segunda-feira, 4 de abril de 2011

E o Evangelho? um artigo de Olavo Saldanha

Vale a pena gastar 5 minutos na leitura do texto abaixo, sobre o Evangelho, a Graça de Deus (ou fundamentalismo religioso, depende da abordagem).



O artigo faz um relato histórico das "tendências" religiosas, neo-pentecostais na sua maioria, e com bom humor nos faz refletir sobre que tipo de cristianismo temos vivido.



Joserrí de Oliveira Lucena
E O EVANGELHO? - Por Olavo Saldanha

Nas denominações evangélicas, quando um homem demonstra que se converte, ele imediatamente é separado para o discipulado, até aí tudo bem, o problema é que, enquanto ele foi justificado pela graça de Jesus quando creu, o relacionamento dele com Deus foi reparado, no entanto, os lideres passaram aos demais a idéia de que o convertido sofreu uma espécie de transfiguração.


Tornou-se algo parecido com um anjo, um super-humano. Então ele espera que tudo comece a se resolver; dívidas, doenças, a causa na justiça, nem importa se for justo ou não. A desculpa quando nada acontece... fé insuficiente, pecado dele, pecado de outro...pecado.  Deus fecha, portanto,  o guichê das distribuições de serviços até regularizar o imbróglio.


É um relacionamento de miudezas, de mesquinharia, de sovinice e de avareza.


Durante a vida cristã, as experiências religiosas das outras pessoas passam a ser o ensino básico, “acontece assim, acontece assado”. Soma-se a isso o evangelho moralista que se sobrepõe ao da graça. A graça só é aceita teoricamente, para tornar a pregação atraente ou para estudos em seminários, na prática nada é o que deveria.


É como alguém que lê os evangelhos e diz:


- Cara, isso é fácil demais, é bom demais pra ser verdade. Vamos mudar isso um pouco. Num pode ser assim não.


Essa incompreensão causou um dano incalculável a gerações inteiras de cristãos. Por não haver graça nenhuma, pessoas sinceras passaram a viver na casa do terror e não na casa do amor. Eu quero lembrar isso a todos nesta pequena e resumida linha do tempo. Alguns de vocês lembrarão de coisas ainda mais bizarras.


A Era dos demônios


Pastores consagrados nos púlpitos transformaram a vida de milhares de cristãos num verdadeiro inferno. Ninguém podia comprar, ouvir ou assistir mais nada, tudo estava satanizado.   Bonecos engoliam crianças, desenhos animados mandavam comer carne humana, até as histórias clássicas da infância, das quais o mundo inteiro cresceu ouvindo ou aprendendo a ler com elas, transformaram-se em mercado literário de demônios. Toda a igreja estava envolvida. Nunca satanaz cirandou tanto com os cristãos como naquela época. Era um filme de terror.

Só para lembrar:


Um pastor afirmava que as crianças que assistiam ao filme O Rei Leão seriam os assassinos de amanhã... Em outras palavras, quase todos os jovens assistiram ao filme, inclusive eu.


O mais incrível é alguém perder o tempo da vida assistindo quase todos os filmes em slow-motion (câmera lenta), para ver as nuvens de poeira, o movimento labial ou o movimento do corpo dos personagens.


Pobres pastores andavam com uma radiola tecnicamente modificada debaixo do braço para cima e para baixo, num alvoroço incontrolável, para que o povo, num silêncio sepulcral e juntando silabas calmamente que saim quando o disco era girado ao contrário, ouvissem nos templos a voz dos demônios dizendo:


- Eu sou mal, vou pegar você...


Não escapou ninguém. Xuxa era a chifruda em pessoa.


Onde estavam os crentes enquanto o mundo se acabava lá fora, os verdadeiros necessitados, onde estavam os lideres tão sábios?


E o evangelho?


Aconteceram muitas outras coisa nesta época, mas vamos para a próxima.


A Era das Penitências:


Unha cravada, perfume do amor, emprego garantido, marido de volta. Uma verdadeira feira livre de serviços espirituais invadia agora o mundo evangélico.

Novas denominações com os nomes mais absurdos foram criadas: Igreja Pentecostal o Fogo Azul, Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas, Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho a Sumidade, Igreja Filho do Varão, Igreja Pentecostal do Pastor Sassá, Igreja Caverna do Adulão, e por aí vai...


Agora tudo estava ao alcance de qualquer um, havia uma igreja pra cada coisa. Bastava um simples sacrifício, às vezes um grande, dependendo da causa. Pessoas perderam dinheiro, casas, saúde em dias sem fim de reuniões de prosperidade. Nunca se levantou tanto dinheiro nos templos. Foi quando começaram as mega igrejas e a fé evangélica começou a se tornar popular. Aí pessoas ficaram ricas também, os maridos voltaram. Tudo virou sucesso, desde que se desse algo em troca.


E o evangelho?


A era da riqueza:


Pronto, o dinheiro entrou aos borbotões. Templos imensos foram erguidos. Começam os grandes eventos, os grandes shows, os grandes cantores, tudo ficou rico demais, luxuoso demais, ninguém podia mais ficar sem um condicionador de ar no templo... Templos com heliportos. Denominações com TV própria, com editora própria. Os famosos da TV chegaram aos montes. Tudo se tornou passível de compra. Pastores foram eleitos vereadores, deputados, senadores...


Pregações que parecem anestesia. Profecias pessoais, ao gosto do freguês. Etc...


 “Dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta. Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” (apocalipse 3:17)


E o evangelho?


Há a história que um pecador notório foi excluído e proibido de entrar na igreja. Ele levou as suas dores a Deus:


— Eles não me deixam entrar, Senhor, porque sou um pecador.


— Do que é que você está reclamando? — Deus perguntou. — Eles também não me deixam entrar.


Viver pela graça significa reconhecer toda a história da minha vida, o lado bom e o ruim. Ao admitir o meu lado escuro, aprendo quem sou e o que a graça de Deus significa. Como colocou Thomas Merton: "Um santo não é alguém bom, mas alguém que experimenta a bondade de Deus".


Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.