sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo Dilma: Definição de nomes para estatais - uma colcha de retalhos

A política é uma colcha de retalhos, com tecidos de naturezas diversas, cada um com vida própria.

Já havíamos previsto que algumas definições de nomes para comandar estatais não sairia fácil como manteiga no pão. Aliás, é mais fácil o Mantega (ministro) sair, pelo que especula-se no mercado.

O descontentamento com suas recentes orientações - uma delas a política monetária, com viés na Taxa Selic - que em nada se parecem com a condução da Economia nos 8 anos de governo Lula, são algumas das razões que levantam desconfiança quanto a sua capacidade de enfrentamento de uma crise de verdade (o fantasma da inflação).

Se não tem essa bola toda para bater o martelo e manter o mercado sob controle, quem dirá apitar as indicações nas Estatais, peitando a base do governo - que bem sabemos é imprevisível (votação da CPMF) e imprescindível para governar o mandato inteiro (Collor).

Então, resta saber o desenrolar da definição do nome para conduzir empresas que talvez nem seja terceiro escalão do governo (público-privadas), e que norte será dado para que a emenda não saia pior que o soneto.

Veja últimas notícias, logo abaixo.

Joserri

Bancada do Nordeste declara guerra a escolha de Dilma para BNB
Indicação de Miguel Cícero Terra Lima sofre rejeição mas ministro Guido Mantega não quer recuar
Por: Donizete Arruda
A bancada do Nordeste comunicou ao Palácio do Planalto através do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, que não aceita a indicação do servidor do Banco do Brasil, Miguel Cícero Terra Lima, para ser o novo presidente do Banco do Nordeste (BNB). O veto expresso já foi avisado à presidente Dilma Roussef e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, padrinho da nomeação de Terra Lima.
Governadores, senadores e deputados federais nordestinos demonstraram profunda irritação com a escolha de um nome sem identidade com as lutas do Nordeste contra as desigualdades regionais. Outro motivo da rejeição negativa a indicação de Terra Lima é que ele nascido em Santa Catarina e não tem vinculação política com as causas da região nordestina.
Apesar dessa reação amplamente negativa, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, insiste em manter a escolha de Terra Lima. O ministro Antonio Palocci tem revelado a políticos do Nordeste que não há por enquanto nenhuma sinalização de um recuo da presidente Dilma. Ao contrário, o Planalto dá mostras que vai bancar Terra Lima apesar dos vetos da bancada do Nordeste.
Essa queda de braço entre os políticos do Nordeste e o ministro Guido Mantega sobre o futuro do BNB ganhou destaque hoje na edição do jornal O Globo. A presidente Dilma mantém o silêncio sobre quando irá mediar uma definição sobre essa situação de indefinição que perdura no Banco do Nordeste.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.