No dia que conseguir dominar (ou ser dominado) pelas técnicas abaixo, aviso. Vou tentar, prometo.
São parte do texto do livro "Tenha Calma!", de Vera Martins.
Joserrí de Oliveira Lucena
Algumas dicas para acalmar seu emocional:
Faça atividades que acalmam o cérebro e o coração e propiciem sensações de prazer, como dançar, cantar, assistir a bons filmes, ouvir música que faça bem aos ouvidos, olhar a natureza para registrar cenas bonitas no cérebro e ler livros interessantes e atuais, que colaboram para a revisão de valores e crenças.
Você pode cuidar do cérebro e estimular o bom funcionamento do organismo fazendo relaxamento físico e mental através da prática da ioga e meditação.
Exercício físico, alongamento e caminhada promovem bem-estar em função da produção de endorfinas que neutraliza as toxinas, além de acalmar as ondas cerebrais e oxigenar o sangue.
Dar muitas risadas ativa o sistema cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca. Os vasos se dilatam e a pressão diminui. Quando você ri, seu cérebro libera endorfinas, substâncias que lhe dão a sensação de bem-estar. Mais ainda, as contrações curtas e fortes nos músculos do diafragma e do abdome melhoram a irrigação dos órgãos internos, além do sangue ficar mais bem oxigenado.
Boa alimentação: a alimentação adequada pode ter um efeito calmante.
Reduza o sódio, que contribui para aumentar a pressão. Coma mais complexo de carboidratos para ajudar a manter a energia que a raiva esgota. Evite comer para conter a raiva.
Coma vagarosamente, num lugar tranquilo, olhando e curtindo o sabor de cada alimento e não ocupe sua mente com outra atividade simultânea.
Converse com amigos - a amizade faz bem e promove bem-estar porque o organismo produz mais o hormônio das relações interpessoais, chamado oxitocina.
Viva cem por cento o momento presente para diminuir a ansiedade.
Inspire profundamente, segure por instantes e depois expire bem devagar, até sentir a calma.
Você encontrará técnicas para mudar seu modo de pensar no livro Tenha Calma! Como lidar com a raiva no trabalho e transformá-la em resultados positivos, autora: Vera Martins, Editora Campus, 2009.
Primeiro lugar, agradeço por ter referenciado o livro Tenha Calma, da minha autoria.
ResponderExcluirBem, na verdade essas dicas são oferecidas pelos médicos e neurocientistas como medidas auxiliares de equilíbrio emocional, porque são atividades bacanas que liberam hormônios de recompensa e prazer. O cérebro fica bem nutrido, e não dá espaço para emoções negativas mais fortes, como a raiva. As dicas contribuem para a liberação de endorfinas, serotonina e dopamina, excelentes neurotransmissores para obter a calma. Porém, o livro apresenta outras técnicas principais de lidar com a raiva através de técnicas cognitivo comportamental. É fácil de praticar e afirmo que dá certo. Você vai se fortalecendo cada vez mais e suas vulnerabilidades ficam neutralizadas, com um modelo mental fortalecido. Um abraço e obrigada por dar esse espaço. Vera <Martins