domingo, 30 de outubro de 2011

O Sonho Americano e o Federal Reserve

Repostamos, para aqueles que desejam uma imersão, e em apenas 30 minutos, conhecer a História do Sonho Americano (e a criação do Federal Reserve).

"O SONHO AMERICANO é um filme de animação de 30 minutos que mostra como somos enganados pelos elementos mais básicos do nosso sistema de governo. Todos nós nos esforçamos para atingir o "sonho americano", e esse filme mostra por que nosso sonho está ficando cada vez mais longe. Você sabe como seu dinheiro é criado? Ou como funciona a banca? Por que os preços da habitação disparam e depois afundam? Você sabe o que é o Sistema da Reserva Federal e como ele afeta você todos os dias? O SONHO AMERICANO tem um olhar divertido e real sobre como os problemas que temos hoje não são novidade, e por que os grandes líderes ao longo da nossa história nos alertaram e lutaram contra o tipo do atual sistema financeiro que temos na América de hoje. Você será desafiado a investigar algumas instituições muito arraigadas e poderosas, e encorajados a ajudar a mover a nossa nação de volta ao trilho."


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O caixa eletrônico e Kit Choque

De tão inovador o tema, vale a pena replicar a matéria na íntegra.

 

Joserrí de Oliveira Lucena

 

 

 

Saque – A inteligência do crime

 

Bandidos usam método inovador para arrombar caixas eletrônicos em Natal: É o Kit Choque, revela a polícia

 

Bandido inventa de tudo. Isso ninguém pode negar. Muito menos a delegada Sheila Freitas, titular da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). No final da manhã de ontem, com exclusividade ao Novo Jornal, ela confirmou que um método inovador de saquear caixas eletrônicos chegou a Natal. Ao invés de arrombar os terminais com uso de maçaricos, ou mesmo com bananas de dinamite, os bandidos estão investindo no chamado Kit Choque. É simples. Com uma descarga elétrica, o terminal entra em curto e libera as cédulas.

 

Foi exatamente com este equipamento, até então estranho no Nordeste, que dois assaltantes fizeram a festa em março passado na agência do Santander, localizado na Avenida Prudente de Morais. O mais interessante, é que o assalto aconteceu em março deste ano. Contudo, na ocasião, acreditou- se que a ação criminosa não tinha dado certo, e que a dupla havia deixado o banco de bolsos vazios. Pura ilusão.

 

Mesmo com as perícias feitas pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), muito pouco se descobriu na época. Foi preciso que o banco, após checar o volume de notas que haviam sido depositadas no compartimento do terminal, constatar que alguma coisa estava errada.

 

“Na época do crime, quando o Itep fez o trabalho, se verificou que apenas um pequeno orifício tinha sido feito na lateral do caixa. E que, por ali, não dava pra ter saído dinheiro algum. Foi por isso que se divulgou, na época, que o arrombamento tinha sido frustrado”, revelou a delegada. “Depois, mais tarde, o banco nos procurou e informou que parte do dinheiro havia desaparecido, quase que misteriosamente”, acrescentou Sheila.

 

Após novas perícias no caixa, e depois de muito assistir as imagens gravadas pelas câmeras do sistema interno de segurança, a delegada finalmente conseguiu entender o que havia acontecido.

 

O primeiro passo dos bandidos, assim que entraram na agência, foi fazer um orifício na máquina. O objetivo foi ter acesso à fiação, que fica encoberta e protegida pela carcaça. O buraco foi aberto, ainda segundo a delegada Sheila Freitas, com o uso de uma broca do tipo serra-copo.

 

Depois, com o auxílio de uma bateria automotiva, os assaltantes provocaram uma descarga elétrica e causaram um curto-circuito no sistema que libera a saída das cédulas. Com o dispositivo aberto, as notas foram expelidas aos montes. Nem foi preciso tocar fogo em nada, explodir nada, quebrar nada, em aterrorizar ninguém.

 

Memória

 

O arrombamento do caixa eletrônico da agência Santander, localizada na Avenida Prudente de Morais, aconteceu na madrugada de 2 de março deste ano. Apesar de terem passado um bom tempo no interior do prédio, divulgou-se na época que os bandidos não tinham obtido sucesso na empreitada. Como as portas do Santander não ficam trancadas durante a madrugada, entrar na agência foi moleza. E para não serem descobertos, os assaltantes ainda bloquearam algumas câmeras de vídeo com pedaços de papelão e destruíram as luminárias. Em seguida, violaram as divisórias e os compartimentos de dois terminais.

 

“Os bandidos devem ter sido comunicados que havia alguma viatura nossa nas proximidades e se assustaram. Ou então alguém passou pelo local na hora em que eles estavam tentando arrombar os caixas e eles perceberam, pressentindo que teriam problemas na fuga”, disse o coronel Francisco Alves, comandante do Policiamento Metropolitano, anunciando que os bandidos tinham deixado o banco sem levar um real sequer. Quando a reportagem chegou à agência, PMs isolavam a entrada, aguardando a perícia do Itep. No interior, havia lâmpadas quebradas, câmeras encobertas por papelões e um dos caixas estava violado.

 

Tecnologia foi criada em São Paulo

 

Para os estados do Nordeste, o uso do Kit Choque é de fato uma novidade. Porém, o método r não é tão atual assim. Surgiu pela primeira vez em 2009. Pelo menos, foi naquele ano, em Campinas, no interior de São Paulo, onde a grande imprensa teve contato com este tipo de tecnologia. Na ocasião, mais precisamente em março, uma quadrilha que atuava em roubo de caixas eletrônicos foi presa após agir em uma agência da Caixa Econômica Federal. Quatro indivíduos foram presos.

 

Segundo o delegado responsável pelo caso, a quadrilha usava um material bastante aprimorado que chamou a atenção. Com uma mini serra elétrica, acoplada a uma bateria de carro, eles abriam a parte da frente do caixa eletrônico para ter acesso à fiação. Em seguida, com ajuda da bateria, eles produziam descargas elétricas no equipamento, que sofria curto circuito que liberava as notas.

 

Fonte: Novo Jornal

O perfil do assediador moral

Até que enfim alguém com autoridade (AMAERJ) se manifestou acerca desse mal, que virou o "bullying" das empresas: o assédio moral.

 

Por meio do assédio moral, se rotula, humilha, discrimina, subestima-se e diminui-se o potencial e méritos do trabalhador, sob os aplausos dos "chaleristas de plantão" (que muitas vezes só se sustentam à base da submissão incondicional aos assediadores - algo similar à Síndrome de Estocolmo).

 

Vide matéria abaixo, do Espaço Vital.

 

Joserrí de Oliveira Lucena

 

O perfil do assediador moral

 

(28.10.11)

 

A Amaerj (Associação dos Magistrados do RJ) mantem, há mais de um ano, um serviço de utilidade pública, de orientação aos cidadãos, sobre questões que causam dúvidas e costumam gerar problemas para indivíduos, famílias e empresas.
 
O último boletim ontem (27) distribuído trata do assédio moral. E resume qual é o perfil do assediador.

"Segundo psicólogos e psiquiatras especializados no problema, o praticante de assédio moral tem personalidade narcisista, com as seguintes características: 1) fantasias de sucesso ilimitado e de poder; 2) acredita ser especial e singular; 3) tem excessiva necessidade de ser admirado; 4) pensa que tudo lhe é devido; 5) explora o outro nas relações interpessoais; 6) inveja muitas vezes os outros e tem atitudes e comportamentos arrogantes".

Distância dele!
 
Outras informações
 
* O assédio moral no trabalho é caracterizado por condutas que exponham funcionários de empresas a situações humilhantes e constrangedoras dentro de seu ambiente profissional.  
 
* Atitudes como agressões físicas, verbais,  repasse de instruções confusas ou imprecisas ao empregado, atribuições de erros imaginários, sobrecarga de tarefas, isolamento, brincadeiras de mau gosto, insultos, ameaças, ignorar a presença do trabalhador, não lhe cumprimentando ou não lhe digirindo a palavra, revistas vexatórias e restrição do uso de sanitários configuram-se, segundo o Ministério do Trabalho, como práticas de assédio moral.  
 
* Muitas vezes, o assédio moral só pode ser resolvido com a intervenção da Justiça. Porém, um julgamento só se estabelece a partir de provas concretas. Por isso, para se defender eficazmente, é preciso que se conheça bem os direitos. A orientação de um advogado sempre é importante.
 
Como a vítima deve proceder
 
Segundo compilou o saite assediomoral.org, as pessoas que sofrem com o problema devem adotar as seguintes providências:
 
1. Resistir: anotar com detalhes toda as humilhações sofridas (dia, mês, ano, hora, local ou setor, nome do agressor, colegas que testemunharam, conteúdo da conversa etc.
 
2. Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas, principalmente daqueles que testemunharam o fato ou que já sofreram humilhações do agressor.
 
3. Organizar-se. O apoio é fundamental dentro e fora da empresa.
 
4. Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho ou representante sindical.
 
5. Exigir por escrito, explicações do ato agressor e permanecer com cópia da carta enviada ao D.P. ou R.H e da eventual resposta do agressor. Se possível mandar sua carta registrada, por correio, guardando o recibo.
 
6. Procurar seu sindicato e relatar o acontecido para diretores e outras instâncias como médicos ou advogados da entidade sindical, assim como Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina.
 
7. Ler a Resolução do Conselho Federal de Medicina nº.1488/98 sobre a saúde do trabalhador.
 
8. Recorrer ao Centro de Referência em Saúde dosTrabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo.
 
9. Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da autoestima, dignidade, identidade e cidadania.

 

 

Fonte: http://www.espacovital.com.br

 

Fim da dupla Zezé Di Camargo e Luciano

Brigaram ontem, antes de show em Curitiba.

 

Anunciado o fim da dupla.

 

Zezé:

hoje aconteceu algo inusitado; eu e o Luciano tivemos um problema no camarim e ele foi embora do teatro. Eu poderia ficar horas explicado os motivos, mas jamais vou deixar meus problemas pessoais envolver no meu trabalho. Então, espero que vocês me aceitem no palco sozinho e o resto a gente resolve. Eu respeito vocês e estou aqui",

 

Luciano (que apareceu no palco depois de 30 minutos de show solo, do irmão):

Eu vou abandonar os palcos porque, realmente, está impossível para mim. Há muito tempo que venho brigando com isso e não consigo mais lidar. É uma culpa minha, e talvez da minha saúde",

 

 

Segundo a imprensa, a dupla ficará ativa até fim de dezembro, cumprindo os contratos. Depois, cada um dos dois artistas seguirá carreira solo

 

Fonte: http://www.espacovital.com.br

 

Aguardem mais detalhes, na mídia, no dia de hoje.

 

Joserrí de Oliveira Lucena

domingo, 23 de outubro de 2011

Motovelocidade: Acidente com vítima (Simoncelli)

Se você já leu algum dos meus posts sobre corridas de velocidade, deve saber que sou veementemente contra essa busca desenfreada pelo limite - no qual a vida dos "atletas" não é prioridade.

Hoje mais uma vítima: o piloto italiano Marco Simoncelli (Moto GP - Honda) morreu depois de um acidente ocorrido logo no início do Grande Prêmio da Malásia, Sepang. Derrapou, caiu e foi atropelado (inevitavelmente) pelos colegas Colin Edwards (Yamaha) e Valentino Rossi.

Os pilotos estavam muito próximos, pois era o início da corrida - segunda volta.

Simoncelli se destacava dos demais por seu entusiasmo nas corridas e pela cabeleira.




O capacete foi insuficiente para preservar a vida do piloto: partiu-se com o impacto. Os médicos tentaram reanimá-lo por 45 minutos, em vão.

Triste. Muito triste e trágico!

Joserrí de Oliveira Lucena






quinta-feira, 20 de outubro de 2011

História de Amor

Ainda existem Histórias verdadeiras de amor, que geram emoções intensas em quem as conhece (exceto os psicopatas).

Um caso belíssimo ocorreu na última quarta-feira, nos Estados Unidos, mesmo que ocasionado por acidente trágico que causou a morte do casal, após 72 anos de núpcias.

Leia a matéria e teste sua capacidade de se emocionar.

Joserrí de Oliveira Lucena


Após 72 anos de união, casal morre de mãos dadas

                                                         Norma, 90 anos, e Gordon, 94, foram casados por 72 anos


A história de amor de Gordon e Norma Yeager, que começou na escola secundária e durou 72 anos, terminou na última quarta-feira (12) após um acidente de carro. Segundo a família, o veículo deles chocou-se com outro, que vinha em sentido contrário. O casal morreu de mãos dadas em um hospital de Marshalltown, em Iowa (EUA).

O namoro de Gordon, 94, e Norma, 90, teve início na escola secundária. No dia da formatura, Gordon a pediu em casamento. O matrimônio aconteceu no dia 26 de maio de 1939; eles tiveram quatro filhos. “Um não iria conseguir viver sem o outro. Era um romance à moda antiga”, garante Dennis, o filho mais novo.

Gordon morreu às 15h38. Norma, que segurava as mãos do marido, faleceu uma hora depois. Os dois foram velados um ao lado do outro, com as mãos dadas. Depois de cremados, as cinzas foram misturadas, a pedido dos filhos.

“Nenhum deles gostaria de ter sobrevivido ao outro. Eles gostavam de fazer tudo juntinhos”, disse Donna Sheets, a filha mais velha, à TV local KCCI.


Fonte: Yahoo

Kadafi é "Troféu" de Rebeldes

Como diz o ditado popular: "um dia é da caça e outro do caçador".

Hoje foi o dia da caça!

Muamar Kadafi massacrou seus súditos por décadas. Durante 42 longos anos ele foi o caçador; governou a Líbia com mão de ferro - pelo menos é assim que vai entrar para a História.

O ditador que foi caçador por tanto tempo, hoje eterniza o dia da caça. Seu corpo foi arrastado como troféu por aqueles que o reverenciavam (na marra), e agora gritam a plenos pulmões a liberdade conquistada a sangue, suor e lágrimas.

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2011/10/20/2073551-2308-rec.jpg

Que forma de sair da vida para entrar na História!

A imagem de um descabelado, escondido num buraco, mais lembra o "colega" Saddam Hussein quando capturado... e depois também morto.

As imagens são fortes, apesar de confusas. Só assista ao vídeo e galeria de fotos se tiver estômago.

Esperemos que os "rebeldes" se acalmem, e restabeleçam a paz. Porque se não encontrarem uma ocupação, podem seguir o destino de seus colegas egípcios (matar cristãos).

Joserrí de Oliveira Lucena





Fonte: Terra

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Apps para o iPhone... cada uma!

App é a sigla para Aplicativos, e foi popularizada pela Apple (do recém-falecido Steve Jobs).

Há programadores especializados em desenvolver aplicativos para o brinquedo (iPad, iPhone, etc), como calculadoras, games, softwares e até um programa de GPS para localizar os amigos que tenham um igual.

Pois vejam esta inusitada matéria, sobre o uso do aparelho para confirmar uma suspeita.

Há quem diga que é jogada de marketing. Pelo sim, pelo não, vai render e ajudar a impulsionar as vendas da versão mais recente do iPhone (o 4S).

Seria bom que as pessoas merecessem a confiança para que um "apetrecho" desses não fosse necessário. Como nem todos merecem, que venham os genéricos e similares para os aparelhos mais simples.

Um abraço,

Joserrí de Oliveira Lucena




Homem flagra esposa infiel através de aplicativo do iPhone 4S



O iPhone 4S mal chegou às lojas e já está envolvido em casos de adultério nos Estados Unidos. Para o marido traído, a compra deve ter valido a pena. 
Segundo o Business Insider, o homem enganado pela companheira é um cidadão novaiorquino de 40 anos. Usando um estratagema simples e o app Find My Friends, confirmou as suspeitas de que sua mulher o traía.
O Find My Friends permite que os usuários encontrem seus amigos usando o localizador GPS presente nos smartphones. O marido desconfiado deu um iPhone 4S para a esposa de presente, sob a alegação de que era um lançamento e ele quis “fazer um chamego”. Só que ele também comprou um para si e com seu próprio iPhone passou a rastrear os descaminhos da amada.
No dia do “flagra”, a esposa disse ao marido que ia ao cabelereiro, mas na verdade foi até o bairro Upper East Side, em Nova York. O marido, já desconfiando das constantes idas ao coiffeur – muitas vezes, a mulher voltava com o cabelo intocado -, confirmou as suspeitas usando o app.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. É provável que um processo de divórcio ocorra, mas não se sabe ainda se a mulher processará a Apple (ou o marido traído) por invasão de privacidade.

Fonte: Yahoo

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Caso Nívea Stelmann e Elano Blummer (Santos)

Este não é um blog de fofocas. Tampouco retroalimenta histórias envolvendo famosos.

Mas é um espaço para desmascarar a violência contra a mulher - principalmente quando o "tarado" se traveste de vítima. É o caso.

Para os que ainda não leram sobre o episódio envolvendo a atriz Nível Stelmann e o jogador de futebol Elano Blummer, segue abaixo um relato, que será amplamente divulgado nos próximos dias.

Tomara mais mulheres tenham a coragem da atriz e combatam esse tipo de violência, usando o Judiciário, de preciso.

Joserrí de Oliveira Lucena


A verdade sobre as tais “fotos íntimas” de Elano que estão com Nívea Stelmann


Por Fabiana Piasentin | Pronto falei – sáb, 15 de out de 2011 16:13 BRT

Mais um Caso André Marins ("pai" de Joanna Marins)'

Na surdina, o sr André Rodrigues Marins conta com a amnésia da população e o silêncio da mídia para continuar sua saga de espancador de mulheres e crianças.

Observe o último processo da sua mais recente peripécia, desta feita contra a atual esposa (Agressão Corporal).

Clique no link e leia você mesmo.
http://srv85.tjrj.jus.br/consultaProcessoNome/ConsultaNome.do?TelaInicial=1


Chega de impunidade. Obrigado ao leitor pela contribuição, atualizando a informação.

Joserrí de Oliveira Lucena


Dados:




Processo No 0005873-13.2010.8.19.0038

TJ/RJ - 17/10/2011 11:18:02 - Primeira instância - Distribuído em 03/02/2010
Comarca de Nova Iguaçu1º Juizado Especial Criminal
Cartório do 1º Juizado Especial Criminal
Endereço:Coronel Bernardino de Melo   s/n   Anexo Forum/3º andar  
Bairro:Bairro da Luz
Cidade:Nova Iguaçu
Ação:Violação de domicílio (Art. 150 - CP)
Assunto:Violação de domicílio (Art. 150 - CP)
Classe:Termo Circunstanciado
ComunicanteRICARDO TOSTES FERRAZ
Autor do FatoANDRÉ RODRIGUES MARINS
Tipo do Movimento:Recebimento
Data de Recebimento:27/04/2011
Tipo do Movimento:Despacho - Proferido despacho de mero expediente
Data Despacho:27/04/2011
Descrição:A PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, QUE FORNECE AS DATAS, FOI DESIGNADA AUDIÊNCIA PRELIMINAR ESPECIAL PARA O DIA 23/11/2011 ÀS 11:20H. INTIMEM-SE. ATENDA-SE COTA MINISTERIAL.
Documentos Digitados:Despacho / Sentença / Decisão
Tipo do Movimento:Conclusão ao Juiz
Data da conclusão:27/04/2011
Juiz:ROSANA NAVEGA CHAGAS
Próxima Audiência:23/11/2011
Hora da Audiência:11:20
Tipo da Audiencia:Preliminar
Processo(s) no Conselho Recursal:Não há.
Localização na serventia:28/04/2011 - DAT. AUD.


http://srv85.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&numProcesso=2011.209.026358-6&FLAGNOME=S&tipoConsulta=publica&back=1&PORTAL=1&v=2




Show: Noviça Rebelde em estação de Trem

Imperdível a apresentação.

Numa estação de trem, em Antuérpia, na Bélgica (2009), 200 dançarinos fizeram a apresentação de Dó-Ré-Mi, da Noviça Rebelde.

domingo, 16 de outubro de 2011

Fórmula Indy - Grave acidente, com vítima fatal

As corridas de velocidade estão se tornando uma prática cujo limite máximo já foi ultrapassado há tempos: tanto no que diz respeito às Leis da Física (Gravidade, Inércia, etc), quanto a ítens de segurança.

A vida dos pilotos é irremediavelmente submetida a risco todos os dias, e as provas podem nem mais ser um "esporte" propriamente dito, dadas as variáveis que  as definem - patrocínio, interesses econômicos e sociais, e até escândalos com suspeitas de uso do "circuito" para tráfico de drogas...

E o circo se promove a custa de bandeiras amarelas, safety car, e acidentes espetaculares - é só observar as "vinhetas" com publicidade de cada prova.

E, de vez em quando, ocorre um acidente no qual uma vida é ceifada. Foi assim em Bolonha, em 1994, na prova da Fórmula 1, no qual foi vitimado o piloto Roland Ratzenberger (estreante naquele ano) durante os treinos.  O "show" não parou... e Ayrton Senna morreu na mesma pista, na prova do domingo.

No dia de hoje outra vítima das pistas - desta vez num circuito oval da Fórmula Indy: Dan Wheldon. O piloto foi envolvido num grave acidente, na prova do Texas, com engavetamento entre vários veículos, na 12a volta, de 200 voltas previstas - a bandeira vermelha foi acionada, indicando a gravidade. O piloto foi resgatado ainda vivo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Deixa esposa e dois filhos menores, um com 2 anos e outro nascido em março último.





Na última edição da corrida de Indianápolis, o piloto ganhou de forma surpreendente, após o líder da prova bater no muro.

Assista aos vídeos logo abaixo. As cenas do acidente de hoje são fortes.

Joserrí de Oliveira Lucena






Comunicado Igrejas Batistas Regulares


ASSOCIAÇÃO DE IGREJAS BATISTAS REGULARES DO RIO GRANDE DO NORTE
NOTA À IMPRENSA
No ano 2011 de Nosso Senhor Jesus Cristo, as Igrejas Batistas Regulares do Rio Grande de Norte sentem-se consternadas com a prisão do Pr. Gilson Neudo do Amaral da Igreja Batista Regular de Caicó, no dia 09 de outubro, último domingo. Tal é o choque sobre nós que ainda não assimilamos a veracidade do fato. Por um lado, achamos impossível, bem como entendemos que é inadmissível que um de nossos pastores possa se envolver com tráfico de entorpecentes; ser abstinente ao fumo e ao álcool e combater o efeito nocivo das drogas é ponto de honra para os pastores que ministram em nossas igrejas. Por outro lado, não queremos acreditar que agentes da sociedade possam forjar a prisão não somente de um pastor, mas de qualquer pai de família por motivos escusos. Temos mais de 70 (setenta) anos de existência no campo potiguar e nunca houve de nós qualquer fato negativo dessa proporção. É bem verdade que há anos, a AIBRERN vem tratando com a Igreja Batista Regular de Caicó quanto ao Pr. Gilson, mas exclusivamente sobre assuntos eclesiásticos e ministeriais dos quais fizemos recomendações e que não foram acatadas. Entretanto, as Igrejas Batistas Regulares são autônomas e responsáveis por suas decisões, não cabendo à AIBRERN interferir na administração, somente recomendar. De qualquer forma, as igrejas associadas dispõem-se a ajudar a nossa Igreja co-irmã em Caicó e restaurá-la no que for preciso. Quanto ao Pr. Gilson e sua família, dispomos a mão fraterna, sem deixar de reconhecer a gravidade dos fatos, como escrito acima, não os assimilamos. Os Batistas Regulares potiguares estão tristes, de luto, envergonhados, mas não esmorecidos, o Senhor Jesus Cristo e sua Palavra é o nosso esteio e suficiência para todas as coisas. Não esmorecidos ainda, porque cremos no bom senso do povo potiguar e de nossa imprensa para discernir que este é um fato isolado e que, queira Deus, nunca mais se repita.
“Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” (Salmos 126:5-6)
Natal, RN, 15 de outubro de 2011.
PASTOR JOSÉ ERINALDO DA COSTA
Presidente da Associação de Igrejas Batistas Regulares do Rio Grande do Norte – AIBRERN

As Greves a Mídia

Até os manifestantes de Wall Street têm mais espaço na mídia do Brasil para divulgar pauta de reivindicações do que as categorias em greve .

Também pudera: sindicato não patrocina programa de TV!...

Já os patrões (de toda e qualquer categoria) não são confrontados em matérias que lhes desagradem, sob pena de minguarem os recursos que mantém no ar "jornais", novelas e toda uma sorte de programas recheados de macacas de auditório.

Assim, a "carta desabafo" transcrita abaixo é um libelo, que desafia não só o jornalismo da Rede Globo, mas das mídias no Brasil a não serem tão parciais.

Joserrí de Oliveira Lucena


----


Carta desabafo de uma bancária á Rede Globo




De Tereza Roberto
Carta à Direção Globo de Jornalismo
Sr. Carlos Henrique Schroder,
É com grande insatisfação que escrevo aqui em nome de quase 500 mil bancários existentes no Brasil.
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estamos indignados com o tratamento que os telejornais da Central Globo de Jornalismo, subordinada a sua Direção Geral de Jornalismo e Esportes (DGJE), estão dando a nossa greve.
Todos os dias suas reportagens altamente parciais (sempre do lado dos banqueiros, o capital de vocês) mostram nossa greve prejudicando clientes, idosos, etc. O que vocês não mostram é o quanto nós somos prejudicados o ano inteiro.
Sr. Carlos Henrique Schroder, aos 16 anos, quando entrei para a faculdade de jornalismo, eu achava que poderia mudar o mundo.
Aos 20, quando acabei a faculdade, percebi que o mundo é que havia me mudado.
Decidi ser bancária, que por sinal é uma profissão muito digna, talvez até mais digna do que aquela profissão que me fez passar quatro anos na universidade.
Sr. Carlos, nós, bancários, trabalhamos feito robôs. Em minha agência somos 24 funcionários e temos que atender em média 500 clientes por dia, em seis horas de trabalho, sendo no máximo 15 minutos para atender cada cliente, o que matematicamente torna-se uma conta impossível.
Nesses 15 minutos que temos para atender os clientes, em vez de resolver os problemas deles, temos que oferecer produtos que eles não precisam. Temos que empurrar seguros de vida a universitários; temos que vender (com muita dor no coração) títulos de capitalização e colocar cheque especial na conta de idosos que só ganham um salário mínimo. Fazemos empréstimos com juros absurdos para aposentados do INSS que não sabem nem ler. Fazemos tudo isso porque somos obrigados pela instituição capitalista que paga nosso minguado salário.
Trabalhamos de seis a oito horas contratuais fazendo tudo o que podemos para garantir o lucro da nossa empresa, sem contar as horas extras e também as horas “bestas” (fora do ponto eletrônico).
Em quantos e quantos meses já perdemos boa parte do nosso salário para pagar diferenças de caixa provocadas por dias de pico onde não conseguimos nem almoçar? Isso sem contar que só temos 15 minutos para engolir a comida e escovar os dentes!!! Em quantos e quantos dias deixamos de beber um copo de água sequer, ou mesmo deixamos de ir ao banheiro para necessidades lógicas?
Sr. Carlos, o Banco em que eu trabalho (BB) teve um lucro de mais de 6 bilhões só no primeiro semestre deste ano. O Itaú lucrou mais de 7 bilhões e o Bradesco mais de cinco.
Sr. Carlos, todo esse dinheiro daria para construir dezenas de escolas e hospitais em toda parte do nosso país, e o Sr. Tem que concordar que o Brasil é muito carente nessas áreas.
Quantos milhões de reais os bancos não gastam todos os anos com publicidade e propaganda na sua emissora? O Bom Dia Brasil tem o oferecimento do Banco do Brasil, o Jornal Nacional é patrocinado pelo Bradesco, fora os outros telejornais e os comerciais dos outros bancos que sua emissora veicula todos os dias.
Sr. Carlos, os escriturários do BB recebem R$ 1.400,00 líquidos para sustentar suas famílias. Temos um bom plano de saúde, graças a Deus, e um auxílio alimentação que dá pra abastecer uma casa, mas o Sr. Tem que concordar comigo que R$ 1.400,00 não dá pra manter o padrão que os bancários precisam para trabalhar.
Temos que nos vestir bem e ter uma boa aparência, afinal trabalhamos nas empresas que mais dão lucro no Brasil e precisamos ter uma boa apresentação.
O que nos deixa mais indignados é que seus telejornais nos mostram como vilões da sociedade, exterminadores de benefícios de velhinhos, grevistas baderneiros, como se nós não quiséssemos trabalhar,
Sr. Carlos Henrique Schroder, nós não estamos de férias, nós estamos exercendo um direito constitucional que nos foi dado; passamos em concurso público e nos classificamos entre milhares de pessoas. Acho que merecemos ganhar um pouco mais pelo que passamos todos os dias, o Sr. não acha?
Nossa greve não é só por nós, é principalmente pelos clientes. Os bancos têm estrutura suficiente para contratar mais funcionários, tirando assim o peso da carga que carregamos, pois cada um de nós trabalha por cerca de 10 pessoas que não existem. Com mais funcionários, os clientes ficarão menos tempo nas filas intermináveis e terão uma qualidade de atendimento muito melhor.
O que queremos é que seus telejornais e jornalistas prezem aquilo que de mais importante eu aprendi na universidade: a verdade e a ética jornalística.
Não deixem o capital se sobrepor aos valores éticos e à verdade nua e crua. Mostrem o que realmente acontece, não escondam nenhum dos lados.
Não acho correto mostrar apenas o lado ruim da greve, pois com toda certeza do universo, Sr. Carlos, o lado negro dessa história não é a greve, não é mesmo! A greve é nossa única chance cobrar o que nos é direito.
O Sr. sabe que a economia do país teve uma inflação considerável e nosso aumento real seria de apenas 0,56%, o que é absurdamente injusto se compararmos com o lucro que nós, funcionários, proporcionamos aos bancos de 2010 para 2011.
No governo FHC passamos 8 anos sem aumento nenhum, e a inflação cresceu a cada ano. Nosso salário estagnou.
O salário mínimo cresceu mais de 400% de 2002 a 2011, enquanto nosso salário aumenta a passos miúdos. Se continuar neste ritmo, daqui a uns anos vai valer mais à pena ganhar um salário mínimo do que trabalhar em um Banco.
Bom, Sr. Carlos, acho que já falei demais. Eu não o conheço, mas sei que o Sr. tem um currículo que muito jornalista gostaria de ter e ocupa uma posição respeitável. Quero parabenizá-lo por isso. Sei também que minha indignação não vai resolver nada e sei que seus telejornais continuarão parciais por toda vida, pois isto é política da emissora e não há o que se fazer. Mas desabafei o que estava engasgado na garganta de milhares de bancários de todo o país.
Saiba que vendo o que se passa hoje na televisão brasileira, me orgulho de ter optado por sofrer um pouco sendo bancária do que ter um pouco mais de dinheiro e não dormir à noite sendo jornalista da emissora a qual o Sr. faz parte.
Grata pela atenção,
Teresa Roberta Soares
Bancária, cidadã brasileira e cliente de banco, que apóia a greve.

Fonte: Sindicato dos Bancários do RN
Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.