segunda-feira, 4 de abril de 2011

A César o que é de César: por Olavo Saldanha

Sabe aquelas verdades que a gente sempre soube e professa, mas que não tem abrigo nos púlpitos convencionais?
Eis que leio esta preciosidade do irmão Olavo Saldanha, que de forma direta, objetiva e bíblica, nos expõe a simplicidade do genuíno Evangelho de Jesus.
Devidamente autorizado pelo autor, publico o texto de verve sincera e verdadeira.
Joserrí
A César o que é de César - Por Olavo Saldanha

Desculpem enviar tão cedo este texto, ele não estava no script, mas eu precisava responder a alguns amados sobre a igreja institucional. No amor de Jesus.

 Um dos grandes trunfos dos lideres que tem compromisso só com seus cargos e com a visão empresarial da fé, é que os fiéis estão tão envolvidos demais com um monte de entulhos que eles colocaram no caminho, que pouco tempo dispensam para exercer um pouco de meditação e, por conseguinte, trabalhar o raciocínio.
 As pessoas, por falta de conhecimento da causa, ou por que viu alguém espalhar uma mentira e não conferiu, acham que defender a liberdade cristã é mandar todo mundo abandonar as igrejas, como se tivessem saindo do Egito, ou que devem se espalhar e não viver em comunidade. Mentiras do pai da mentira. 
 O medo deles é que o povo se apavore quando abrirem os olhos para a realidade e caiam fora, uma humilhação para a igreja institucional. Mas, fiquem calmos, isso nunca vai acontecer. O desejo de um discípulo deve ser outro, o amor. Por ser a igreja de Jesus “cada ser humano”, individualmente e somado, na sua entrega invisível, pode tanto orar no apartamento, no banheiro ou num templo. Por isso não há nenhum problema contra se reunir nos templos, de cear com os outros, de ter louvor e de ter pregações.
O problema é quando a igreja se transforma em instituição, em curral, e quer que os homens tolerem seus pecados, enquanto ela não tolera os deles. Para aqueles que defendem tão apaixonadamente as instituições eu vou mostrar algo que não me dá prazer mostrar, porque se trata de uma vergonha.
E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele. (Marcos 12:17)
Se as instituições se arvoram de serem representantes de Jesus na terra, a ponto de dizerem que a igreja é uma agência do céu, então porque sonegam o imposto devido ao estado?
Porque os políticos cristãos fazem leis que dá  às igrejas privilégios tributários, como se o reino de Deus precisasse de muletas ou insenções?
Porque eles não dão a César o que é de César e a Deus o que é de Deus?
Porque a instituição, sendo cristã, não se dá ao exemplo de moral ao aconselhar que seus fiéis paguem os impostos?
Por que a instituição não é a primeira a cumprir todos os deveres cívicos? Ao invés de usar os púlpitos para eleger um monte de raposas para livrá-la das tributações do estado enquanto seus fiéis morrem de trabalhar para pagar impostos até da alma?
“Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los”  Jesus (Mateus 23:4)

Elas não usufruem do estado?
Tem igrejas que arrecadam mais do que o PIB de alguns países do terceiro mundo. Se a igreja institucional fosse divina, ela reunia todas as igrejas cristãs do mundo e mudariam de uma vez por todas a realidade da África, por exemplo, de um dia para o outro. E o mundo veria de uma vez por todas que a igreja era realmente representante de Deus na terra e de um dia para o outro meio mundo seria evangelizado assim ó, pááá!!!!!! 
Apenas pelo ato de amor.
É uma tristeza ver pessoas tão inteligentes e capazes, pessoas com boa índole, pessoas sinceras na sua fé, entregar-se assim aos desmandos das instituições sem pelo menos implorar que mudem. Que fiquem lá, mas provoquem uma mudança, defendam os valores do reino. Exijam que a instituição tenha a cara do evangelho.

Saibam, meus queridos, a Igreja de Jesus, nós todos, os de dentro e os de fora, os igrejados e os desigrejados, não se dobram aos privilégios desse mundo nem aos pés de Baal. 

A Deus seja a glória e o louvor, por Jesus, o Cristo, nosso Senhor e Salvador. E todo o ser que respira diga amém.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.