sábado, 29 de agosto de 2015

Quando todos falam a mesma coisa, ninguém está falando coisa alguma.

Se esta frase já existir, parabéns a quem a criou; se não existir, não terá graça tê-la criado, de tão óbvia que me parece.



Lembro que num dos cursos de Gestão que fiz há uns anos atrás, tivemos umas sessões de brainstorm em que éramos incentivados a simplesmente deixar o cérebro destravado de amarras e liberar a imaginação para proposição de ideias. Ao longo da atividade, primeiro individualmente e depois em grupos, íamos refinando a profusão de sugestões até que ficasse o resumo do resumo do resumo; na prática, o refinamento é a sistematização do pensamento pasteurizado, e o resultado por vezes não guarda qualquer relação com a ideia original, senão o fato de ter sido o interruptor que a gerou.

Sintetizando, o brainstorm serve para criar sinergia, mas o que se quer é que no final todos estejam falando a mesma coisa.

Prá mim, quando todos falam a mesma coisa, perdeu-se a essência do grupo e todos são dispensáveis – menos um qualquer do grupo, que possa fazer uma apresentação do resultado a outros grupos (e se necessário, posto que se tiverem produzido um manual, todos mesmo poderão ser dispensados).

Fuja da ditadura do pensamento, que quer te fazer apenas reproduzir o que já foi ruminado e remastigado. Não desligue o cérebro do modo brainstorm, e se possível, quebre a “peneira” entre o cérebro e a boca, para expor sem filtros tudo o que a massa cinzenta conseguir elucubrar.

Quando todos falam a mesma coisa, ninguém está falando coisa alguma; não seja todos. Não reproduza o discurso uniforme da massa. Ouse discordar, nem que seja pelo exercício de não aceitar passivamente o sobejo das ideias alheias.


Joserrí de Oliveira Lucena




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.