sábado, 14 de maio de 2011

Test Crash X Test Drive

Quase todo mundo se impressiona com Test Drive, e acaba comprando carro pelo prazer de dirigir.

Entretanto, vem de longas datas minha preocupação com a segurança. Meus amigos e conhecidos sabem que sempre afirmei que F*** não é carro. Isso porque sempre que a gente vê um acidente com um deles, o resultado é que os passageiros quase nunca saem ilesos.

Nas diversas compras de carros que fiz (só um zero, é bem verdade), nunca encontrei à disposição nas lojas, quando em pesquisa, os vídeos com Test Crashs dos modelos - quase sempre os vendedores fazem piadas de meu pedido.

Mas, vale a pena levar a sério o quesito segurança, sem desprezo de uma boa dose de conforto e efeitos cosméticos, que as montadoras brasileiras aprendem a disponibilizar (senão somente depois daquela provocação do então presidente Fernando Collor: a indústria brasileira só faz carroças!).





Veja abaixo outros vídeos de Test Crash de modelos diferentes e comece a repensar sua verdadeira motivação na hora de escolher um veículo (novo ou usado).

Tem um amigo meu que vai amar quando souber que seu modelo de veículo recebeu quatro estrelas no teste comparativo com outras marcas, e lidera a lista de carro mais seguro. Aliás, talvez ele até já saiba, e por isso tenha adquirido aquele carrão.

Joserrí de Oliveira Lucena


Latin NCAP faz crash-test com carros vendidos no Brasil
Maioria dos veículos não se saíram bem nos testes
Por Bruno Roberti | 18/10/2010


A Latin NCAP lançou oficialmente o Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina e alguns veículos de diferentes montadoras foram colocados à prova no crash-test.

O programa independente de testes de colisão realizou um processo de avaliação com seis carros, que tiveram resultados abaixo do esperado.

Com base nos testes de outros programas NCAP, o Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro estrelas na segurança para ocupantes adultos. Na avaliação, são atribuídas notas por “estrelas” em uma série de ensaios de colisão. A pontuação máxima são cinco estrelas.



No impacto frontal a 64 km/h, a carroceria do Corolla se manteve estável e o assoalho permaneceu íntegro. A cabeça e o peito dos bonecos que simulavam ocupantes dos bancos da frente se mantiveram intactas. Somente os joelhos ficaram expostos a lesões. No entanto houve falhas na proteção das crianças no banco traseiro, cujos bonecos se chocaram com o banco do motorista.

O Geely CK1, que não é vendido no Brasil, foi o que teve pior desempenho nos testes de colisão. Após o choque, constatou-se risco elevado de ferimentos aos ocupantes da frente. Para crianças, houve proteção adequada nas cadeirinhas, mas a carroceria não absorveu todo o impacto.

Além do Toyota Corolla e do Geely CK1, o Peugeot 207 (com e sem airbags), a Chevrolet Meriva, oFiat Palio (com e sem airbags) e o VW Gol (com e sem airbags) também foram avaliados.

Confira as estrelas que cada veículo recebeu (adulto/criança):

Geely CK1 1.3 (sem airbag): 0/2
Fiat Palio ELX 1.4 (sem airbag):1/2
Fiat Palio ELX 1.4 (com airbag): 3/2
VW Gol Trend 1.6 (sem airbag): 1/2
VW Gol Trend 1.6 (com airbag): 3/2
Peugeot 207 Compact 1.4 (sem airbag): 1/2
Peugeot 207 Compact 1.4 (com airbag): 2/2
Chevrolet Meriva GL Plus (com airbag): 3/2
Toyota Corolla XEI (com airbag): 4/1

Veja o vídeo dos crash-tests realizados com alguns carros:








Fonte: Quatro Rodas

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