terça-feira, 4 de agosto de 2015

Medo



Estou vendo um crescente de pensamento e atitude pessimista contaminando mais pessoas que a cota normal.
 
E não falo isso apenas pelo cenário econômico-político-partidário. SE fosse, seria natural, dado o catastrófico e desastroso cenário de degradação que aflige TODAS as nações do globo.
 
O sentimento disseminado é:
- Ai meu Deus, se acabou tudo!!!
 
 
Falo da contaminação das pessoas com um sentimento de derrota que permeia até o seio familiar em conflitos banais; estamos divididos em greis, discussões tolas sobre sexualidade (que a ninguém mais do que às 4 paredes deveria bastar), laicismo x fundamentalismo, etc... temas sérios e banais usados como pretexto para agredir o "outro", e que da forma conduzida em nada contribuem para o estabelecimento de um bem estar individual e coletivo.
 
Nesse exacerbamento de discussão monocromática entre preto e branco, ignoram-se as escalas de cinza (no plural mesmo) e perdemos a oportunidade de construir um futuro melhor (sem a necessidade de apor um carimbo de paternidade para A ou B).
 
Não estou preocupado com a "crise"; estou preocupado com a onda de pessimismo que presta um excelente DESSERVIÇO à nação e que impregna inclusive formadores de opinião qualificados, que deveriam usar um caleidoscópio como lente, e mudar esse discurso de túnel sem luz no fundo.
 
Parece ufanismo, mas faço parte de uma empresa que há 63 anos trabalha arduamente para mudar a realidade de uma região que já foi considerada "peso morto" para o país. Eu e outros cerca de 7000 colegas atuamos como AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO da realidade cruel do Semi-Árido. O nordeste dá certo, em grande parte pelo trabalho que fazemos aqui.
 
Não é uma tarefa fácil, mas a gente precisa PENSAR e AGIR positivo, e FAZER DAR CERTO. Sim: Atitudes Positiva e Proativa são determinantes para um resultado diferente do fracasso.
 
Clientes e consumidores mudam hábitos. É assim desde que sempre. Por exemplo: a fotografia impressa teve seu auge, mas hoje é uma indústria em decadência (apesar de hoje as pessoas registrarem bilhões de vezes mais fotos que há décadas atrás)... as empresas inteligentes se adaptaram a essa realidade que parece não ter volta.
 
Quanto à crise...
Conta-se que foi visitar um reino perfeito e pediu autorização ao Rei para ficar ali uma temporada. Prometeu atingir apenas 500 súditos durante a estadia.
Após longa negociação, concordaram, desde que o número de afetados fosse apenas 100 súditos.
Passado o tempo determinado, a Crise voltou ao palácio para agradecer a hospitalidade, mas o Rei mostrou-se indignado pelo fato de a Crise ter prejudicado mais de 1000 de seus cidadãos, não respeitando nem mesmo membros da mais alta nobreza.
A Crise, pacientemente prestou relatório daqueles que havia deliberadamente escolhido para seu intento; 100 pessoas ao todo.
As demais, disse ela, foram atingidas pelo MEDO.
 
 
A maioria de nós nasceu nu, careca e banguela. Se a realidade hoje é melhor, não caiu do céu, nem foi presente de nenhum líder terreno.
Escolhi não desistir nunca de sobreviver - mesmo quando tudo parece perdido; Ao longo do percurso, já me reinventei diversas vezes, ajustando o foco, direcionando esforços, experimentando dezenas de ofícios diferentes... (algumas das quais caíram na obsolescência pela produção em larga escala, como fabricar e vender cabides de porta em porta).
 
Intuitivamente adotei a premissa de fugir de pessoas pessimistas e negativas; Pessimismo é uma doença contagiosa e que pode até não matar, mas causa muitos estragos.
 
Desse modo, estou sempre atento para não ser contaminado pelo MEDO, que gera pessimismo e suas consequências. É preciso reagir (a menos que você ache que "já chegou lá" e nada mais faz seus olhos brilharem).
 
Um abraço e boa semana!
 
Sds,
 
Joserrí de Oliveira Lucena
Historiador
MBA Negócios Financeiros (PUC-Rio)
Esp Desenvolvimento Sustentável (UFRN)
Bel.ndo Direito (UERN)
 
 
Frase de rodapé não diz quem a gente é.
Basta de Medo. Faça dar Certo!
Se não passar o Medo, vai com Medo mesmo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.