sexta-feira, 10 de junho de 2011

Novo Presidente do BNB enfim nomeado

Do jeitinho que está publicado no Diário Oficial, confirmando nota divulgada no dia 6 nos blogs e jornais do Ceará, o novo presidente do Banco do Nordeste é Jurandir Vieira Santiago.

O Diário Oficial traz, no dia de hoje, notícia da exoneração de Roberto Smith e a nomeação do cearense Jurandir Vieira Santiago para a presidência da estatal.

Leia abaixo as notícias primeiro da especulação e a da nomeação, publicadas nos jornais cearenses, que festejam emplacar um afilhado de Cid Gomes (com a chancela do ministro Guido Mantega e da presidenta Dilma Roussef) no escalão federal.

Joserrí de Oliveira Lucena



Jurandir Santiago é o novo presidente do BNB

Atualmente, Jurandir ocupa a presidência da Cagece, cargo que deve entregar na próxima semana

Saiu a fumaça branca em se tratando de novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil. O Diário Oficial da União desta sexta-feira traz o atual presidente da Cagece, Jurandir Santiago, nomeado para a vaga de Roberto Smith.

Jurandir Santiago (43), cerense de Russas, é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, é formado em Geografia e Direito, tem pós-graduação em Direito Empresarial, e já oi secretário estadual das Cidades. Atualmente ocupa a presidência da Cagece, cargo que deve entregar na próxima semana.

A nomeação de Jurandir Santiago seguiu critérios técnicos entre vários nomes apresentados e traz o DNA político do governador Cid Gomes (PSB).

Fonte: O POVO



BNB - Presidente da Cagece entra na disputa
VEÍCULO: O ESTADO
UF: CE
CADERNO: POLÍTICA
PÁGINA: 3


O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Jurandir Santiago, é o mais novo nome a entrar na lista dos cotados para presidir o Banco do Nordeste (BNB). Santiago esteve na semana passada em Brasília, em reunião com a equipe do ministro da Fazenda, Guido Mantega. No encontro, técnicos o entrevistaram e avaliaram sua capacidade para suceder o atual presidente da instituição nordestina, professor Roberto Smith.

A indicação de Jurandir Santiago foi feita pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e pelo deputado federal, José Nobre Guimarães (PT). A presidente Dilma Rousseff (PT) acolheu a sugestão e a encaminhou para o ministro Mantega. Tão logo seja resolvida a crise que envolve o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, Dilma irá decidir sobre a escolha do novo presidente do BNB. No atual momento das negociações, dois nomes disputam chances de suceder Roberto Smith: o diretor do Banco do Brasil em Brasília, o cearense de Mauriti, Eduardo de Oliveira Martins, e o cearense de Russas, Jurandir Santiago.

Sem favoritos

No Planalto, não há favoritismo, apesar da alternativa Jurandir ter crescido muito nas últimas 24 horas. Os problemas gerados pelo escândalo Palocci fragilizaram o discurso do ministro da Fazenda de nomear apenas um técnico para presidência do BNB. A necessidade de fortalecer a presidente Dilma com apoio dos partidos obrigou o Planalto a negociar apoios e é fundamental agradar a bancada nordestina do PSB, PT e PMDB, que estava irritada com a perda de influência na direção do Banco do Nordeste.

Essa situação possibilitou o surgimento do nome do presidente da Cagece, Jurandir Santiago. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal, ex-gerente da instituição no Ceará, Jurandir foi secretário-ajunto de Cidades do primeiro Governo Cid, e atual presidente da Cagece, em uma indicação pessoal do próprio governador cearense. Com forte vinculação ao governador Cid, ao senador Eunício Oliveira e ao deputado José Guimarães, Santiago é um técnico muito prestigiado na classe política.

Os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Ceará, Cid Gomes, tentaram fechar a negociação com uma pessoa ligada à legenda, mas as negociações não avançaram. A crise na Casa Civil envolvendo o ministro Antônio Palocci dificultou a escolha de um novo nome para o BNB.

Jogo de cintura

Em meio às acusações contra o Ministério mais importante do Governo, o comando da presidente Dilma Rousseff sofre críticas de aliados, que reclamam da falta de “jogo de cintura” da petista para negociar. As queixas vão dos partidos maiores, como PMDB e PT, médios, a exemplo do PSB, e chegam aos pequenos, entre eles o PSC. (com informações do Ceará Agora)

Fonte: O ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.