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O avião tinha como destino Mossoró e faria escala em Natal, no Rio Grande do Norte. Suspeitou-se que houve falta de gasolina na aeronave... desmentida pela imagem abaixo, e pelo fato de o avião ter sido destruído pelas chamas (e não pela queda). Aliás, foi o fogo que vitimou tripulação e passageiros.
O Diário de Pernambuco noticiou assim:
Avião cai na zona sul do Recife e deixa 16 mortos
O bimotor da empresa "No ar" seguia viagem com destino a Natal, com dois tripulantes e 14 passageiros.
Por Diário de Pernambuco
Dezesseis pessoas morreram na queda de um avião no início da manhã de hoje em Boa Viagem, zona sul do Recife. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que enviou nove viaturas para o local.
Nossas fontes confirmaram logo após o acidente que uma das vítimas é o diretor de obras da empresa pernambucana Moura Dubeux, engenheiro Marcos Ely de Araújo, que estaria vindo a Natal para a entrega do Edificio Hanna Safieh (o evento que representava o debut da construtora na capital potiguar, foi desmarcado). Marcos Ely deixa esposa e dois filhos.
De acordo com a Infraero, a aeronave da empresa "No ar" deixou o Aeroporto Internacional dos Guararapes às 6h51 com destino a Natal, no Rio Grande do Norte com dois tripulantes e 14 passageiros.
O acidente aconteceu na avenida Boa Viagem em um terreno nas proximidades do II Comar, depois do Parque Dona Lindu, onde geralmente são armados circos. O trânsito no local é bastante complicado.
De acordo com informações preliminares, assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, em Recife, e ao tocar no solo, segundo testemunhas relataram aos investigadores da FAB, o avião teria explodido.
O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente.
De acordo com informações preliminares, assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, em Recife, e ao tocar no solo, segundo testemunhas relataram aos investigadores da FAB, o avião teria explodido.
O empresário Geraldo Jorge, um dos representantes da empresa de aviação, informou que neste momento a empresa está cuidando do atendimento às famílias das vítimas para então se pronunciar sobre o acidente.
Nossas fontes confirmaram logo após o acidente que uma das vítimas é o diretor de obras da empresa pernambucana Moura Dubeux, engenheiro Marcos Ely de Araújo, que estaria vindo a Natal para a entrega do Edificio Hanna Safieh (o evento que representava o debut da construtora na capital potiguar, foi desmarcado). Marcos Ely deixa esposa e dois filhos.
Outra vítima foi a professora Dra Antônia Fernanda Jalles, professora universitária da UFRN, pertencente ao Núcleo de Educação Infantil (NEI); Ela era mestre e doutora em processo de aprendizagem no contexto bilíngue. As informações foram confirmadas pelo esposo, professor Diógenes Carvalho Veras e por amigos da vítima. Fernanda, como era conhecida, deixa ainda 3 filhos com idades de 12, 14 e 24 anos.
A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal informou, em nota enviada nesta quarta-feira (13), que a delegada Carla Sueli Barbosa Moreira, da delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró (RN), estava entre os passageiros do avião que caiu, nesta manhã, no Recife.
O co-piloto da aeronave era Roberto Gonçalves, de 55 anos. Seu irmão, o também piloto Jairo Gonçalves, de 50 anos, disse em entrevista ter "certeza de que a queda do avião foi provocada por falhas técnicas". Jairo disse ainda que o irmão dele já tinha mais de 2 mil horas de voo e em mais de 20 anos de experiência profissional nunca tinha se envolvido em nenhum acidente: "Ele era de extrema experiência. Sem sombra de dúvidas, o fato aconteceu por conta de problemas da aeronave". Jairo acrescentou que seu irmão não estava na escala desta quarta-feira, e que foi trabalhar mesmo estando teoricamente de folga para render um amigo.
Disse que em conversa, dias atrás, Roberto havia comentado com ele que a empresa NoAr Linhas Aéreas já tinha cancelado alguns voos por conta de problemas de força das aeronaves, segundo ele, recorrentes problemas nas turbinas do avião.
O piloto Roberto Gonçalves fazia parte de uma família de 8 pilotos. Tinha seis filhos e um deles (também piloto) estaria em outro voo, para a cidade Paris, na França, no momento do acidente.
A Noar garantiu ainda que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares. De acordo com a companhia, o comando da Aeronáutica, a Anac e a autoridade policial estão tratando das investigações sobre o acidente.
Veja a lista dos mortos na tragédia:
- Rivaldo Cardoso (piloto)
- Roberto Gonçalves (co-piloto)
- André Louis Pimenta Freitas
- Antônia Fernanda Jalles
- Camila Marino
- Carla Sueli Barbosa Moreira
- Débora Santos
- Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque
- Natan Braga da Silva
- Marcelo Campelo
- Maria da Conceição de Oliveira
- Jonhson do Nascimento Pontes
- Marcos Ely Soares de Araújo
- Breno Faria
- Raul Farias
- Ivanildo Santos Filho
Entre as vítimas, o empresário cearense André Louis Pimenta Freitas, que era dono da Imperjet, empresa paulista especializada do ramo de tecidos impermeabilizantes com filial em Salvador. André era filho do empresário Francisco Freitas Cordeiro e da Sra Marlise (ele presidente do CDL de Fortaleza-CE).
Informações de outras vítimas:
* Ivanildo dos Santos filho, 46, além de gerente financeiro da Faculdade Maurício de Nassau, também era Pastor da Igreja Assem-Beréia de Deus;
* Natan Braga da Silva, 39, era encarregado de manutenção da Super GasBras - deixa viúva e filhos gêmeos de 1 ano de idade;
* Camila Marino, 28, trabalhava na empresa Blackberry - casada, sem filhos;
* Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque, 41, professor de Odontologia, ministraria aulas em curso de pós-graduação. Deixa mulher e dois filhos;
* Raul Farias, 24 anos, também era professor de Odontologia e ministraria aulas em Natal;
* Marcelo Campelo, trabalhava na Marca Engenharia, e ia a Natal inspecionar obras da Toyolex (concessionária de carros). Casado, sem filhos.
* Maria da Conceição de Oliveira, colega de trabalho de Marcelo Campelo, visitaria a mesma obra em Natal. Solteira, sem filhos;
* Débora Santos, trabalhava com processamento de dados, deixa filha de 4 anos de idade.
Informações de outras vítimas:
* Ivanildo dos Santos filho, 46, além de gerente financeiro da Faculdade Maurício de Nassau, também era Pastor da Igreja Assem-Beréia de Deus;
* Natan Braga da Silva, 39, era encarregado de manutenção da Super GasBras - deixa viúva e filhos gêmeos de 1 ano de idade;
* Camila Marino, 28, trabalhava na empresa Blackberry - casada, sem filhos;
* Bruno Frederico Ribeiro de Albuquerque, 41, professor de Odontologia, ministraria aulas em curso de pós-graduação. Deixa mulher e dois filhos;
* Raul Farias, 24 anos, também era professor de Odontologia e ministraria aulas em Natal;
* Marcelo Campelo, trabalhava na Marca Engenharia, e ia a Natal inspecionar obras da Toyolex (concessionária de carros). Casado, sem filhos.
* Maria da Conceição de Oliveira, colega de trabalho de Marcelo Campelo, visitaria a mesma obra em Natal. Solteira, sem filhos;
* Débora Santos, trabalhava com processamento de dados, deixa filha de 4 anos de idade.
O relato da testemunha ocular das explosões da aeronave, o vigilante do terreno onde o avião caiu, Erandir da Silva, de 42 anos, é chocante. Ele conta que tentou ajudar os passageiros, mas teve que recuar por conta das várias explosões na aeronave. Ele narra:
"Estava dormindo e escutei o barulho. Quando cheguei lá, o avião tava pegando fogo. Fiquei com medo de chegar perto por causa das explosões. Vi o pessoal na janela peindo socorro, mas quando cheguei perto começou a explodir. Senti remorso vendo o pessoal morrer sem poder fazer nada".
Fotos: Alexandre Gondim/JC Imagem/Especial para Terra |
O relato da testemunha ocular das explosões da aeronave, o vigilante do terreno onde o avião caiu, Erandir da Silva, de 42 anos, é chocante. Ele conta que tentou ajudar os passageiros, mas teve que recuar por conta das várias explosões na aeronave. Ele narra:
"Estava dormindo e escutei o barulho. Quando cheguei lá, o avião tava pegando fogo. Fiquei com medo de chegar perto por causa das explosões. Vi o pessoal na janela peindo socorro, mas quando cheguei perto começou a explodir. Senti remorso vendo o pessoal morrer sem poder fazer nada".
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