Quebra de paradigma é mais valioso quando é acompanhado de pesquisa científica.
Assim, os desinformados passam a constatar o que todo pobre sabe:
Pobre gosta de coisa boa - e usufrui conforme a renda;
Miserável são os chamados ‘ricos’ que fazem estardalhaço por centavos (às vezes gastando mais em honorários que com a dívida) e vive de aparência.
Veja na matéria abaixo, divulgada hoje no UOL, uma dessas constatações inegáveis: As classes A e B compram mais produtos piratas que as classes D e E.
Um abraço e boa semana
Joserrí de Oliveira Lucena
Classes A e B compram mais produtos piratas que D e E
SÃO PAULO - Desde que a pesquisa da Fecomércio-RJ e da Ipsos começou a ser realizada em 2006, esta é a primeira edição em que mais da metade - 52% - dos consumidores brasileiros assumiu ter comprado produtos piratas em 2011. Em números absolutos, isso representa cerca de 74,3 milhões de pessoas.
Em relação a 2010, quando 68,4 milhões de brasileiros cometeram esse crime (o que representa 48%), houve um aumento de 6 milhões de brasileiros que passaram a consumir produtos piratas.
Outro dado alarmante do levantamento mostra que houve um aumento expressivo na adesão dos consumidores das classes A e B. Enquanto em 2010, esse extrato representava 47% dos consumidores da pirataria, neste ano esse percentual pulou para 57%.
Outra faixa de renda que elevou o número de consumidores que adquirem mercadorias piratas foi das classes D e E, passando de 39%, em 2010, para 44%, em 2011. Em compensação, a classe C reduziu seu percentual de 53% para 52%, na mesma base comparativa.
Preço continua sendo o principal motivo
A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:
A principal justificativa apresentada para a compra dos produtos falsificados continua sendo o preço mais em conta. Já o fato de os produtos serem mais fáceis de se encontrar e de estarem disponíveis antes do original vêm logo em seguida, conforme mostra a tabela abaixo:
Justificativas para o consumo de pirataria em 2011
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Motivos
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Total
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Classe AB
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Classe C
|
Classe DE
|
Preços mais em conta
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96
|
96
|
97
|
95
|
Mais fácil de se encontrar
|
14
|
8
|
16
|
19
|
Está disponível antes do original
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9
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8
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10
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7
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Alguns produtos podem ser descartáveis
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7
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10
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5
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7
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Para alcançar um "status" que o produto original traz
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2
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4
|
2
|
3
|
Não sabe / Não respondeu
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0
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--
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0
|
1
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Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos
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Apesar de ter consciência sobre a ilegalidade e os prejuízos da pirataria, os brasileiros não mudam sua atitudes. Para se ter uma ideia, 82% dos consumidores das classes A e B acreditam que a pirataria alimenta a sonegação de impostos.
Para esses consumidores, os produtos falsificados também oferecem prejuízo ao fabricante ou artista (80%) e prejudica o faturamento do comércio (75%). No entanto, etses consumidores acreditam cada vez menos que esses produtos causam desemprego e alimentem o crime organizado.
Produtos piratas mais adquiridos
Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos. Confira na tabela abaixo:
Entre os produtos piratas mais escolhidos pelos brasileiros, o destaque continua sendo CD/DVD, seguido por brinquedos, artigos de moda (roupa, óculos, relógio, calçado e bolsa), programas de computador e equipamentos eletrônicos. Confira na tabela abaixo:
Produtos
|
Percentual de consumo
|
CD
|
81%
|
DVD
|
76%
|
Roupas
|
11%
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Óculos
|
10%
|
- Calçados, Bolsas ou Tênis
- Equipamentos eletrônicos - Relógios |
7%
|
- Brinquedos
- Programas de computador |
5%
|
- Isqueiros
- Cigarros - Perfumes |
4%
|
- Telefone celular
- Artigos esportivos - Canetas |
2%
|
- Aparelhos de barbear
- Acessórios para veículo |
1%
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Fonte: Fecomercio-RJ/Ipsos
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Fonte: UOL
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