sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão no Nordeste em 2011

Quem poderia imaginar que no Nordeste haveria apagão elétrico por sobrecarga do sistema?

Os investimento no setor têm sido feito e não são poucos (energia renovável - eólicas), e dentro em breve isso não mais ocorrerá. Mas não é algo repentino.

Agora, veja pela matéria abaixo, o que aconteceu nesta madrugada... segundo o site nominuto.com:

"A fragilidade do sistema interligado de transmissão de energia volta a se revelar", analisou o ex-secretário de Energia do Rio Grande do Norte - e estudioso do assunto -, Jean-Paul Prates, que fez uma análise do apagão que deixou o Nordeste no breu por umas quatro horas.

O problema, causado por uma linha de transmissão entre as cidades de Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE)  que apresentou defeito, "derrubou" a subestação da usina de Usina de Luiz Gonzaga; pelo fato do sistema elétrico ser interligado, na sequência foram "desligadas" as usinas de Xingó e Paulo Afonso. No fim, todas as usinas do Nordeste foram desligadas, e quase toda a região ficou no escuro, salvo as regiões do Maranhão e do Piauí que são abastecidas pela usina de Tucuruí.

"FIca claro que a região que mais cresce no País ainda não conseguiu a solidez sistêmica necessária para ter segurança energética total", considerou Prates, via twitter. Para ele, isto realça ainda mais a importância da chamada geração distribuída de energia e das usinas eólicas em terras potiguares e no Ceará.

"Desde 2011, o Nordeste cresce a uma média de 4,2% contra  2,3% do país. O sistema interligado não acompanhou isso?", indagou. "Por isso o Rio Grande do Norte e o Ceará foram buscar alternativas. Mesmo assim, ainda teremos que lidar com algumas precariedades no sistema de transmissão até que as novas linhas de transmissão e ICGs fiquem prontas".

Situação de momento 
Às 3h50, pelos últimos relatos, considerando as capitais, Recife e João Pessoa estavam com a energia restabelecida, assim como Natal (onde a energia voltou por volta das 3h30 - algumas poucas regiões estão no escuro), e Fortaleza estava com abastecimento parcial. Em cidades interioranas, a situação era variável: enquanto em Campina Grande (PB) a luz estava parcialmente restabelecida, em Catolé (BA) ainda não havia previsão de retorno.

Ao mesmo tempo, estava ocorrendo em Brasília uma reunião de emergência no Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Por volta das 4h30, a situação seguia variável: em Campina Grande (PB) a energia já estava restabelecida, enquanto em Pirangi do Norte (distrito de Parnamirim, RN, e ponto turístico no Litoral Sul) a luz ainda não havia voltado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.