Acredito que a Copa 2014 no Brasil está em cheque; seu acontecimento depende hoje basicamente da decisão da presidenta Dilma em permitir o financiamento de estádios com recursos do BNDES e do FNE do que de qualquer outra questão.
As brigas políticas nas cidades-sedes envolvem interesses lobbistas que o Brasil conhece desde o Cabral (1500), mas não são impedimento para recebimento e gasto de verbas astronômicas - apenas cada um defende seu naco e as empresas (apadrinhadas, muitas vezes) que disputam parte dos bilhões a serem investidos em infraestrutura.
Agora, conforme amplamente divulgado pela imprensa nacional, a presidenta ficou surpresa ao ficar sabendo que algumas obras têm pleitos de financiamento público em andamento, o que seria imoral. Imoral porque a garantia para a construção e reforma de estádios é também dinheiro público - lastreado em recebíveis de alta liquidez, como royalties de petróleo e ICMS.
Então as empreiteiras, que não são bobas nem nada, capitalizam-se com as garantias públicas, com a exploração da obra em iniciativa privada por X anos (cerca de 30 anos) e ainda recebem o incentivo financeiro de recursos baratos, subsidiados e que FARÃO FALTA AO PÚBLICO ALVO.
Em algumas cidades as obras estão a pleno vapor; em outras, como é o caso de Natal-RN, só "obras" de terraplanagem e capinagem... que se arrastam há mais de um ano. É muito capim para derrubar (e muito medo de ficar sem o pouco que já tem - e por isso, na minha opinião, Machadão e Machadinho ainda estão de pé).
Há um suspense em torno da decisão presidencial pelo prosseguimento de propostas de financiamento dos estádios de Pernambuco e Bahia, só para citar dois exemplos.
A depender dessa decisão, poderemos ter Copa no Brasil em 2014, com muito dinheiro público. Acho que a presidenta não quer pagar essa fatura, nem legar às próximas gerações o ônus do evento, e passar para a História com uma imagem tão negativa.
Vamos aguardar.
Joserrí de Oliveira Lucena
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrigado por visitar este Blog
Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.
Se fizer citação, favor indicar a fonte.
Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1
Diabetes: uma batalha a cada dia
Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.
http://www.sanofi-aventis.com.br
No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário