sexta-feira, 15 de abril de 2011

Marolinha: Novo presidente do BNB poderá ser Ciro Gomes

As notícias de Brasília estão, ainda, desencontradas, mas logo, logo vão dar o ar de sua graça.


E as próximas semanas serão de rebuliço nas esferas do Poder, mais precisamente nos chamados 2o e 3o escalões do Governo. Aí acaba com esse disse-me-disse e um ai-ai-ai.


Por ora é curtir a Semana de 3 dias e o feriadão de 4 dias, que "emendado" com atual fim de semana resume que teremos 6 dias de "vacations" e 3 dias de "work", dos próximos 9 dias - por causa da Semana Santa.


Depois, é arrepiar os cabelos, esbugalhar os olhos e aguçar os ouvidos: vem nome novo no Diário Oficial todo dia, a torto e à direita (ou seria à Esquerda e à Direita, conforme a inclinação política dos indicados?).


Entretanto, tem gente que gosta de fazer os outros perderem o sono nas vésperas de feriados e fins de semana. Imagine que estão anunciando que Ciro Gomes poderá ser o novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Defensor ferrenho desse rincão brasileiro, ele criou um alvoroço na instituição quando foi ministro da Integração do governo Lula, ao afirmar que o BNB não sabia gerir o FNE (Fundo Constitucional para o Desenvolvimento do Nordeste) e que iria compartilhar sua administração com outras instituições... na época foi voto vencido.


Pois bem, tem uma turma que já está com as barbas de molho. Se o presidente for ele, a coisa vai mudar de figura.


Leia o que se publicou no Massape.fm, do Ceará:


CIRO PODE SER NOVO PRESIDENTE DO BNB.

Governador diz que há um substituto para Roberto Smith

Nos bastidores o que se comenta é que o relacionamento de Roberto Smith com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi abalado, principalmente, quando o BNB antecipou medidas de abertura de crédito como forma de combate à crise financeira internacional, em 2008 e 2009. Além do longo tempo à frente do banco, Smith também teria dado sinais de falta de alinhamento ao estilo mais técnico da presidente Dilma Rousseff.

Cid Gomes, que foi a Juazeiro inaugurar o Hospital Regional do Cariri Monsenhor Murilo de Sá Barreto (HRC), observou que é uma regra do Governo Federal fazer o revesamento de todos os que ocupam os cargos e é bom que assim seja.
Sobre o futuro presidente do BNB, o governador disse que o nome que está sendo cogitado não é o do gaúcho Miguel Cícero Terra Lima, ex-superintendente do Banco do Brasil no Ceará (1999-2001) e que atualmente é diretor comercial e de Marketing da BrasilPrev, em São Paulo.

Segundo Gomes, a pessoa já trabalhou no Ceará mas não se trata de Terra Lima, que apareceu como sendo baiano em algumas notas publicadas em blogs e no Twitter. O governador disse que tudo bem se for baiano porque para ser presidente do Banco do Nordeste é preciso ter conhecimento do Nordeste - principal área de atuação do banco de desenvolvimento regional.

O governador Cid Gomes disse, em Juazeiro do Norte, que já sabia que a saída do economista Roberto Smith da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) era uma questão de tempo. Destacou que apesar das boas referências e do trabalho de Smith, ele já está no comando da instituição há oito anos e dois meses.

Adiantou, porém, que o nome que está sendo cogitado não é o que tem sido especulado na mídia. “É uma pessoa que tem identificação com o Ceará”, comentou, acrescentando que não poderia revelar o nome porque a escolha não está totalmente resolvida.

Oficial
A assessoria de imprensa do BNB informou que não existe nenhuma informação oficial sobre a saída de Smith que ontem trabalhou normalmente. A assessoria do Ministério da Fazenda também declarou que não havia nada de oficializado sobre a substituição.


O POVO procurou Terra Lima. A assessoria da BrasilPrev informou que a Brasilprev Seguros e Previdência e o seu diretor comercial, Miguel Cícero Terra Lima, não têm nenhum comentário a fazer a respeito da notícia veiculada na sexta-feira num jornal carioca, a não ser que o executivo está exercendo suas atividades normalmente na empresa.



O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Além do BNB, o Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), outro órgão federal, também com sede em Fortaleza, passa por indefinições de cargos importantes. Funções dessa natureza são cobiçadas.

SAIBA MAIS 

A agência Fitch, uma das maiores empresas de classificação de risco do mundo, elevou o rating do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A nota do Banco subiu de BBB- para BBB, indicando uma perspectiva estável. A empresa também revisou para mais o IDR de longo e de curto prazos do BNB, em moeda estrangeira e local.

Para o superintendente de Operações Financeiras e Mercado de Capitais, Fernando Passos, a elevação consolida o Banco do Nordeste entre as instituições top do sistema financeiro nacional. “Ela é uma garantia de menor risco e representa segurança para os investidores ”.

Em 2010, a Instituição contratou R$ 21,4 bilhões em operações de crédito. O valor global, incluindo operações de mercado de capitais, é cerca de R$ 550 milhões superior ao contratado no exercício anterior.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/04/09/noticiaeconomiajornal,2123650/governador-diz-que-ha-um-substituto-para-roberto-smith.shtml


Presidente do Banco do Nordeste garantiu não saber sobre sua saída ou permanência no cargo, e desmentiu ir para Adece
Após quase uma semana de especulação sobre uma possível saída de Roberto Smith da presidência do Banco do Nordeste (BNB), o economista conversou ontem com o Diário do Nordeste e garantiu: "eu estou no Banco do Nordeste". Dessa forma, ele procurou desmentir ainda a informação de que sairia da instituição financeira para assumir a chefia da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), liderada por Francisco Zuza de Oliveira. "É uma especulação da imprensa e deve ser questionada ao jornalista que inventou essa história", replicou Smith.

De acordo com o presidente do BNB, apesar dos fortes rumores que circulam pelo mercado desde a semana passada, sua permanência à frente do banco não possui data de validade.

"É uma pergunta que eu não posso responder. Estou no BNB enquanto for o desejo do governo, e não tive nenhum contato sobre se eu vou sair ou vou ficar", finalizou.

Na última segunda-feira, 11, nova especulação. Em suposta reunião entre políticos do PT e PSB, a qual teria tido a participação do deputado federal Ricardo Berzoini (PT/SP), que esteve em Fortaleza para discutir a Reforma Política, o nome de Ciro Gomes passou a, mais uma vez, aparecer como figura forte para a liderança do banco.

Procurada, a assessoria de imprensa do deputado José Guimarães (PT/CE) disse não estar ciente de nenhum encontro, do parlamentar com outros políticos da sigla, com esse mote, e que Guimarães não está comentando sobre a "dança das cadeiras" no BNB.

Indefinição
Já o deputado Artur Bruno (PT/CE), acha "muito difícil essa reunião ter ocorrido aqui, pois não teria peso político".

O governador do Ceará, Cid Gomes, também foi procurado pela reportagem, mas sua assessoria de imprensa informou que o chefe do executivo estadual mantém a posição de "aguardar a definição do ministro Guido Mantega (Fazenda)", e que ainda não definiu o nome de quem sucederá Zuza na Adece até 2014. O baiano Miguel Cícero Terra Lima, ex-superintendente do Banco do Brasil (BB) também estaria sendo cotado para o Banco do Nordeste.

DIEGO BORGESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar este Blog

Este é um espaço para a livre e democrática manifestação de pensamento... não sinta-se constrangido a concordar com o que está escrito, mesmo com os conteúdos com que se identificar.

Se fizer citação, favor indicar a fonte.

Veja no rodapé como fazer download de livro sobre alimentação saudável para diabéticos DM1

Diabetes: uma batalha a cada dia

Se você conhece alguém com diagnóstico de diabetes tipo 1, repasse este link para download desse livro, que é um verdadeiro manual da alimentação.

http://www.sanofi-aventis.com.br

No quadro Search escrevam "Comida que cuida 2".
Se quiserem, podem fazer o download do livro em pdf.