sábado, 24 de setembro de 2011

Bullying? Parte 1 - século XX

Há muitos ramos de especialistas abordando o episódio do Grande ABC (São Paulo-SP), no qual uma criança de 10 anos de idade atirou com arma de fogo contra a professora e depois tirou a própria vida com um tiro fatal.

A presente geração é ávida por neologismos que a distingua das anteriores, e os jargões modernos excluem a massa da compreensão do que é discutido, por vezes apenas ao criar um apelido novo para uma prática antiga. É o caso de Bullying.

No meu tempo de menino, era "mangar", fazer troça, gozar da cara de alguém... com apelidos, pejorativos ou não, que acabavam substituindo os nomes de batismo e tornando-se a marca registrada de alguém: rato branco, pé-de-quenga, esqueleto, queixada, dentuço, bola, meiota, tisgo, todo-fino e outra infinidade de sobrenomes de animais como louro, macaco, guiné, baleia, grilo (o que transformava nossa sala de aula numa espécie de zoológico).

Os pais, por sua vez, sabedores que não adiantava chiar ou tomar satisfação, pois podiam arranjar um apelido pior, geralmente aconselhavam os filhos a não reagir e se adaptar (se é que podemos dizer assim). A frase mais usual, diante de um quadro de depressão ou de baixa auto-estima por causa da situação, era:

- Deixe de frescura!

E assim nossa geração sobreviveu aos humilhantes apelidos, e homens feitos, decidiram se adotavam a "marca registrada" como fonte de rendas, ou se revertiam a "parada" mediante o estabelecimento profissional...

... mas isso foi no Século XXX; hoje os tempos são outros.

Joserrí de Oliveira Lucena

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.