendido como sobreamento.
Não basta ser humano, o código
lingüístico tem que acompanhar, pois como se pensa influi em como
se fala e o modo de falar é a expressão da própria vida.
CAPÍTULO
XIII: “ABATIMENTO”
Um professor não pode se mostrar abatido,
pois, abatimento é um sintoma grave que acaba sendo transferido para
o aluno, que por sua vez, transfere para o conteúdo
ministrado.
Assim, os alunos passam a achar sem saber as razões,
que a escola é insuportável, chata, um lugar a ser evitado.
Uma
postura de desânimo expulsa os alunos da escola, pois os mesmos se
entediam com a lamúria.
CAPÍTULO XIV: “PROSTRAÇÃO”
“Abracei
o vento como último momento na praia e fui dormir tendo o nada como
companhia”.
Cada profissão tem seu padrão de realização,
assim como o circense se nutre com a platéia. O professor não pode
e não deve nutrir-se no nada, deve nutrir-se do prazer de ver o que
ensinou; De perceber que preparou os seres humanos para o
imprevisível do amanhã, ensinando pessoas a entender as demais em
busca de soluções.
CAPÍTULO XV: “ÂNIMO E
PERSISTÊNCIA”
“Temos primeiro que compreender que não há
vida sem risco – e que quando nossa alma é forte, tudo mais é
secundário, até os riscos”. – Elie Wiesel (sobrevivente do
Holocausto).
O autor defende a necessidade da existência e adoção
de valores, ressaltando que é fundamental focar em um objetivo.
Pois, sem valores não se chega à parte alguma, ou ainda aonde o
vento levar se houver vento.
Uma solução diante da divergência
de opiniões é a democracia por possibilitar a vida de forma mais
harmônica em meio ao pluralismo. Viver o plural não precisa ser uma
guerra de oponentes, mas uma resultante de sensatez.
O capitalismo
termina com a sentença: “A escola precisa ser pensada na linha da
informação, da criatividade, da intuição e do sonho”.
CAPÍTULO
XVI: “EDUCAÇÃO GERADA NA ESPERANÇA”
A esperança dá a
certeza, a certeza de que os problemas podem ser superados mediante a
uma postura de metas claras.
Uma saída para os problemas
educacionais está em estabelecer metas claras e saber os valores nos
quais embasar-se e escolher os valores adotados que guiarão as
ações.
A alegria deve aliar-se a felicidade que é capaz de
promover a realização.
Segundo Einstein, se o sujeito faz parte
do universo, quando o mesmo cresce, o universo todo cresce com ele.
REFERÊNCIA:
WERNECK, Hamilton. "Se
a boa escola é a que reprova, o bom hospital é o que mata". 8
edição. Rio de Janeiro: DPeA, 2002.
Fonte:
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