segunda-feira, 16 de julho de 2012

Um Homem segundo o Coração de Deus

Conheci um homem segundo o coração de Deus.

 

E não foi o rei Davi – deste conhecemos apenas o relato bíblico – que teve uma vida conturbada e cheia de altos e baixos.

 

Um homem segundo o coração de Deus que conheci e para quem tive o privilégio de trabalhar chamava-se Francisco Elias.

 

O empresário, bom esposo e excelente pai de família era também um genuíno e autêntico servo de Deus. Daqueles raros que dedicou-se em vida a investir tempo e recursos para alargar o território de Deus por onde andou.

 

Francisco Elias não era remunerado pela igreja. Muito pelo contrário, era um de seus mantenedores mais fiéis. Todas as obras e eventos importantes realizadas pela igreja Assembléia de Deus de Caicó e da região do Seridó contaram com sua contribuição, enquanto durou sua existência entre nós (quis Deus recolhê-lo ainda cedo, por razões que só saberemos nAquele dia final).

 

Apoiado por sua esposa, Concebida, e junto com sua família, exerceu o verdadeiro IDE missionário de Jesus por todos os rincões que suas forças permitiram, mas não era apenas o homem das coisas visíveis, perceptíveis e para as quais se criam placas comemorativas (que ele não as recebeu, ao menos que eu tenha conhecimento).

 

Francisco Elias era daqueles patrões cumpridores dos deveres cristãos e de cidadão, mesmo numa época em que o direito e a lei eram coisa de sonho de consumo, de quando o código de defesa do consumidor e as diversas varas e tribunais de direito sequer existiam em Caicó.

 

Trabalhei para ele no ano de 1986, em sua fábrica de calçados. Terminado o período de “safra” (era assim que se chamava a alta estação de fabricação), ele remunerava a todos os trabalhadores dispensados com todos os “direitos” previstos em Lei... mesmo os contratados temporariamente, sem carteira assinada. Para mim, foi uma surpresa receber “os direitos” mas isso era apenas um pequeno sinal visível de sua coerência entre fé e prática cristã (foi a única vez que isso me ocorreu entre vários outros trabalhos que exerci).

 

Nos dias atuais até pode se considerar anormal que uma empresa não cumpra seus deveres legais, mesmo que saibamos que isso ocorre com certa freqüência, principalmente pela escassez de oportunidade de trabalho, pela alta carga tributária, custos de produção e outros argumentos e desculpas para não cumprir a lei.

 

Agora imagine há mais de 25 anos atrás, uma pequena empresa que honrasse todos os seus compromissos, e primasse pelo cumprimento a suas obrigações, antes mesmo das primeiras eleições democráticas do pós-ditadura...

 

Francisco Elias foi um homem segundo o coração de Deus e marcou positivamente a vida de todos que tiveram o privilégio de aprender com ele que cristianismo não é só um discurso; é a prática cotidiana – isso podemos dizer pois o conhecemos fora das 4 paredes do que chamamos de igreja.

 

Sua semente ainda convive entre nós, através de seus filhos, genros, noras e netos, que no convívio de seu exemplo vivo, aprenderam o caminho em que deviam andar. Deles, não ouvimos nada que desonre a história do patriarca.

 

Hoje toma posse na Câmara Municipal de Caicó um de seus filhos: Daniel Elias de Araújo.

 

A Daniel, o desafio de honrar a memória de seu pai, num terreno muito carente de pessoas de bem, e que tenham sido alimentadas com o conteúdo incorruptível da palavra que liberta.

 

Estou muito feliz de ver esse dia acontecer. Depois de muitos anos de espera, Caicó terá a oportunidade de ter como representante um homem forjado em um autêntico lar cristão, e que, tendo aprendido a andar no caminho certo, a ele se possa desejar que seja, como seu pai:

 

Um homem segundo o coração de Deus.

 

 

 

Joserrí de Oliveira Lucena

3 comentários:

  1. Muito bom poder ler tudo isso a respeito do meu avô, com quem não tive a oportunidade de conviver, mas de quem só ouço falar bem,a quem realmente devemos a base cristã da nossa família! Que Deus ilumine os caminhos do pai, Daniel Elias na câmara! obrigada, Joserrí por compartilhar conosco, d emaneira tão pessoal e contextualizada um pouco da história do meu avô!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz por tudo que vc escreveu, chorei e me emocionei porque ele era um pai excelente que me ensinou as verdades bíblicas e necessárias pra ser a pessoa que sou hoje, ele me incentivava em todos meus projetos, lembro-me muito bem da 1° acordeon que ele me deu, qdo tinha apenas 12 anos, e daí em diante segui o ministério do louvor, hoje fruto do que ele me ensinou já gravei 4 CDS e sigo cumprindo o ministério que Deus colocou na minha vida. Obrigada Deus pelo pai que me deste.....

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a homenagem. Você tem todos os créditos para fazê-la. Realmente ir. Paiá foi um cidadão e cristão muito digno.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.