sábado, 12 de fevereiro de 2011

Samuel, um dia normal em uma semana tumultuada

Sábado passado estávamos em estado de choque: Samuel fora diagnosticado com diabetes infantil (1), e estava internado na UTI do Hospital do PAPI (em Natal-RN).

A gente assustado (ainda estamos, pois somos de carne e osso), e sem saber nada do processo que iria nos avassalar nas próximas horas: a quantidade de informações que recebemos e que temos que aprender só ouvindo, cria uma atmosfera de perda de referencial: o mundo pára, nada mais importa que a vida de nossos filhos...

... e a gente só quer saber se tem um atalho para sair dessa assombração.

Infelizmente não tem. O processo é longo e em curtíssimo espaço de tempo a gente vira enfermeiro (como passa a maior parte do tempo acordado - dias e noites - aprende fazendo).

A saída de UTI e a ida para casa não são alívio: cadê o apoio médico? cadê todo mundo que sabe como lidar com insulina, glicose, carboidratos, etc? E a gente mistura esses nomes o tempo todo...

E ainda por cima, tivemos que desmamar esse bebezão de 1 ano e 8 meses super saudável (certamente pela contribuição do aleitamento materno)...

Tudo é doloroso, massacrante, sofrível e essas palavras não passam nem perto de expressar o medo, a angústia e os pesadelos desses pais tão apaixonados pelos filhos.

Hoje, após essa semana de aperreio, Samuel teve um dia normal. Ele foi o Samuel de sempre (evidentemente já quase adaptado à nova rotina de testes de glicose, furadas, aplicações de insulina, alimentação regrada, etc). Está elétrico, brincalhão, sorridente, e recuperando o peso...

Queremos agradecer imensamente a todos os que têm nos ajudado nesse momento das nossas vidas, seja com palavras de incentivo, conforto, orações ou compartilhando casos de outras crianças (alguns já adultos e casados) que tiveram o diagnóstico na infância e adolescência.

Vamos em frente, que o diabetes é uma batalha diária, e que a gente quer e precisa vencer minuto após minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.