quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ofender-se e ofender; Por quê?

Semana passada reencontrei uma colega de Faculdade, que não via há algum tempo (estudamos juntos nos últimos anos da década de 1980).

Comentou que uma parente dela, muito emocionada, havia lido o depoimento de meu filho Jesiel, acerca do Ciências Sem Fronteiras - e que ela disse que havia estudado com o pai desse rapaz lá em Caicó...

Microempresária, lamentou-se ainda que só a duras penas consegue manter-se no mercado, pois "ESTE" governo não ajuda os empresários... que a carga tributária é alta demais... e que A Candidata não merecia receber nossos votos...

Na breve conversa, ficou claro que seus problemas mais graves são a concorrência dos produtos da China, o fato de suas clientes atualmente preferirem fazer compras nos Estados Unidos... e, o pior dos pesadelos: não consegue mais sonegar nadinha, pois hoje tudo está informatizado!

Passado o pleito, eis que recebo sua visita, hoje, no meu local de trabalho, de forma aparentemente não planejada. Disse que estava ali para me trazer uma mensagem de Parabéns (mais ou menos com as seguintes palavras - que narro de forma bem resumida):

- Muito bem! Você está feliz, não é? Seus candidatos foram Todos eleitos...
Agora se prepare: os juros vão "desembestar", vai tudo subir... tudo por culpa sua! Cadê? Prá quanto já subiu os juros???

Fiquei surpreso. Não esperava essa atitude da parte dela... que ainda continuou:

- Eu que tanto carreguei bandeira do PT um dia, nunca imaginei que o povo ia eleger aquela VAGABUNDA da Fátima como Senadora, enquanto nós, empresários, temos que dar um duro danado prá sustentar esses VA-GA-BUN-DOS do PT!!!

E foi ainda mais ofensiva - dessa vez no particular:
- Olhe, quem quer ter filho no exterior, tem que TRA-BA-LHAR, como eu trabalho, prá sustentar ele morando lá...

Jamais esperava ouvir tantos impropérios AO VIVO, E À CORES... bem ali, na minha frente.

Gesticulando, dedo em riste e falando alto, ela disse bem mais do que o narrado acima... sem qualquer reação de minha parte. Fiquei em estado de choque.

Deixei-a ir-se com sua indignação, e voltei pro meu Trabalho, que é atender demandas de empresários (dela inclusive) com acesso a crédito subsidiado, em condições que proporcionam a viabilidade sustentável de empreendimentos, ante um cenário internacional desfavorável...

Só eu sei como fiquei por dentro, remoendo aquelas palavras o restante do dia, e imaginando como uma pessoa é capaz de ofender-se tanto com a escolha do outro, a ponto de também ofendê-la. Por quê?

Joserrí de Oliveira Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.