sexta-feira, 8 de julho de 2011

Prefeita Micarla de Sousa irá fazer filme da vida dela... Goebbels(?)

Por acaso o leitor não estranou a notícia de grande repercussão nos últimos dias sobre "versão" de que a camareira americana, vitima de agressão sexual pelo ex-diretor do FMI Strauss-Kahn, teria mentido em sua denúncia, o que levou as autoridades a liberá-lo sem fiança, e colocar em descrédito todas as acusações... fácil assim, como nos filmes?

 

Como no estranho caso acima, para mim, o autor de notícias como a de suposto filme contando a vida da atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa (Joselito Müller) carece de credibilidade. Entre suas matérias consta a de que uma pesquisa de opinião teria apontado 73% de aprovação popular para a prefeita; uma outra citava um pronunciamento da presidenta Dilma defendendo Micarla contra o movimento #foramicarla...

 

A exemplo das informações fabricadas pelo site G17 (onde uma mulher casada teria morrido engasgada num motel, onde estava com o amante; ou aquela em que outra mulher casada teria resolvido virar garota de programa, e para seu azar o primeiro cliente era seu marido), Joselito Müller também inventa informações e conta com a credulidade das pessoas para disseminá-las.

 

Esse artifício, de divulgar notícias falsas, faz parte de campanha intencional, cujo objetivo é desacreditar pessoas e notícias verdadeiríssimas, que pareceriam mentirosas após o desmascaramento das notícias inventadas (e seu principal alvo são os que teriam interesse em multiplicar a notícia inventada, como se verdadeira fosse). Ou seja, a notícia é plantada para ser espalhada - no caso abaixo, pelos manifestantes do movimento #foramicarla.

 

As pessoas costumam acreditar em notícia ruim, e sair divulgando imediatamente - sem nunca sequer fazer uma verificação de fontes, de credibilidade, de coerência, de contradições...

 

Essa prática foi muito difundida pelos nazistas, com as chamadas "Técnicas de Goebbels" na segunda Grande Guerra, e tem sido utilizada no jornalismo em todo o mundo, por aqueles que podem pagar pelo espaço publicitário, sob a ótica do "informe".

 

Hitler e seu ministro da propaganda Joseph Goebbels utilizavam um mix de ideologia, arte e técnicas de controle da opinião pública, pelas quais identificou e rotulou inimigos (judeus e comunistas) e o alvo (Tratado de Versalhes). Por sua organização metódica, a propaganda nazista incluia além da mídia formal, todos as formas de comunicação, a métrica nos discursos, a cenografia, a hipnose do grito de guerra, os holofotes, o jogo de luzes, a cadência da marcha, a logotipia, e a identidade visual - pelo que já se estudou até hoje. Pelo seu forte conteúdo e apelo emocional, fazia apologia da mentira, o que notabilizou a famosa frase do ministro Goebbels: "De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade."

 

Sobre a propaganda (política), para citar José Nivaldo Júnior em Maquiavel, O Poder, “a diferença está na arte de quem a executa e na ideologia que a dissemina”.

 

Leia abaixo as supostas matérias publicadas sobre Micarla e um filme que estaria sendo negociado com Bruno Barreto (enquanto a prefeita afirma que está em São Paulo para corrigir um erro em cirurgia cardíaca).

 

Portanto, não se preste a esse (des)serviço de difundir notícias plantadas. Não seja marionete das "Técnicas de Goebbels" e não caia na armadilha de perder sua credibilidade.

 

Joserrí de Oliveira Lucena

 


Prefeita Micarla de Sousa irá fazer filme nacional prestigiando a vida dela com nosso dinheiro público! Era só o que faltava. Leiam:

Notícia de 01/07/2011:


Depois do sucesso de Dois filhos de Francisco e de Lula, o filho do Brasil, é a vez da história da prefeita da capital potiguar, Micarla de Souza, ser contada nas telas do cinema. Dirigido pelo cineasta Bruno Barreto, o filme "A filha do senador Carlos Alberto" será gravado no Estado do Rio Grande do Norte a partir de outubro de 2011. "É uma satisfação imensa poder fazer parte desse projeto", afirmou Bruno Barreto à reportagem. Para o cineasta, Ela (Micarla) tem uma história de vida belíssima. Sem dúvida é um exemplo para todo brasileiro. A produção do filme está orçada em 12 milhões de reais e conta com patrocínio da prefeitura de Natal. No elenco, Cláudia Abreu protagonizará a trama interpretando Micarla de Souza. O falecido senador Carlos Albert será interpretado por Renato Aragão, e Miguel Weber será incorporado por Marcos Pasquim.
Retidado de: http://correiodobrasil.com.br/vida-da-prefeita-micarla-de-souza-sera-contada-em-longa-metragem/262847/

Notícia de 02/07/2011:
 
A prefeita Micarla de Souza embargou na manhã deste sábado, 02, para Lisboa, juntamente com seu esposo Miguel Weber, onde encontrarão com o cineasta Bruno Barreto para conhecerem algumas locações onde será gravado o filme "A filha do senador Carlos Alberto", que conta a história da prefeita da capital potiguar. Algumas cenas em Portugal, informou Micarla. O longa metragem, inicialmente orçado em 12 milhões de reais, teve o orçamento aumentado para 15 milhões. Já aprovamos um apoio do município ao filme, mas agora teremos que aprovar um aditivo de 3 milhões na Câmara Municipal, disse a prefeita. Contatado por telefone, o presidente da Câmara Municipal Edvan Martins, informou que a votação do aditivo para o filme está prevista para a próxima terça-feira, dia 05 de julho de 2011.
Retirado de: http://correiodobrasil.com.br/prefeita-micarla-de-souza-vai-a-portugal-visitar-locacoes-de-filme-sobre-sua-his/263189/

Então gente, 84% da população de natal rejeita o mandato da prefeita. Enquanto o povo de Natal fica com seus salários atrasados, sem merenda, sem educação, sem saúde, ela quer contar sua belíssima história com patrocínio da prefeitura? No mínimo, mais uma palhaçada com o cidadão Natalense. Está na hora de voltar na câmara e impedir que os vereadores aprovem essa palhaçada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.