sábado, 1 de outubro de 2011

(Auto) Regulamentação Publicitária


O mote foi dado: está em curso o policiamento das peças publicitárias no Brasil.

A polêmica foi estabelecida depois que uma marca de langerie expôs uma campanha com a mega top modell Gisele Bündchen (tomara que eu tenha acertado esse palavrório internacional, que deveria ser todo aportuguesado). Nos “comerciais” Gisele aparece em trajes normais e apenas de calcinha e sutiã, dando a mesma notícia (ruim) ao marido.

O apelo é de que é melhor dar má notícia mal vestida (desde que da marca Hope).

A Secretária de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República se manifestou contra. Na visão dela e de milhões de outras mulheres, a campanha só contribui para a coisificação da mulher e a expõe apenas como objeto do desejo sexual...

Bem, pegando o fato como mote, sugiro uma faxina (termo da moda) nos demais comerciais que usam a mulher-objeto para vender carros, pneus, cerveja, viagens de turismo (sexual) e um zilhão de outros produtos que elas não são (de fato) o público alvo...

A propósito, a campanha da moralidade podia ir ainda mais além e sugerir a suspensão de comerciais com propaganda enganosa como o da Câmera Tek Pix, dos produtos para emagrecer e malhar, expostos até em programas específicos em canais de venda eletrônica, que enganam um monte de pessoas todos os dias.

Tem também as propagandas de assinatura de diversas listas por celular, ao custo de R$ 4,99 a semana (tudo escrito em letrinhas miudinhas que passam velozes nos comerciais, que nem o Neo da Matrix consegue ler).

O shampoo Francisco Alves podia ser um desses. O produto promete milagres, além de fazer um alerta importante: para cada um (cabelo branco) que a gente arranca, nascem outros sete (baseado em que pesquisa científica?).

Até comerciais de veículos incitam o desrespeito às Leis de Trânsito (numa delas Cauã Reymond surfa em cima de um carro descendo uma serra), a infidelidade conjugal (Escapade), e até o furto (lembra do comercial em que um ex-presidiário não resiste e rouba novamente um veículo recém lançado – este foi suspenso).

No Brasil, como em muitos lugares do mundo, mulher é um garoto-propaganda que vende desde salada de verduras para sanduíches (Mc Donald), refrigerante ("Pode ser"? da Pepsi), desodorante (Axe) e até saco de cimento (que não lembro a marca)... em cujos comerciais elas vêm aos múltiplos - com a sugestão de ser "brinde".

E como nenhum órgão governamental age para banir esse tipo de publicidade do ar? Ninguém se indignou ainda (por não se sentir ofendido?).

Está na hora de ser mais abrangente e repaginar a história da propaganda no Brasil, com sugestões de autorizar apenas o que é certo.

E olhe que nem comentei a publicidade destinada a crianças e nem a permissão de intervalos comerciais nas TVs “pagas”... um verdadeiro absurdo!

Aliás, o CONAR serve prá que mesmo?

Deve ter a mesma serventia de pegador de gelo, peito de homem e Procon: nada!

Joserrí de Oliveira Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.