domingo, 5 de setembro de 2010
Eta e o cessar fogo na Espanha
Quando eu era criança, tinha por hobby ir para a "bodega" de seu Paizinho Rangel, em Caicó(RN), pegar primeiras páginas de jornal impresso por causa das letras grandes: foi assim que aprendi a ler - isso antes dos 5 anos de idade.
Os primeiros anos da década de 70 eram recheados de notícias políticas e militares - do Brasil e do Mundo...
... e continuou assim pelos próximos 30 anos.
Até se dizia que jornal espremido escorria sangue.
Acredito que todos os que são de minha faixa etária (41 anos) sabem muito bem do que estou falando.
Nesse período, as ações do grupo separatista basco ETA, bem como as do IRA e outros grupos denominados "extremistas", ocupavam manchetes e páginas inteiras com notícias de atentados violentos - quase nunca liamos sobre a repressão que estes grupos sofreram (o filme "Em Nome do Pai" é que nos deu uma noção).
Só sei que, também desde menino, nutri uma grande admiração por estes "teimosos" - minha mãe até me chamava de subversivo por esta tendência esquerdo-radical.
Hoje, leio esta notícia, e minhas memórias me remeteram aos anos de infância e adolescência...
SONYA DOWSETT - REUTERS
O grupo separatista basco ETA decidiu parar de realizar ataques armados, disse o jornal em língua basca Gara em seu website este domingo.
O Gara não deixou claro se o cessar-fogo será permanente ou temporário.
Autoridades do ministério do interior recusaram-se a comentar o comunicado pelo ETA, que foi responsável por cerca de 850 mortes nos 40 anos em que tem lutado pela secessão do Estado basco no norte da Espanha e no sul da França.
No vídeo publicado no site do Gara havia três pessoas vestidas de preto com as cabeças cobertas com panos brancos com furos para os olhos.
Eles estavam sentados numa mesa sob o emblema do grupo separatista e a bandeira basca. A pessoa no centro fez o comunicado em basco.
"O ETA informa que há vários meses decidiu não realizar ataques armados", disse a transcrição, traduzida para o espanhol também no site do Gara.
O ETA está pronto para "começar o processo democrático", disse ele.
O ETA ficou enfraquecido nos últimos anos depois que o governo espanhol capturou alguns de seus líderes. O chefe do grupo foi capturado em fevereiro no norte da França junto com dois altos oficiais do grupo guerrilheiro.
O ETA declarou um cessar-fogo permanente em março de 2006, mas o primeiro-ministro Jose Luis Rodriguez Zapatero suspendeu o processo de paz naquele ano depois que o grupo detonou um carro-bomba num aeroporto de Madri matando dois equatorianos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigado por visitar este Blog
Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.
Se fizer citação, favor indicar a fonte.
Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1
Diabetes: uma batalha a cada dia
Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.
http://www.sanofi-aventis.com.br
No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário