segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições 2010: Debate Presidencial, Rede TV

Muito oportuna a cobertura do jornal "O Dia", que transcrevo abaixo (com créditos):
http://odia.terra.com.br/portal/brasil/eleicoes2010/html/2010/9/dilma_reage_a_ataques_ao_vivo_109658.html

13.09.10 às 01h06

Dilma reage a ataques ao vivo

Serra parte para provocações a partir de denúncias de quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB e de acusações de favorecimento envolvendo sucessora de petista. Plínio e Marina tentam faturar no meio do fogo cruzado

Rio - Como esperado, no primeiro embate entre os presidenciáveis após denúncias de vazamento de dados da Receita Federal e de um suposto esquema de corrupção envolvendo a sucessora de Dilma Rousseff (PT) na Casa Civil, os episódios viraram munição para José Serra (PSDB) no ataque à candidata petista. A temperatura subiu já no segundo bloco, houve três pedidos de direito de resposta e, também como esperado, os candidatos Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) tentaram faturar em meio ao fogo cruzado.

O debate começou morno, com um aparente acordo mútuo de isolar José Serra. Na primeira oportunidade, Serra tentou recorrer a Plínio para atacar Dilma, mencionando o dossiê dos “aloprados”. Não funcionou. Plínio não caiu na armadilha e ainda faturou dizendo que “isso não tem nada com o PSOL”. O tucano aproveitou a carona, disse que também não tinha nada “comigo” e partiu para o ataque à Dilma. Logo em seguida, a petista pediu direito de resposta, o que foi negado.
Quando questionado por uma jornalista sobre o uso do vazamento de dados de sua filha na Receita para conquistar votos, Serra responsabilizou militantes do PT pelo caso: “Foram pessoas ligadas à campanha da Dilma”.

A petista pediu direito de resposta novamente, conseguiu e rebateu o tucano: “Ao responsabilizar minha campanha por fatos que aconteceram em setembro do ano passado, o candidato quer ganhar essa campanha no tapetão. Não passarei para a História como a caluniadora dessa campanha. Será ele que passará”.

Serra também conseguiu direito de resposta e retrucou, citando denúncias contra a Casa Civil.  “Essas questões que envolvem moralidade e democracia não se resolvem com brabeza”, disse, provocando a adversária, que havia acabado de elevar o tom de voz minutos antes.

Quanto às acusações de que o filho de sua sucessora na Casa Civil — a ministra Erenice Guerra — teria feito tráfico de influência para a contratação de serviços para os Correios, Dilma afirmou:“Não vou permitir que me julguem pelo que foi feito pelo filho de uma ex-assessora.”

Marina também provocou Dilma ao perguntar o que a petista faria para evitar episódios de violação de sigilo e afirmar que os casos recentes estão sendo banalizados. “Não concordo. Estão sendo feitas investigações”, respondeu Dilma.

Marina replicou, afirmando que o governo admitiu que os vazamentos são comuns: “Dificil imaginar que não esteja sendo banalizado. O ministro (da Fazenda, Guido Mantega) veio a público dizer que isso é corriqueiro”.
À tarde, Dilma e Serra evitam comentar denúncia
No dia seguinte à divulgação de denúncia sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) evitaram comentar o assunto. A petista visitou a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, enquanto o tucano visitou o museu do Palácio das Indústrias, na capital paulista.

Marina Silva (PV) também visitou um museu, só que o do Futebol, em São Paulo. O candidato Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) não teve compromissos de campanha e passou o domingo se preparando para o debate.
Reportagem de Diego Barreto e João Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.