quinta-feira, 15 de março de 2012

Carga Tributária - Parte 2 de 3

Se por um lado há pouco profissionalismo no que se refere a Gestão das empresas, por outro há a leniência de um sistema oficial que sabe de tudo e finge que nada vê. Apenas o cruzamento das informações já disponíveis nas instituições oficiais de crédito seria de grande valia para checar a compatibilidade entre dívidas e faturamento.

Essa convivência pacífica é tolerada, em parte, porque o financiamento privado de campanhas políticas cria o ambiente no qual o agente público é refém do agente financiador de sua eleição.

A origem dos recursos para tal finalidade é disponibilizada via caixa 2, 3… e essa simbiose torna a ambos parasitas da coisa pública – o empresário sonega e o fiscalizador não tem legitimidade para reverter o processo, por receio da chantagem e da exposição pública do ilícito.

Corrupção é a palavra que melhor define esse comportamento hipócrita dos que têm mais de uma ética e usa dois pesos e duas medidas – e se inicia com coisas “bobas” como furar uma fila, corromper um guarda de trânsito para rasgar uma multa…

O impostômetro é o melhor aliado e principal instrumento visível da tentativa de nos induzir a crer que arrecadação elevada é um problema. Quando replicamos essa falsa verdade, legitimamos a sonegação, pois que nosso foco está borrado e não vemos o que fato deveríamos.

O impostômetro tem até site na internet www.impostometro.com.br e placares instalados em várias cidades do país, indicando, em tempo real, uma estimativa da arrecadação, e faz cálculos "bem interessantes", como: com o valor arrecadado, daria para comprar "x" celulares, "x" geladeiras... como se as pessoas comessem celulares, e se locomovessem em geladeiras...

Ora, mas sem aumento da carga tributária, nem criação de novos tributos, os recordes seguidos em aumento de arrecadação é sinal de economia aquecida, de pleno emprego… ainda mais quando o cenário geral internacional é de recessão.

É verdade que tal aumento de arrecadação também pode ser sintoma de fiscalização mais rígida, o que cria alguns problemas, mas isso é tema para a terceira parte dessa trilogia.

Esp Joserrí de Oliveira Lucena
Historiador e MBA em Gestão Financeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.