segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Asteróide 2005 YU55: vai nos visitar em novembro. Colisão? Improvável!

Descoberto em 2005 por pesquisadores dos Estados Unidos (Universidade do Arizona), o asteróide 2005 YU55, em Novembro desse ano de 2011 passará próximo à Terra. O nome do "brinquedo" de astrônomos do mundo inteiro é o 2005 YU55. Ele é um dos maiores asteróides já catalogados pelos cientistas

O objeto mede aproximadamente 400 metros de diâmetro, e em caso de colisão com nosso planeta, teria maior potencial de dano que a maioria dos asteróides em observação, e em rota para a Terra. Na rota que será percorrida no mês de novembro o asteróide estará mais "perto" da Terra 0,85 distâncias lunares (como o nome diz, é a medida de distância entre a Terra e a Lua, atualmente considerada em  384.403 km)

É verdade que "perto" é uma figura de linguagem, porque o asteróide nem será perceptível a olho nu; estará "perto" do sol. Os dias em que o objeto poderá estar mais "visível" com a ajuda de telescópios (mesmo pequenos), será entre 8 e 9 de novembro (por algumas horas terá magnitude 11, antes que sua velocidade de locomoção não mais nos permita acompanhá-lo, nem com os possantes telescópios).


Foi considerado por anos um potencial objeto a se chocar com a Terra, com previsão de tal fato ocorrer em 2034. Ocorre que recentemente esta "festa" foi descartada pelo menos para os próximos 100 anos, após novos dados de observação, mais precisos.

Mais informações nos sites www.nasa.gov e Space.com.



Quer uma aula? Assista ao vídeo postado no youtube, com link abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.