quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dicas de Investimentos: 5 erros a evitar

A política do atual governo de juros em queda livre tem impactado ne­gativamente no bolso de quem investe suas economias em caderneta de poupança e títulos públicos.

 

A gente sabe que nem todo aplicador é um especulador: há também aqueles que durante anos juntaram uns trocados ou venderam uma terrinha e complementam sua renda com aplicações financeiras nesses ativos.

 

A propósito, as regras da caderneta de poupança vão ser mexidas novamente – a gente vai escrever um artigo falando disso em breve, mas você não deve se assustar, a menos que tenha mais de R$ 120.000,00 nessa modalidade de investimento.

 

É importante identificar seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) antes de tirar seu dinheiro da poupança e partir para outros investimentos de maior risco.

 

Caso você seja um investido­r de perfil moderado ou agressivo, e aceita correr riscos para obter maiores rendimentos sobre suas aplicações, deve estar considerando ingressar no mercado de ações. 

 

Se você está pensando em começar a investir em ações, ou iniciou há pouco tempo e ainda possui pouca experiên­cia no assunto, é importante que você se mantenha muito bem informado para não cair em armadilhas.

 

Vamos falar dos cinco erros mais comuns cometidos pelos investidores de primeira viagem, que são:

 

1º erro: investir no curto prazo

2º erro: agir por impulso, emocionalmente

3º erro: comprar ações quando estão em alta

4º erro: analisar rentabilidade passada

5º erro: investir tudo em ações

 

 

1º erro: investir no curto prazo

Investir em ações não é recomendado para quem precisa dos recursos aplicados no curto prazo. Ou seja, aplicar para resgatar em alguns dias ou poucos meses. Embora exista a possibilidade de ganhos rápidos em situações bem singulares, como no lançamento de ofertas públicas, o investimento em renda variável esperando retorno rápido ou na dúvida que venha a precisar sacar logo a aplicação, pode ser perigoso.

A cotação de aplicações é feita diariamente, e até no mesmo dia oscila bastante, existindo a pos­sibilidade do momento de correção (prá cima ou para baixo) coincidir com o pra­zo no qual você precisará resgatar os recursos aplicados. A recuperação do valor da cota a um patamar melhor ou superior ao atual é uma incerteza que só o tempo pode confirmar, e numa aplicação de curto prazo a probabilidade de perda é bem maior, obrigando o investidor a assumir perdas, pois precisa do dinheiro prá já.

 

2º erro: agir por impulso, emocionalmente

Sangue frio e autocontrole são pré-requisitos importantes no investidor, pois há momentos em que o preço das ações vai despencar e não se deve tomar nenhuma outra atitude impensada. Correções e flutuações de curto prazo ocorrem, mas os efeitos nas aplicações de longo prazo tendem a seguir inalterados. Quando o investidor vai ficando mais experiente aprende a avaliar esta situação, esperando o momento certo para a decisão correta.

Como os iniciantes não têm este pre­paro, tornam-se mais impulsivos e agem emocionalmente, vendendo seus ativos sem pen­sar, o que pode acarretar em perdas financeiras graves e ainda criar um trauma irreparável no novo investidor.

 

3º erro: comprar ações quando estão em alta

A bolsa fica em evidência, inclusive com grande destaque na mídia, nos momentos de alta. Nesse cenário, atrai investidores ávidos por uma alternativa vantajosa para seus investimentos, sendo normalmente este o momento do investidor experiente e do especulador capitalizarem seus ganhos, vendendo ativos aos novos interessados, que são atraídos pelo lucro fácil.

O caminho geralmente é inversamente proporcional para investidores novatos e experientes: enquanto uns procuram comprar ações em alta, os outros vendem para materializar o lucro de seus investimentos quando as ações custavam barato. O ganho significativo e rápido é um atrativo para os investidores de primeira viagem, que podem até ainda ganhar alguma coisa, mas após grandes valorizações de seus papéis, o mercado tende a se acalmar e até a voltar a patamares anteriores ao período de alta.

 

 

4º erro: analisar rentabilidade passada

O bom desempenho da bolsa não garante a mesma rentabilidade no futuro. Essa é uma armadilha bastante perigosa para os iniciantes no mercado de ações e os bons profissionais do mercado devem orientar como usar esta informação de modo correto.

Renda variável é um investimento sujeito a oscilações, com movimentos de alta e baixa, sendo impossível prever o retorno futuro da bolsa apenas comparando o desempenho dos números – um bom retorno no passado não é garantia de retorno no futuro.

As cotações de um ativo não são definidas por eventos passados ou pelo seu histórico na bolsa, embora recebam influência da “perspectiva” que o mercado tem para o futuro desse ativo. Desse modo, de nada importa se uma empresa teve um desempenho brilhante no passado; o que importa é o “daqui para frente”.

 

 

5º erro: investir tudo em ações

A palavra de ordem aqui é “diversificar” os investimentos. Esse é um dos conceitos básicos de quem investe. No mercado há uma expressão para isso: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”, ou seja, distribua seus recursos em diversas modalidades de aplicações e outros segmentos como imóveis ou renda fixa, mesmo que a rentabilidade não pareça tão atrativa no curto prazo, mas que representem uma boa estabilidade de seus ativos.

O mercado de ações é um investimento de risco e exige que você esteja preparado, não só financeiramente, mas sobretudo psicologicamente, para lidar com momentos de crise.

 

 

Antes de partir para quaisquer modalidades de investimento é importante identificar seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo). Porém, para entrar nesse mundo é preciso estar preparado e conhecer algumas regras importantes, pois o arrependimento vem sempre acompanhado de perda financeira significativa.

 

Joserrí de Oliveira Lucena

MBA em Finanças – PUC-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.