sábado, 19 de fevereiro de 2011

Paradigmas: sacrifique a vaca sagrada

Há um livro muito interessante, dos autores Al Ries e Jack Trout, cujo título no Brasil é: As vacas sagradas dão os melhores hambúrgueres.

Este livro denomina de "vacas sagradas" as regras ou crenças de uma empresa, que impedem uma reação prática no sentido de se adaptar a um novo cenário ou mesmo satisfazer uma necessidade do cliente.

Quantas vezes não ouvimos de vendedores:

- O problema é o sistema, que não deixa...

- Só se você for falar com o gerente...

- É regra da empresa..

Com este livro (assisti resumo em um vídeo, no ano de 2004), aprendi que há certas "verdades" que não são bem verdades, e que por vezes estão atravessadas em nossa garganta, por conta da hierarquia das empresas.

Um exemplo disso é quando alguém afirma:

- Os números não mentem!

Daí, me recordo dos balanços adulterados da Enron e do Panamarericano, apenas para citar dois exemplos, que levaram à banca rota os suados recursos de muito crédulos dos números.

Outro exemplo é quando se afirma que, contra fatos não há argumentos. Ora, se isso fosse inquestionável, como poderíamos ver a História ser escrita, reescrita, contada e recontada em tantas versões diferentes?

Isso ainda nos remete ao Silogismo, criado pelos gregos, para que, a partir de 2 verdades inquestionáveis, se pudesse chegar a uma conclusão plausível - paradigma mais do que superado, para os sensatos.

Desse modo, podemos propor:
1. Biscoitos de água e sal são feitos de água e sal;
2. O mar é feito de água e sal.
Logo, ... é um biscoitão!

E você, caro leitor, tem alguma "vaca sagrada" para sacrificar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.