Amigos leitores,
Os banqueiros assediam os funcionários para o atingimento de metas abusivas... e esquecem que seu papel precípuo é atender GENTE de maneira digna e decente.
O país vem implementando uma política de bancarização, abrindo as portas dos "bons para todos", mas sem o suprimento de pessoal para acolher os clientes.
As recentes aberturas de novas agências, em série, sem o devido preenchimento de novas vagas e sem a abertura de concursos públicos é um agravante. A quantidade de tarefas do trabalhador bancário só aumenta... sem que hajam condições de trabalho.
É a velha máxima: "Fazer mais, com menos". Daqui à pouco, será: "Fazer mais, com nada!"
E, não duvidem, em casos de punição ou indenização, o culpado, o perseguido é o assalariado!
O mal atendimento é só um sintoma... às vezes reflexo da agonia do funcionário em tentar suprir as inúmeras deficiências das instituições bancárias em prestar um atendimento nas carreiras, pois tem um chefe cobrando o atingimento de uma meta (seguros, capitalização...)
A maioria das pessoas não sabem, mas isso acarreta em defeitos na prestação do serviço, conforme o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) - ao qual os Bancos também estão sujeitos.
O Sindicato dos Bancários do RN tem acompanhado casos dessa natureza de perto, para combater o crescente Assédio Moral ao trabalhador, pois isso redunda estresse, quadros psiquiátricos irreversíveis, e até na morte do funcionário - como aconteceu recentemente em Parelhas-RN.
Perdão por esse bom dia, mas que sirva de reflexo no fim de semana.
A Luta Continua!
Sds,
Joserrí de Oliveira Lucena
"Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam." Martin Luther King
De:
Enviada em: quinta-feira, 10 de janeiro de 2013 20:44
Para:
Assunto: BB caicó e o relato de uma cliente
A partir de hoje quando eu passar naquela porta do Banco do Brasil em Caicó, já irei de câmera ligada. O que presenciei hoje foi revoltante: Precisei ir com minha tia até o banco recadastrar sua senha do cartão, quando chegamos a mesa do atendimento (MESA 1), ao mesmo tempo chegou um senhor aparentemente de 70 anos de idade que queria recuperar a senha do seu cartão para sacar no caixa eletrônico, pois havia perdido. Como ele mora na Zona Rural de São José do Seridó, depende do transporte que o conduz até a sua cidade que saia as 14:20hs, cedemos a nossa vez para que ele pudesse ser atendido rapidamente e concluísse o seu objetivo. O funcionário não pediu que o cliente se acomodasse, deixou ele esperando de pé e foi até o andar de cima, quando retornou ao birô, resolveu o problema de outro funcionário. E ai começou a atender o senhor, ainda de pé:
Funcionário: Qual o seu problema Senhor?
Senhor: Queria a senha do caixa (ele não soube se expressar direito)
Eu: Expliquei ao funcionário que ele queria recuperar a sua senha do cartão para sacar.
Funcionário: Você deveria pedir a senha do Cartão e não do Caixa, Senha do Caixa é adquirida lá fora. (Com tom de arrogância)
Senhor: Me desculpe SENHOR, é que eu sou analfabeto e não entendo direito as coisas.
Eu: Não pense assim não senhor, eu sou formada, mas em algumas situações também não consigo me expressar direito, isso é normal. (Tentando aliviar a situação)
O Funcionário se ausentou novamente e nesse intervalo as lagrimas desceram dos seus olhos e sua boca tremia, aquilo me doeuuuuuuuuuuuu tanto que esperei ele terminar o processo, deixei minha tia sendo atendida e fui atras dele, que ainda estava com lagrimas no olhos.
Eu: Senhor, eu vi a forma como o senhor foi atendido.
Ele: É porque eu sou analfabeto e não sei direito as coisas.
Aquilo me deixou indignada, peguei os dados dele, e vou entrar em contato com a ouvidoria, hoje não, pois já encerrou, mas amanha sera o meu primeiro bom dia e o que eu espero, é que, no mínimo, o funcionário (se é que o lugar dele é lá mesmo!) peça desculpas a esse senhor. E que vou fazer de tudo pra isso, pois não admitia que fizessem isso com meu pai, e não vou deixar que façam com ele, mesmo não sabendo quem ele seja. Como diz minha vizinha, lá tem que ser disponibilizados atendimento para ricos e para pobres, só assim tínhamos a certeza que seriamos atendidos corretamente!
Desabafo do dia!
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