sábado, 29 de setembro de 2012

Greve dos Bancários 2012 - reflexão

Texto lido na Assembléia que deliberou pelo fim da greve dos bancários (da instituição que trabalho).

---

Este delegado sindical, a presidente do SEEB-RN, Marta Turra, e ao fundo o Diretor Chicão

Admiro os que têm o poder da oratória. É neles que me inspiro para me expressar. Sei que estou longe, sei, mas nem por isso desisto de tentar.

Um bom soldado é aquele que defende sua pátria, seu lar e seus compatriotas, às vezes em terras longínquas para garantir a paz e o bem comum. Como soldado a quem os companheiros confiaram o papel de representar, lutei minha primeira batalha na trincheira, mesmo sem a experiência de muitos outros a quem sequer sou digno de atar as sandálias; deles ouvi bons conselhos, e observei os passos cuidadosamente. Posso citar aqui Chicão, Neto, Arnaldo, Miria, Prudêncio, Abraão... e os membros da diretoria e de apoio logístico do sindicato (munindo a tropa com refeições e material de campanha) – é um batalhão de anônimos que merecem todo nosso reconhecimento e aplausos.

Meu sentimento hoje é de muita tristeza, mas ao mesmo tempo do dever cumprido.

As ruas vazias de cabos eleitorais e limpas da poluição de santinhos dão a dimensão do efeito da paralisação dos bancos, neste ano. Eles, os candidatos, foram os mais prejudicados pela inanição de dinheiro para pagar as campanhas... agora vamos suprir o mercado e garantir a livre democracia...

Nunca devemos esquecer que as poucas vantagens e os poucos centavos que acrescentamos ao salário nesta greve são uma conquista para o restante de nossas carreiras, e são mérito de uns poucos teimosos que nestes dias de greve acordaram mais cedo e dormiram mais tarde que o habitual, para garantir o direito constitucional da representação sindical e o respeito à decisão colegiada e soberana da Assembléia.

Nosso piso, já em defasagem, aumenta em 13% só nessa campanha, quando comparado ao que foi dado às outras instituições bancárias. Somos filhos do mesmo pai (Governo Federal), mas não parece.

Temos outros temas importantes, que infelizmente não travam a pauta de negociações, como a Isonomia, o Assédio Moral, a perseguição e a transparência na distribuição de funções (nas quais o critério subjetivo não seja fator prepoderante). Entendemos que não deveria ser atribuído ao universo de funcionários os desvios e prejuízos financeiros de profissionais do crime organizado (quadrilhas), via provisionamento desses roubos.

Senão todos, mas a maioria de nós virou pronafianos, através daquele empréstimo para pagar em 5 anos, sendo 2 de carência, por causa dessa prática.

Todos aqui sabemos o são Grupos de Estudo: a desculpa para não chegar a lugar nenhum e enrolar.

Todos nessa sala sabemos que poderíamos ir muito mais longe.

Mas somos limitados, em grande parte em conseqüência de uma política de comissionamento a granel, pela qual 75% dos funcionários são gestores. O Resultado não poderia ser outro, senão esse rolo compressor, que trata muitos de nós como robôs teleguiados, que comparecem apenas às últimas Assembléias APENAS para cumprir seu programa implantado pela MATRIX.

Muitas vezes na vida permitimos que roubem nosso livre arbítrio, que manipulem nossa consciência, e que nos conduzam a executar procedimentos que ferem nossos princípios, valores e crenças mais sagradas – mas é o preço a que nos submetemos, sob a desculpa que temos filhos pra criar.

E eles, nossos filhos, o que acharão disso? Que legado estamos ensinando a eles? Que imagem terão de nós?

E nossos pais, o que dizem de nós? Podemos dizer que eles não sentem vergonha de nosso comportamento? Foi pra isso que fomos gerados?

A propósito, tenham filhos; muitos filhos. Afinal um dos itens considerados fundamentais pelos patrões foi a ampliação da licença paternidade – como se algum de nós estivéssemos dispostos a transformar nossas esposas em vacas parideiras. Nosso “lucro”? 300 dias de folga ao longo de 30 anos de trabalho, e o desafio de criar 30 comedores de farinha com esse salário de fome.

Vocês sabem que ao longo das últimas décadas fomos convidados a vestir a camisa, a suar a camisa, mas a dar o sangue, é a primeira vez. Dar o sangue por folgas fere nossa dignidade, desrespeita convicções religiosas e cria mais um ítem da extensa pauta pela isonomia.

Colegas, o cotidiano por vezes nos colocam em rota de colisão e em polos inversos, que naturalmente nos afastam. Mas somos irmãos na caminhada.

Vocês sabem que, em casa, quando irmãos discordam, podem ir às vias de fato. Porém, contra um inimigo externo, unem-se fervorosamente e essa união muitas vezes consegue o improvável.

Lutar contra o inimigo comum é fácil. Com os irmãos divididos, impossível.

A gente não pode se digladiar. É tudo que nos destrói.

Por isso, resta meu agradecimento pelos dias de convivência pacífica, pela compreensão do papel desempenhado por cada ator durante o movimento.

Sejamos proativos. Comecemos hoje, aqui, agora, uma pauta que nos motive o ano inteiro, e que represente o anseio de novos e antigos funcionários. Construamos uma proposta ampla, que contemple os que ainda querem ter filhos, os que não os têm por opção, e os que não mais os terão (nem querendo).

Albert Einstein afirmou que “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, e sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”.

Nas décadas de 80, 90 e 2000, quando um certo partido (vocês sabem qual) era oposição, assisti muitos debates da Câmara e do Senado, que, dada a eloqüência dos oradores, achava que ninguém ousaria votar contra aquele determinado tema. Eram verdadeiros shows aqueles discursos.

Era uma decepção atrás da outra, nas votações esmagadoras, que haviam sido negociadas no toma-lá-dá-cá, nos porões e sótãos dos palácios de Brasília, cujas bancadas votavam em bloco – mesmo para subtrair cláusulas pétreas, como a aposentadoria aos 30 anos de contribuição.

Hoje é diferente?

Aquele partido hoje é o governo, e nós, quem nem fomos, nem somos direita (senão a escada para a ascensão popular ao poder), carecemos de vozes discordantes, dentro de um movimento que cada vez mais deixa de representar o trabalhador, para se transformar em chapa-branca, num sindicalismo de resultados e do discurso “Lulinha Paz e Amor”.

Eu trocaria o discurso “paz e amor” por um pouco de arenga, e pela continuidade do movimento, ao invés de apenas ratificarmos uma decisão que foi tomada a quilômetros daqui, até por pessoas que pouco têm a ver com os 60 anos de nossa empresa e que certamente não estão trabalhando para fortalecê-la, e poderão nem estar lá daqui a pouco tempo.


Como sonhador, peço que façam valer suas consciências, na hora de votar.

Muito obrigado.

Joserrí de Oliveira Lucena

Votação em Natal-RN, conclui pelo fim da Greve

A luta continua... vamos construir a pauta de 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.