domingo, 24 de abril de 2011

Como conversar com filho diabético?

Temos dois filhos: Jesiel (20 anos) e Samuel (1 ano e 11 meses); este último foi diagnosticado recentemente com diabetes infantil (tipo 1).


Consideramos um dos blogs mais interessantes sobre o assunto o que é escrito por Nicole Lagonegro, disponível no link minhafilhadiabética.


Ela posta toda a rotina de cuidar de sua filha, Maria Vittoria: os dramas, os procedimentos, os resultados, as expectativas e tudo o mais que envolve o cuidado de uma criança com diabetes.


Sem desprezo das informações e orientações médicas, o site de Nicole é referência, pelo fato de não ter arrodeios e de nos dar a real dimensão do dia-a-dia de quem cuida com amor.


Hoje ela publica orientações muito boas, que compartilhamos aqui, multiplicando informação de qualidade. 


Joserrí e Joana Darc (com Samuel na foto abaixo)






Como é a vida para uma criança com diabetes?’ 






Se o seu filho foi diagnosticado recentemente com diabetes, você pode ter algumas preocupações sobre como isso afetará a sua infância.

O que pode surpreendê-lo é que as crianças com diabetes podem fazer tudo como as crianças sem diabetes fazem, e viver uma vida ativa e normal – apenas têm que ser mais cuidadosos sobre o planejamento de suas atividades diárias.

Segundo Debbie Butler,  assistente social clínica em Pediatria e Saúde Mental e
Comportamento, Centro de Diabetes Joslin, “Crianças com diabetes devem ser capazes de fazer todas as atividades que teriam feito se não tivessem sido diagnosticadas com diabetes. É nossa função como profissionais da saúde ajustar o tratamento e manejo do diabetes do seu filho de acordo com a rotina dele ” Um equívoco comum é que as crianças com diabetes não podem comer nada com açúcar, incluindo coisas como bolo de aniversário, biscoitos e sorvetes.  A verdade é que as crianças podem comer esses alimentos com moderação, eles só precisam planejar com atenção o que mais eles comerão naquele dia e ajustar as doses de insulina de acordo. Um plano alimentar saudável pra uma criança com diabetes é igual ao de uma criança sem diabetes!

As crianças também podem praticar esportes e participar de atividades físicas como qualquer outra crianças.

Mais uma vez, você só precisa de um planejamento – em primeiro lugar conversar com seu médico, e então aprender a rotina de testes de glicose, planejando a alimentação e insulina que funcionam melhor para elas.

As crianças, é claro, não podem, nem devem,  lidar com o diabetes sozinhas. O diabetes afeta a família inteira, e é muito importante que todos os membros da família tenham um papel ativo no diabetes do seu filho. “Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para ajudar seu filho com o seu diabetes é continuar envolvido com o dia-a-dia e as tarefas e encontrar formas de trabalhar juntos como uma equipe com seu filho, afirma que “Butler.

Pode parecer impressionante agora, mas o cuidado do diabetes vai rapidamente tornar-se parte do rotina diária do seu filho.

Como conversar com seu filho sobre diabetes? 




Saber que seu filho tem diabetes é difícil. Descobrir como explicar diabetes para o seu filho pode parecer ainda mais. 

Aqui estão algumas dicas de Debbie Butler, Clínica Social , Pediatria e de Comportamento e Saúde Mental, Joslin Clinic, para te ajudar quando for falar com seus filhos sobre o seu diagnóstico de diabetes.

 Seja honesto e aberto – Sempre diga a verdade, mesmo quando é difícil. Incentive seu filho a fazer perguntas e manter um diálogo aberto.

 Mantenha a conversa na faixa etária apropriada – Uma criança pequena não precisa do mesmo tipo de detalhe que você diria a um adolescente. Certifique-se de usar a linguagem que melhor se adapta à sua idade da criança e prontidão.

 Não é sua culpa – especialmente as crianças mais jovens precisam saber que eles não fizeram nada que os levaram a ter diabetes. Não é porque eles são “Maus” ou fizeram algo errado.

 Explique a doença – Diga ao seu filho que o diabetes não vai embora, não vai passar, como um resfriado. Além disso, alguns filhos acham que eles vão morrer de diabetes, pois a primeira parte da palavra soa como morrer (isso em inglês ok? A pronúncia do dia-betes é “dai” que é igual a pronúncia de “die” que significa MORRER). Garanta-lhes que este não é o caso!

 Tudo bem ficar chateado  - Deixe o seu filho saber que é normal ficar chateado ao ter diabetes. Incentive seu filho a falar sobre seus sentimentos.

 Seja positivo – Verifique se o seu filho sabe que ele pode fazer as mesmas coisas que uma criança sem diabetes. Você pode manter o diabetes sob controle e viver uma normal e vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.