sexta-feira, 29 de abril de 2011

O casamento gay é uma realidade no Brasil

O IBGE constatou em pesquisa o que até os reinos vegetal, mineral e éter já sabem: os casais gays são uma realidade na constituição dos lares do Brasil.


Segundo o órgão, cerca de 60 mil pessoas declararam manter união estável homossexual, o que pode significar que o universo desse número seja bem maior.


O Imposto de Rendas Pessoa Física, ano base 2010, cujas declarações se encerram hoje (no prazo), podem indicar outros números à esta estatística: os que são dependentes financeiros e os que poderão apresentar declaração em conjunto (bens e direitos).


Quem sabe os números oficiais influenciem a população, que em sua maioria é homofóbica, a mudar de opinião e entender que não vai adiantar passeata anti-gay, manifestações de exorcismo, xingamentos e agressões físicas: o casamento gay já é realidade. Ponto Final.


Se a sociedade deixará de ser hipócrita e deixará o Congresso aprovar a união de pessoas do mesmo sexo, como já é Lei na Argentina, para que de fato haja uma Certidão de Casamento, é outra coisa. 


Mas isso esse tipo de mudança o tempo se encarrega de providenciar. 


Quem de nós, quando meninos, não escutou Frei Damião dizer nas romarias, que os casados apenas no Civil eram amancebados, e que o casamento que "valia mesmo" era o da Igreja?


Veja a matéria sobre o Censo logo abaixo.


Joserrí de Oliveira Lucena


29/04/2011 - Censo 2010 registrou 60 mil casais gays vivendo em união estável
Por redação


O IBGE divulgou, hoje, dados preliminares referentes ao perfil das famílias entrevistadas ao longo do ano passado pelo Censo 2010. Pela primeira vez, os recenseadores perguntavam a orientação sexual dos entrevistas ou se possuíam algum casal homossexual na casa. Bem, na teoria, pois na prática nem todos foram questionados, ou mesmo entrevistados. Mas há um número a se comemorar: 60.002 casais assumiram viver em união estável homossexual no país. Há 37.487.115 casamentos entre os heterossexuais no país, segundo a pesquisa. O número de uniões gays corresponde a apenas 0,16% das famílias mas já é um grande passo.

A região Sudeste obteve o maior número de registros de pessoas do mesmo sexo vivendo juntas em união estável A maior parte está no estado de São Paulo, que registrou 16.872 casais gay, seguido do Rio de Janeiro, com 10.170, e Minas Gerais possui 4.098. O Espírito Santo registrou 1.062 casais. O Nordeste vem em seguida, com 12.196 uniões. A região sul obteve 8.034 casais, dos quais 3.661 no Rio Grande do Sul Paraná com 2.363 e Santa Catarina com 2.010. Depois vem a região Centro Oeste, com 4.141 uniões e, por fim, o Norte, com 3.429 casais gays.

A divulgação dos dados foi comemorada por ativistas. Apesar do número relativamente baixo, a pesquisa comprova que existem casais gay vivendo em situação marital igual aos heterossexuais e que não são reconhecidos pelo Estado. Durante 2010, o movimento gay incentivou os casais homossexuais em todo o país a exigirem o registro correto de suas situações no Censo, uma vez que poderiam ficar fora da pesquisa por descuido do entrevistador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.