quinta-feira, 19 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel: Sou a salvadora da pátria?

Postamos aqui um vídeo que repercute na internet (youtube) contendo o depoimento em forma de participação em audiência pública, da professora Amanda Gurgel.

Ela é a Sheherazade da vez. Lembram? Aquela jornalista paraibana que desceu a lenha no aparato do carnaval (ambulâncias, policiamento,...) que não está disponível na quarta-feira de cinzas para uma mãe grávida da periferia ir ao hospital ou socorrer seu filho doente... Lembra? Ela foi contratada por Sílvio Santos para ser nova âncora de jornais no SBT nacional. Pesquise pelo nome que você vai encontrar outros posts, aqui mesmo no blog.

Acredito que com a professora Amanda Gurgel a projeção será ainda maior. Não deixe de assistir ao vídeo que mostra como ela deixou 10 deputados estaduais presentes à audiência, "sem noção", constrangidos.

É uma nova Eloísa Helena. Mais polida, é verdade! Mas prevejo este como apenas um round. Quando ela colocar as luvas, se preparem para outros nocautes. Tem meu voto, e de um montão de outros insatisfeitos com a hipocrisia dos discursos sem efeito prático.

Leia abaixo a repercussão dos comentários, em matéria do Diário de Natal de hoje, 19/05/2011, com citações de Gilberto Gil, Zélia Duncan e Marcelo Tas (do CQC), e assista ao vídeo, se ainda não o viu ou quer revê-lo - nos últimos 2 dias passou de 20mil exibições para 145mil vezes que foi acessado.

Joserrí de Oliveira Lucena



Últimas
Edição de quinta-feira, 19 de maio de 2011


O efeito revelador da verdade
Testemunho de professora da rede estadual ganha as redes sociais como retrato da educação no país
Jussara Correia // mailto:jussaracorreia.rn@dabr.com.br


A s 




declarações de uma professora da rede estadual de educação, indignada com as condições de trabalho e a má qualidade do ensino público, tem circulado o Brasil inteiro e colocou as deficiências da educação do Rio Grande do Norte em evidência. A professora Amanda Gurgel não economizou críticas aos entes públicos durante uma audiência pública, realizada na Assembleia Legislativa.

As palavras verdadeiras caíram como uma bomba nas redes sociais. As reflexões fizeram com que o vídeo postado no site YouTube - uma reprodução do programa exibido pela TV Assembleia - alcançasse mais de 70 mil acessos. Rapidamente o assunto dominou os comentários no microblog Twitter, chegando ao Trending Topics, os dez assuntos mais comentados na rede social. Uma rápida consulta ao Google revela centenas de referências ao discurso revelador da professora, que está sendo tratado por muitos como o resumo da educação no país. A repercussão na rede não passou despercebida pelos portais denotícias como O Globo, Época e o R7, além de ganhar espaço em vários blogs que tratam de Educação e Direito.

Paladina da educaçãoAs palavras da professora encontraram eco em membros representativos da sociedade. Entre as inúmeras referências ao assunto no Twitter, o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil deu o seu veredicto: "Ótimo depoimento da professora Amanda Gurgel". A cantora Zélia Ducan foi além, dizendo que "A profra Amanda Gurgel, essa sim, vai pro céu! Isso sim, faz pensar e exige uma ação, meu povo!".

Já o apresentador multimídia Marcelo Tas utilizou o vídeo para falar sobre a situação da educação no país, postando em seu blog: "Nos últimos 16 anos + 4 meses + 18 dias os governantes nos disseram que Educação é PRIORIDADE do governo deles (me refiro a FHC, Lula e Dilma, e deixo o passado-igualmente nefasto neste quesito- para trás). Desculpem os ilustres citados, mas na minha avaliação, no dicionário deles prioridade é sinônimo de blábláblá".

Tas encerra citando a professora: "Amanda Gurgel, portadora de um contra-cheque de R$ 930 reais mensais, é chamada ao microfone durante Audiência Pública na Assembléia que debate o estado atual da Educação no estado do RN. Em exatos 8 minutos, desenha com precisão, clareza e sobretudo com dignidade o seu estado de espírito como professora e o estado da Educação no Brasil. Professora Amanda, conte com meu apoio, respeito e admiração!".

O vídeoAmanda iniciou seu pronunciamento falando do salário de R$ 930, afirmando que tal valor não era suficiente para que os educadores tivessem uma vida digna. "Todos aqui falaram de números e eu gostaria de começar a minha fala apresentando um número também. São três algarismos: 9, 3 e 0. Os números do meu salário base. Gostaria que os senhores me respondesse se conseguiriam manter o padrão de vida atual com esse salário. Não pagaria nem a indumentária para frequentar esta Casa", disse. 

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho estava entre as convidadas e se tornou "alvo" de Amanda. "Com todo respeito, secretária, mas asenhora diz que o governo não pode ser imediatista e resolver todos os problemas da Educação de uma só vez. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata. O fato é que em nenhum governo a Educação foi prioridade", declarou.

O deputado Hermano Morais, propositor da audiência, e a secretária estadual de educação foram procurados para repercutir o vídeo, mas não deram declarações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.