quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Greve dos Bancários - proposta inusitada no BNB

O Banco do Nordeste fez uma proposta no mínimo inusitada aos seus funcionários, visando por fim à greve dos bancários, iniciada no último dia 17/09/2012.

Foram incluídas como propostas, que a licença paternidade seja extendida de 5 para 8 dias, e que o funcionário que doar sangue tenha 2 dias de folgas.

Ora, colegas, como parte significativa do atual quadro de funcionários já conta com sua família estabelecida, com alguns até ajudando a criar os netos, é de uma extrema importância sonhar em ser pai novamente, prá poder usufruir essa licença maternidade.

Fico até pensando nos colegas já aposentados pelo INSS, apresentando também lá sua licença... vão achar que é golpe!

Quanto à doação de sangue, alguém até já disse que é melhor trabalhar para a Justiça Eleitoral - pelo menos lá todos podem usufruir dos dois dias de folgas. Já no BNB...

... ficam de fora os inelegíveis, como os que já têm mais de 67 anos, os raquíticos (menos de 50 quilos), os anêmicos, os hipertensos ou hipotensos, as grávidas e quem estiver amamentando, quem fez cirurgia de colecistectomia, histerectomia, tireoidectomia, colectomia, esplenectomia pós trauma, nefrectomia etc., após cura de toxoplasmose, quem recebeu uma transfusão de sangue, plasma, plaquetas ou hemoderivados, quem recebeu enxerto de pele ou de osso, quem sofreu acidente se contaminando com sangue de outra pessoa, quem teve acidente com agulha já utilizada por outra pessoa, quem teve contato sexual com alguma pessoa com aids ou com teste positivo para hiv, quem teve contato com prostituta ou com outra pessoa que recebeu ou pagou com dinheiro ou droga pelo ato sexual, quem teve contato sexual com usuário de droga endovenosa, quem teve contato sexual com pessoa que tenha recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, quem teve relação sexual com pessoa com hepatite, quem mora na mesma casa de uma pessoa que tenha hepatite, quem fez tatuagem ou usa piercing, quem teve sífilis ou gonorréia, quem foi detido por mais de 24 horas, após a cura de tuberculose pulmonar, quem tem ou teve um teste positivo para hiv, quem teve hepatite após os 10 anos de idade, quem já teve malária, quem tem doença de chagas, quem recebeu enxerto de duramater, quem teve algum tipo de câncer, incluindo leucemia, quem tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado, quem tem problema de coagulação de sangue, quem é diabético com complicações vasculares, quem teve tuberculose extra-pulmonar, quem já teve elefantíase, quem já teve hanseníase, quem já teve calazar (leishmaniose visceral), quem já teve brucelose, quem tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica.

Ou seja, quantos funcionários você conhece que esteja habilitado para doar sangue, após preencher o check-list acima?

A coisa beira à comédia: Troque 1/2 litro de sangue por 2 dias de folga...

... depois de vestir e suar a camisa, só faltava mesmo pedirem o sangue da gente (literalmente)!

Esse tipo de proposta pode até ser considerada preconceituosa, uma vez que desrespeita a convicção de alguns grupos religiosos, que são contra a "comercialização" do sangue.

Bem, quando a gente fala de Isonomia, é exatamente para eliminar privilégios, e não para criar segregação, discriminação e mais distanciamentos entre os direitos para o corpo funcional.

Vamos continuar na luta, até que seja uma apresentada uma proposta respeitosa.

Um abraço,
Joserrí de Oliveira Lucena

Veja mais fotos da paralização, em Natal-RN.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.