terça-feira, 7 de setembro de 2010

Caso Joanna: falso médico indiciado...

Muito interessante que a linha de acusação (defesa do pai) esteja unicamente tratando do atendimento de Joanna Cardoso.

Vocês lerão que todos os procedimentos estão sendo conduzidos para punir os médicos do 3o atendimento (inclusive a médica está presa e o aluno de medicina acusado de homicídio doloso).

Enquanto isso, é como se não houvesse investigação quanto à responsabilidade do pai (guarda da filha) quanto aos procedimentos que foram prestados a ela... afinal, não foi o próprio pai que levou Joanna a três atendimentos diferentes?

Não é curioso?


Veja matéria do G1:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/09/mp-do-rio-pede-esclarecimentos-sobre-atendimento-menina-joanna.html




01/09/2010 20h53 - Atualizado em 01/09/2010 20h53

MP do Rio pede esclarecimentos sobre atendimento à menina Joanna

Dados foram pedidos a hospitais, laboratório e psicóloga que atendia criança.
Criança de 5 anos morreu em agosto após ficar quase um mês em coma.

Do G1 RJ
Joanna morreu após ficar em comaJoanna Marcenal, de 5 anos, morreu após ficar
quase um mês em coma  (Foto: Marcelo Carnaval/
Agência O Globo)
O Ministério Público do Rio informou nesta quarta-feira (1º) que, por meio da 25ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal, pediu esclarecimentos médico-hospitalares sobre os cuidados prestados à menina Joanna Cardoso Marins, de 5 anos, que morreu em 13 de agosto, após ficar quase um mês em coma.
As informações, ainda segundo o MP do Rio, foram solicitadas ao Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, onde a criança foi liberada desacordada por um falso médico; a uma médica que prestou atendimento à menina no Hospital Amiu, de Botafogo, na Zona Sul, onde Joanna ficou internada no CTI e faleceu; a um laboratório que realizou exames na menina durante o período da internação; e a uma psicóloga que estaria atendendo Joanna no período que antecedeu sua internação.
Joanna era alvo da disputa dos pais desde o nascimento. A causa de sua morte ainda é desconhecida para a polícia e os médicos. Uma das hipóteses investigada é se a menina foi vítima de maus-tratos, já que ela tinha uma mancha nas nádegas que, segundo o laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML), parecia uma queimadura. Além do Rio Mar e do Amiu, a menina também chegou a ser atendida no Hospital das Clínicas de Jacarepaguá, também na Zona Oeste, onde foi medicada.
O MP do Rio informou ainda que as informações servirão para auxiliar o parecer médico-legista que está sendo elaborado pelo Grupo de Assessoria Técnica (GATE) do Ministério Público. Os ofícios deverão ser respondidos em até 48 horas a partir da data do recebimento.
Falso médico indiciado por homicídio doloso
DCAV divulga fotos do falso médico que liberou menina desacordadaDCAV divulgou fotos do falso médico que liberou
menina desacordada (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Na terça-feira (31), o falso médico que atendeu Joanna foi indiciado por homicídio doloso - quando há intenção de matar. A informação é do delegado responsável pelo caso, Luiz Henrique Marques, da Delagacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav). Para ele, o falso médico, que admitiu à polícia ser estudante de medicina, assumiu o risco de provocar eventuais mortes, já que não estava apto para exercer a função. O estudante, que está foragido, teve a prisão decretada logo após a morte de Joanna.
Ele também responde por outros quatro crimes: exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, falsidade de documentos públicos e tráfico de drogas, já que em depoimento à polícia, o estudante confessou ter aplicado um anticonvulsivo em Joanna. A droga pode causar dependência química.
De  acordo com a polícia, a pediatra do Hospital Rio Mar, acusada de contratar o estudante, também foi indiciada pelos cinco crimes. Ela está presa desde 14 de agosto, em uma penitenciária em Bangu, na Zona Oeste da cidade. Em depoimento, a médica negou as acusações.
Após as investigações da polícia apontarem que a médica do Rio Mar sabia da existência do falso médico, o hospital informou que demitiu a profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.